Portal A12
Veja como o Portal A12, um dos principais portais de inspiração católica do país aumentou seu poder de escala e reduziu tempo de carregamento com GoCache
O A12 é um dos principais meios de comunicação web, reunindo conteúdos variados visando a Evangelização. Trata-se de um portal a serviço da Igreja Católica, unindo sites do Santuário Nacional, Editora Santuário, Rádio e TV Aparecida e a Congregação dos Missionários Redentoristas.
Em setembro de 2020 o A12 passou a integrar o ecossistema de serviços da GoCache para atender sua aplicação web.
O trabalho de configuração foi feito em conjunto com a Widgrid, CMS utilizado pela A12, e Dedalus, especialista em gestão de infraestrutura e, neste caso, a responsável pelo gerenciamento do ambiente do portal A12, mantendo a disponibilidade e escalabilidade.
Principais resultados:
✓ Mais de 55% de pageviews economizados com cache dinâmico
✓ Mais de 86% de eficiência com cache estático
✓ Mais de 73% de transferência reduzida com Lithio (Otimizador de Imagens)
Qual era o desafio do Portal A12:
O Portal A12 já teve experiências com outras soluções de CDN, mas pelas particularidades de sua aplicação, tinha dificuldade em aplicar estratégias de cache dinâmico (html, json…) com o objetivo de aumentar poder de escala e otimizar métricas de performance, como TTFB e Start Render. Além disso, o time do Portal A12 também demonstrou interesse nos recursos de otimização de imagens, recurso bastante atrativo para portais de conteúdo e notícias, já que nem sempre é possível otimizar as imagens na fonte antes da publicação.
Em setembro de 2020, o A12 escolheu a GoCache pela facilidade de implementação de cache dinâmico e pela consultoria que nosso time ofereceu para entender a fundo as regras de negócio da aplicação, sugerindo as melhores práticas de cache e segurança.
Um pouco sobre a integração entre GoCache e A12:
Implementação de cache dinâmico:
O Portal A12 utiliza o CMS da WidGrid, uma solução de alta qualidade que permite ampla configuração e personalização visual e de widgets.
Para realizar toda a configuração de cache dinâmico, a equipe da GoCache interagiu diretamente com o time da WidGrid para entender nos detalhes todas as regras de negócio da aplicação do A12 com o objetivo de excluir áreas sensíveis do cache dinâmico, garantindo que toda a audiência recebesse o conteúdo sempre atualizado.
Foram criadas regras de full cache que excluem área sensíveis de login, cadastro e administração, o que permitiu alcançar mais de 50% de economia em pageviews, bem como, trouxe ganhos relevantes em métricas de TTFB e Start Render, já que assets como HTML e JSON passaram a ser entregues via cache com mais capilaridade em todas as áreas do Brasil.
Pageviews Economizados (Cache Dinâmico)
Cache de assets estáticos: Além da entrega de assets dinâmicos, o time de implementação do portal A12 também decidiu implementar cache estático na aplicação, buscando reduzir métricas de carregamento, uma vez que a aplicação passaria a ser distribuida através de múltiplos pontos de distribuição no Brasil.
Para isso foi necessário criar regras de sobrescrever cabeçalho, permitindo que todo o conteúdo armazenado no S3 da AWS fosse entregue pela GoCache com mais capilaridade e reduzindo custos de data transfer out que anteriormente eram fixados em dólar.
Caso queira aprender mais sobre como reduzir custos com S3, veja o artigo – Como reduzir custos com S3
Transferência Economizada (Cache Estático)
Resultados: Performance e Redução de Custos com AWS
Após o A12 passar a integrar o ecosistema de entrega da GoCache foi possível reduzir métricas de TTFB e Start Render, devido a implementação de estratégias de cache dinâmico e otimização de imagens. Além disso, por sobrescrever buckets S3, foi possível reduzir custos com data transfer out na AWS, através da nacionalização de custos.
Para ilustrar os ganhos em TTFB com a inclusão de cache dinâmico, compartilhamos abaixo os dados públicos do CRUX, onde é possível verificar que já no primeiro mês de GoCache houve ganhos relevantes na métrica.
Resultado TTFB – CRUX / Web Vitals
Feedbacks:
Feedback A12:
Segundo Luana Corrêa, Coordenadora Web da A12, a GoCache viabilizou a implementação de cache dinâmico dentro da aplicação, recurso que apresentou problemas no passado com outras alternativas de CDN. Além disso, Luana avaliou positivamente o time da GoCache pelas sugestões de otimização de cache.
Feedback WidGrid:
Henrique Scalet, COO e Co-Founder da WidGrid destacou a facilidade de integração com a API pública da GoCache, permitindo que limpezas de cache fossem automatizadas para garantir que o conteúdo do A12 fosse entregue em tempo real, bem como, aumentando a eficiência de cache da aplicação.
Feedback Dedalus:
Segundo Cleonice Santos Coutinho, Gerente de Contas da Dedalus, na Dedalus sempre prezamos por entregar a estrutura mais performática para nossos clientes, e foi uma surpresa o resultado que a GoCache trouxe, não apenas resolvendo um problema que outras soluções não resolverem, mas ainda entregando um custo mais competitivo do que tinham anteriormente.