O que é CDN? E como ela funciona?
O CDN, também conhecido como “redes de distribuição”, oferece vários pontos de presença (PoP) fora do servidor de origem. Isso permite que os sites gerenciem melhor o tráfego ao lidar com as solicitações dos usuários com mais rapidez, proporcionando uma experiência geral melhor.
Resumindo, você está usando um CDN sempre que visita um site de alto tráfego como Amazon ou conversa com os seus amigos no Facebook. Seus data centers permitem trazer esse conteúdo muito mais rapidamente, independentemente da localização geográfica dos usuários individuais ou do servidor do site principal.
Ao espalhar os sistemas de entrega em uma grande área, os sites podem reduzir o consumo de largura de banda e o tempo de carregamento da página, reduzindo preciosos segundos do tempo que leva para lidar com várias solicitações de usuários.
O que é um servidor de origem?
Um servidor de origem é um computador / servidor que hospeda a versão original dos seus arquivos da web. Sem um CDN, os visitantes do seu site precisarão solicitar informações e receber a resposta diretamente da fonte primária do seu site.
Se cada solicitação tiver que retornar ao servidor de origem, a carga de trabalho do seu site aumentará. Além disso, quanto maior a distância entre o usuário final e um servidor de origem, mais tempo o usuário terá que esperar o carregamento de uma página.
É por isso que usar um CDN pode ajudar a diminuir a latência, pois reduz o número de redes que devem ser cruzadas por uma solicitação e sua resposta para chegar ao destino final.
Um CDN também pode proteger o servidor de origem de ataques DDoS ou outras ameaças online, mascarando o servidor de origem e as solicitações de proxy dos visitantes, tornando a fonte primária praticamente invisível.
O que é um servidor de borda CDN?
Um servidor de borda é um computador que pode armazenar em cache o conteúdo recuperado de um servidor de origem. Está localizado em um dos pontos de presença, que são data centers físicos espalhados pelo mundo.
Os servidores de borda CDN servem como conexões entre redes separadas, permitindo que o tráfego flua com rapidez e eficiência de um local para outro.
Para reduzir a carga de trabalho em um servidor de origem e diminuir a distância entre um visitante e um servidor da web, um servidor de borda CDN armazena conteúdo em locais estratégicos o mais próximo possível do visitante.
Como resultado, os visitantes experimentam um melhor desempenho e tempos de carregamento mais rápidos, já que, na verdade, estão solicitando conteúdo de um servidor geograficamente mais próximo.
Dito isso, os servidores de origem também terão menos probabilidade de sofrer degradação de desempenho quando houver um aumento repentino no tráfego do seu site.
Como funciona um CDN?
As solicitações são tratadas por qualquer servidor de rede mais próximo do dispositivo que fez a consulta. Ao armazenar dados em cache e distribuir várias solicitações das mesmas informações em uma rede, em vez de em um único servidor da web, a carga de tráfego se torna muito mais equilibrada. Isso elimina problemas como velocidade da página, travamentos do navegador e interrupções de serviço.
Como um CDN pode beneficiá-lo pessoalmente depende do tamanho do seu site, de sua localização em relação à fonte de tráfego principal e da quantidade de tráfego gerado. Por exemplo, uma empresa local com uma localização física que atende uma pequena área geográfica não se beneficiará muito de um CDN.
No entanto, se você é proprietário de uma empresa de comércio eletrônico que precisa de um alcance mais amplo ou se o seu site gera tráfego pesado de diversos locais, um CDN rápido e eficiente o ajudará a manter a sua vantagem competitiva.
Existem quatro benefícios principais em usar servidores CDN. Cada um deles se baseia no outro para ajudar a mitigar os problemas de gerenciamento de partes complicadas de conteúdo e atendimento de tráfego de alto volume.
Redes eficazes de distribuição de conteúdo devem realizar as quatro coisas a seguir:
Reduzindo o consumo de largura de banda
Uma das maiores despesas com alguns serviços de hospedagem é a largura de banda. Conservar a largura de banda necessária para controlar o tráfego, multiplicando os seus pontos de presença, mantém os custos baixos.
Isso é obtido por meio de ferramentas de otimização, como cache, que coloca os dados em armazenamento temporário em diferentes computadores ou dispositivos móveis para facilitar o acesso.
Velocidade geral e desempenho aumentados
Um dos maiores contribuintes para altas taxas de rejeição é a latência. Ela é o maior tempo necessário para transferir informações da fonte para o uso e vice-versa. Geralmente é causado por:
- Atrasos na leitura de arquivos devido ao armazenamento bloqueado
- Atrasos no processamento de dados do servidor
- Tipo de transmissão de dados, como uma rede de fibra óptica versus cabos coaxiais Propagação ou a velocidade com que os dados viajam de um nó para o outro
- Muitos desses problemas podem ser resolvidos, ou pelo menos bastante reduzidos, usando uma rede de distribuição eficaz.
