Portal A12: Escala e Performance para Picos de Tráfego

Sobre o Portal A12

O A12 é um dos principais meios de comunicação web, reunindo conteúdos variados visando a Evangelização. Trata-se de um portal a serviço da Igreja Católica, unindo sites do Santuário Nacional, Editora Santuário, Rádio e TV Aparecida e a Congregação dos Missionários Redentoristas.

O trabalho de configuração foi feito em conjunto com a Widgrid (CMS utilizado pelo A12) e Dedalus (especialista em gestão de infraestrutura).


O Desafio

O Portal A12 já teve experiências com outras soluções de CDN, mas pelas particularidades de sua aplicação, tinha dificuldade em aplicar estratégias de cache dinâmico (HTML, JSON) com o objetivo de aumentar poder de escala e otimizar métricas de performance, como TTFB e Start Render.

Além disso, o time do Portal A12 também demonstrou interesse nos recursos de otimização de imagens (Lithio), recurso bastante atrativo para portais de conteúdo.

A Solução GoCache

O A12 escolheu a GoCache pela facilidade de implementação de cache dinâmico e pela consultoria da nossa equipe para entender a fundo as regras de negociação da aplicação.

Implementação de Cache Dinâmico

Foram criadas regras de full cache que excluem áreas sensíveis de login, cadastro e administração, o que permitiu alcançar mais de 50% de economia em pageviews, bem como, trouxe ganhos relevantes em métricas de TTFB e Start Render.

Gráfico de Pageviews Economizados
Pageviews Economizados (Cache Dinâmico)

Cache de Assets Estáticos

O time também decidiu implementar cache estático na aplicação, buscando reduzir métricas de carregamento. Foi necessário criar regras de sobrescrever cabeçalho, permitindo que todo o conteúdo armazenado no S3 da AWS fosse entregue pela GoCache com mais capilaridade e reduzindo custos de data transfer out.

Gráfico de Transferência Economizada
Transferência Economizada (Cache Estático)

Resultados Expressivos

Após o A12 passar a integrar o ecossistema de entrega da GoCache foi possível reduzir métricas de TTFB e Start Render. Para ilustrar os ganhos em TTFB com a inclusão de cache dinâmico, compartilhamos abaixo os dados públicos do CRUX, onde é possível verificar que já no primeiro mês de GoCache houve ganhos relevantes na métrica.

Gráfico de Resultado TTFB - CRUX
Resultado TTFB – CRUX / Web Vitals

"A GoCache viabilizou a implementação de cache dinâmico dentro da aplicação, recurso que apresentou problemas no passado com outras alternativas de CDN. Além disso, Luana avaliou positivamente o time da GoCache pelas sugestões de otimização de cache."

Rolar para cima