Fundada em 2003, em Belo Horizonte (MG), a Constance Calçados se consolidou no mercado e virou referência pelo conceito de self shoes, trabalhando em um modelo omnichannel tanto em suas lojas físicas quanto no canal online. Nesse modelo, a cliente tem acesso a todos os sapatos e tamanhos disponíveis, precisando apenas escolher o produto e efetuar o pagamento.
Hoje são mais de 100 lojas espalhadas por treze estados brasileiros. Especializada em calçados femininos, a Constance vem liderando uma bem-sucedida expansão territorial usando o modelo de franquias, o reflexo deste sucesso se traduz nos números da empresa. Em 2016 o faturamento chegou aos R$ 147 milhões, enquanto no ano passado atingiu a marca dos R$ 180 milhões, um crescimento de 22% em plena recessão econômica.
O e-commerce da marca, iniciado há 3 anos, já representa mais de 5% do faturamento anual.O Diretor de E-Commerce da Constance, Marcelo Linhares, tem o desafio de aumentar a participação das vendas online na geração total de receita da empresa, sem que isso afete negativamente as vendas das lojas físicas.
Uma data importantíssima para o comércio online, a Black Friday, tem papel importantíssimo nesta estratégia. “A Black Friday representa 40% do faturamento mensal da nossa operação online, é crucial que tudo funcione corretamente nesta data” diz Marcelo.
Manter o site no ar sob uma carga desconhecida, sem prejudicar a experiência do visitante, evitando perder vendas sob picos de demanda.
“Além de atingirmos com sucesso nosso principal objetivo de escalabilidade, também ganhamos financeiramente em dois momentos:
No total a Constance observou uma redução de 60% nos custos com data-transfer e 30% na carga média suportada pela infraestrutura de hospedagem.
“A escolha da GoCache foi baseada em dois fatores que consideramos importantes. Primeiro, o foco em distribuição no território brasileiro. Nossa atuação é no mercado nacional e uma CDN que esteja alinhada com este objetivo é de grande valor. Não adiantaria nada investirmos em uma tecnologia que direcionasse o acesso dos nossos visitantes para datacenters no exterior, isso prejudicaria demais a experiência do usuário e impactaria negativamente tanto nossas vendas quanto a imagem da nossa marca”, explica Marcelo.
“O segundo fator decisivo foi o cache de conteúdo dinâmico, que apesar de não representar uma quantidade significativa do total de requisições, acaba sendo o principal fator no que diz respeito à disponibilidade e escalabilidade, já que são justamente as requisições pelo conteúdo dinâmico que demandam maior consumo de recursos como CPU e memória da infraestrutura de hospedagem. As opções de cache dinâmico oferecidas pela GoCache não foram encontradas em nenhuma outra solução e os resultados foram muito além do esperado”
“Durante a última Black-Friday conseguimos suportar todo o crescimento de audiência no site, chegando a ter mais de 10x a quantidade normal de usuários simultâneos online e não tivemos problema algum com a estabilidade do site”, ressalta Marcelo.
Lembrando que e-commerce é altamente sensível as sazonalidades das campanhas promocionais, campanhas de parceiros – “Já chegamos a ter mais de 2000 usuários simultâneos online sem aviso prévio por uma campanha de um afiliado em um grupo do facebook. É muito bom ter a tranquilidade em saber que nem nós da gestão de TI, nem nossos clientes, sofreremos impactos negativos quando esses picos de acesso ocorrerem.”
Nos gráficos abaixo é possível ver as requisições servidas pela Constance durante a Black Friday de 2017 (dias 24 e 25 de Novembro).
O primeiro gráfico mostra a eficiência do cache durante o tráfego “normal” no dia:
A “eficiência de cache” nesta situação é de 94,1%, ou seja, no período de 1 hora, o site serviu 168.811 requisições, mas apenas 9.943 foram servidas da infraestrutura de hospedagem, o restante foi servido da CDN.
Já no gráfico abaixo é possível notar como a “eficiência de cache” aumentou sob um pico de acessos à noite:
Em plena “hora do rush” da Black Friday a eficiência de cache atingiu 98%. Note que neste horário, apesar da quantidade de requisições mais de 2x superior à do período da manhã no gráfico anterior, o total de requisições servidas pela infraestrutura de hospedagem é 10% inferior ao ocorrido pela manhã.
Abaixo segue um resumo da eficiência de cache, economia de tráfego e conteúdo dinâmico servidos pela CDN no período:
“Estamos muito satisfeitos com a escolha da GoCache, foi uma agradável surpresa a combinação de escalabilidade, disponibilidade e corte de custos que nos proporcionaram, além de um atendimento de primeira qualidade”, finaliza Marcelo.
E você, se preocupa com a escalabilidade e a boa experiência do seu e-commerce? Vem conhecer a GoCache, faça um teste sem compromisso!
A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…
As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…
A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…
O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…
O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…
O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…