Segurança aprimorada
Quando toda a transferência de dados é conduzida de um único servidor, isso aumenta sua vulnerabilidade a eventos maliciosos, como ataques de negação de serviço (DDoS) e outras vulnerabilidades.
Resumindo, os ataques DDoS são solicitações coordenadas de informações conduzidas de vários locais e usuários em um horário determinado; elas também podem ser implantadas automaticamente por meio de bots. O objetivo disso é fazer com que o servidor trave devido a sobrecargas de tráfego.
Isso é feito por meio de ameaças, como extorsão e chantagem, ou apenas com o objetivo de causar danos.
Os ataques DDoS podem continuar por horas ou até dias, tornando o site inacessível ao tráfego legítimo. Usar filtros DDoS e espalhar consultas em vários locais ajuda a evitar explosões de tráfego criadas artificialmente.
Você pode até usar o seu CDN para manter os hackers afastados e proteger os seus dados confidenciais. Isso é possível porque os CDNs atualizam continuamente os certificados TLS/SSL, fornecendo padrões mais elevados de autenticação e criptografia. Eles também desviam o tráfego do servidor original para os proxies.
Melhor distribuição de conteúdo
Cargas de tráfego pesado e mau funcionamento de hardware resultam em mais tempo de inatividade que a maioria dos sites não pode pagar. Ao distribuir o tráfego por vários sistemas de entrega de conteúdo, a sua infraestrutura e servidores terão menos carga para carregar.
Aqui estão alguns exemplos de quem pode se beneficiar mais com um CDN:
Comércio eletrônico:
Sites como esses geralmente recebem mais tráfego e precisam lidar com solicitações de muitos locais diferentes. No entanto, se o site deixar de fornecer as informações necessárias em um piscar de olhos, inúmeras oportunidades podem ser perdidas. Ao distribuir o seu conteúdo de forma eficiente e fornecer uma resposta mais rápida, o CDN pode evitar picos no tráfego da web, evitando travamentos indesejados no servidor.
Propaganda:
Os negócios online dependem fortemente de anúncios baseados em multimídia – eles podem ser simples e inovadores, embora sejam mais eficazes do que os métodos tradicionais de publicidade. No entanto, esses tipos de anúncios também requerem mais recursos, o que pode resultar em tempos de carregamento do site insatisfatórios.
Quanto mais lento o site, mais clientes o abandonam. As empresas de publicidade precisam do CDN para resolver esse problema, pois ele armazena o conteúdo do cache mais perto do usuário final, tornando o carregamento do conteúdo muito mais rápido. Se o tempo mínimo de carregamento puder ser mantido, o desempenho do site será melhor.
Jogo on line:
Se a publicidade precisa de muitos recursos para conteúdo, os videogames precisam de ainda mais recursos. Este é um dos maiores desafios para a indústria de jogos online – continuar oferecendo os melhores serviços possíveis para a maior quantidade de pessoas ao redor do mundo. A tecnologia CDN permite que os jogos online tenham “zonas push” onde os desenvolvedores de jogos podem armazenar grandes quantidades de dados em servidores CDN, o que significa que a necessidade de solicitar dados diretamente do servidor de origem é reduzida.
Entretenimento:
O conteúdo é o coração da indústria de mídia e entretenimento. De serviços de streaming como Netflix ou Spotify a outros meios de comunicação, o conteúdo que eles oferecem atrai milhões de pessoas todos os dias. Esses serviços precisam ter uma estratégia sólida de distribuição do seu conteúdo para manter os seus sites funcionando perfeitamente, não importa onde alguém esteja tentando acessá-los.
Perguntas frequentes sobre CDN
Aqui estão algumas informações adicionais sobre os CDNs que você pode querer saber:
Qual é a diferença entre os CDNs pull e push?
Alguns provedores de CDN oferecem a opção de escolher entre uma zona pull ou push, e a escolha depende de muitos fatores e prioridades.
Por exemplo, uma zona pull funciona “puxando” o conteúdo do site do servidor de borda mais próximo e é o método mais comum a ser usado.
Os usuários podem deixar o seu conteúdo no servidor com uma zona pull e reescrever os URLs para que apontem para o CDN. Quando alguém solicita um arquivo específico, o CDN primeiro vai para o servidor original, “puxa” o arquivo para o usuário final e armazena em cache esse arquivo quando outra pessoa deseja baixá-lo.
Esse método é adequado para sites que recebem uma grande quantidade de tráfego, pois o conteúdo permanece relativamente estável e o tráfego será distribuído uniformemente.
No entanto, uma zona pull pode, em alguns pontos, funcionar mais lentamente. Por exemplo, os visitantes que tentarem acessar o arquivo pela primeira vez ou tentarem baixá-lo após a sua expiração podem notar uma pequena diferença na velocidade.
Enquanto isso, a zona push requer que os dados sejam carregados para a nuvem de armazenamento CDN, uma vez que não há fonte existente onde o conteúdo foi armazenado.
Esse método exige que os próprios usuários sejam responsáveis por fornecer conteúdo ao CDN, “enviando-o” ao servidor. Eles podem especificar o conteúdo que é carregado, quando ele expira e quando será atualizado.
Com isso em mente, uma zona push é recomendada para sites de tráfego mínimo – o conteúdo é enviado ao CDN uma vez e deixado lá até que as alterações sejam necessárias.
O CDN funciona com dispositivos móveis?
Sim. Os CDNs funcionam com qualquer desktop ou dispositivo móvel que possa ser conectado à Internet. Todos os processos são conduzidos a partir da fonte, não no usuário final.
Como um CDN pode acelerar o meu site?
Existem três maneiras de como o CDN pode aumentar os tempos de carregamento e a velocidade geral do seu site:
Ele distribui e armazena diversos tipos de conteúdo como imagens, texto e arquivos de mídia avançada para acesso mais rápido.
Reduz a largura de banda servindo conteúdo de vários locais em vez de enviar tudo para fora de um servidor.
Lida com picos de tráfego durante os horários de pico sem interromper o serviço.
O CDN é seguro para usar?
A segurança é um dos fatores mais importantes quando se trata de CDN. Portanto, os seus dados são criptografados ao serem transferidos de um terminal para outro. A mitigação de DDoS também é uma preocupação significativa quando se trata da segurança de sites. Como as informações são armazenadas em vários locais de data center, isso reduz as chances de os servidores ficarem sobrecarregados se esse tipo de ataque ocorrer.
CDN é o mesmo que serviço de hospedagem?
Os CDNs não hospedam sites, mas podem melhorar o desempenho do site de servidores hospedados, utilizando cache e outros métodos de otimização para conservar a largura de banda. Usar um CDN também pode melhorar a velocidade do site e evitar problemas como interrupções na conexão, segurança frouxa e entrega lenta de conteúdo.
As redes de distribuição de conteúdo podem até trabalhar lado a lado com o seu provedor de serviços de hospedagem. Enquanto um fornece a você uma plataforma para hospedar o seu site principal, o CDN, por outro lado, fornece os proxies para distribuí-lo com mais eficiência.
Que tipos de sites podem se beneficiar de um CDN?
Qualquer forma de site B2B (business-to-business/negócios-para-negócios) ou B2C (business-to-consumer/negócios-para-consumidor) que tenha uma base de usuários maior fora de sua localização geográfica imediata pode se beneficiar de um CDN. Eles também são úteis para blogueiros e sites com alto volume de tráfego.
O que é conteúdo estático e dinâmico?
O conteúdo estático é qualquer arquivo da web que permanece o mesmo sempre que é entregue ao usuário. Raramente muda e não depende das preferências do usuário. Esse tipo de conteúdo geralmente é armazenado em um servidor CDN, tornando mais rápido o processamento, o cache e a entrega.
Por outro lado, o conteúdo dinâmico muda com base no comportamento do usuário ou outras variáveis, como horário de visita, dispositivo, localização, etc.
Uma página da web com conteúdo dinâmico não terá a mesma aparência para todos, tornando-a mais personalizada e interativa. Sites de comércio eletrônico e plataformas de mídia social são alguns dos exemplos mais proeminentes de sites com esse tipo de conteúdo.
No entanto, ao contrário do conteúdo estático, o conteúdo dinâmico não é armazenado em um servidor. Em vez disso, ele usa scripts do lado do servidor para gerar um arquivo HTML em tempo real e enviá-lo ao navegador do usuário. É por isso que o conteúdo dinâmico geralmente é servido a partir de um servidor de origem, não de um servidor de ponta.
CDN e VPN – Qual é a diferença?
As Redes Privadas Virtuais (VPNs) protegem a identidade do usuário e usam uma variedade de servidores em diferentes locais para contornar as restrições geográficas e outras, em certos tipos de conteúdo.
As redes de entrega de conteúdo aceleram a entrega de informações, enviando e armazenando o conteúdo do site em uma rede de servidores, permitindo que os visitantes do site acessem as páginas da web a partir da fonte disponível mais próxima. No entanto, ambas fornecem camadas adicionais de segurança para o seu site.
Fonte: https://www.hostinger.com/tutorials/what-is-cdn