O que é Multi CDN?

Para entender o que é Multi CDN, precisamos dar um passo para trás e olhar para as “Content Delivery Networks” (CDNs) ou Rede de Distribuição de Conteúdo.

A CDN se tornou comum no mundo do gerenciamento de sites por vários motivos importantes. Os proprietários de sites passaram a confiar na maior velocidade de carregamento e na segurança adicional que vem com o uso de um grupo de servidores distribuídos geograficamente. Os CDNs também aprimoram os recursos de streaming e podem ajudar sites de alto perfil a gerenciar grandes quantidades de tráfego diário.

No entanto, os CDNs têm algumas limitações. Embora os tempos de carregamento sejam aprimorados quando os usuários acessam sites servidos por um CDN próximo, esses benefícios não se estendem a sites carregados de longe. Em um mundo cada vez mais conectado globalmente e competitivo internacionalmente, uma estrutura típica de CDN pode limitar o alcance de uma organização e, em última instância, o seu sucesso.

Muitas empresas estão recorrendo à tecnologia Multi CDN para mitigar esses problemas de acesso global.

O que é Multi CDN?

Um Multi CDN, como o nome indica, é um método que usa vários CDNs de diferentes provedores simultaneamente para obter melhor desempenho do site. Esta é uma melhoria em relação ao método típico, em que as organizações assinam vários CDNs com base nos requisitos de desempenho para obter melhorias de desempenho semelhantes.

Embora a estratégia Multi CDN não seja um conceito novo, ainda não existem muitas plataformas que oferecem o suporte para estratégias de múltiplas CDNS.

Tradicionalmente, a configuração do Multi CDN exige que as empresas ativem e gerenciem cada CDN individualmente. Um método de balanceamento de carga adequado que possa utilizar totalmente os CDNs ativados também precisa ser planejado para utilizar os CDNs com eficácia.

Por que Multi CDN?

As organizações em crescimento podem obter vários benefícios importantes com o investimento na tecnologia Multi CDN. Usar uma configuração Multi CDN pode resolver problemas ou ajudar uma empresa a se expandir para um novo mercado. Multi CDNs oferecem vários benefícios atraentes:

O aprimoramento do desempenho global é um benefício potencial. O desempenho de CDN único pode variar por região, mas Multi CDNs espalhados por várias regiões melhoram as estatísticas gerais de latência. Regiões como China e Rússia apresentam desafios notórios para a entrega de sites, por exemplo, e uma estratégia Multi CDN pode ajudar as organizações a contornar questões relacionadas a regulamentações e controles locais. O Multi CDN permite que as empresas obtenham controle granular da sua entrega de conteúdo, às vezes até a nível de cidade.

O tempo de atividade ininterrupto e contínuo do site é possível com o Multi CDN. Quando um provedor de CDN passa por uma interrupção, o Multi CDN pode rotear o tráfego da web por meio de outro provedor. O conteúdo da Web entregue por Multi CDNs não é afetado por picos ou flutuações de tráfego.

As expectativas do usuário em relação à mídia de streaming podem representar obstáculos para organizações emergentes. Os sites modernos devem ser capazes não apenas de entregar conteúdo com muitos gráficos, mas os usuários esperam que o conteúdo seja de alta qualidade e entregue quase instantaneamente. Isso pode ser um problema impossível de superar com configurações de CDN único. Multi CDNs podem ajudar a garantir que os sites possam acompanhar as demandas dos usuários.

Usar um provedor Multi CDN pode melhorar os tempos de carregamento do site, distribuindo conteúdo por meio de servidores CDN próximos. Tempos de carregamento mais rápidos podem reduzir as taxas de rejeição e aumentar a quantidade de tempo que os visitantes passam em um site.

As organizações podem economizar em custos de largura de banda e taxas extras usando um Multi CDN.

Multi CDNs podem aumentar a segurança fornecendo recursos como mitigação de DDoS e aprimoramentos de autenticação.

A flexibilidade é um fator muito importante para reduzir os riscos por razões financeiras e técnicas. Em vez de ficarem presos a um único provedor de CDN, as empresas costumam ter mais flexibilidade ao usar o Multi CDN para distribuir os riscos por todos os lados.

Multi CDN na era dos incidentes na nuvem

Provavelmente, você selecionou um CDN que promete um serviço confiável. Na verdade, mesmo os maiores e mais confiáveis ​​provedores de serviços podem passar por períodos de inatividade inesperados, às vezes com consequências devastadoras. Lucros perdidos devido ao tempo de inatividade do site são ruins o suficiente; o impacto negativo a longo prazo da lealdade do cliente contaminado pode ser ainda pior.

Interrupção sem Multi CDN

Há uma boa chance de você ter sido afetado pessoalmente por uma interrupção do CDN em algum momento. O tempo de inatividade do CDN afetou sites populares de grande tráfego, como Amazon, Netflix, Facebook e Verizon, para citar apenas alguns. Se empresas tão proeminentes como essas podem ser eliminadas por falha de CDN, é fácil entender porque organizações menores são igualmente.

A maioria das empresas não consegue absorver facilmente esse tipo de impacto financeiro. Maximizar a disponibilidade do site é uma obrigação para qualquer empresa que deseja expandir ou manter a participação no mercado. Os sites relacionados a transações financeiras, e-commerce e multimídia são especialmente vulneráveis ​​às consequências do tempo de inatividade do site.

Quais são as maneiras de implementar o Multi CDN?

Método nº 1 – balanceamento de carga DNS

Existem alguns provedores de DNS no mercado que permitem aos usuários personalizar as suas regras de roteamento de tráfego. Depois de assinar todos os CDNs de que precisam, eles podem copiar os CNAMEs de todos os CDNs e colá-los no registro DNS para que o servidor DNS possa determinar qual CNAME (CDN) usar para a solicitação com base nas regras de roteamento de tráfego. Aqui estão algumas das regras de roteamento de tráfego mais comuns:

Round robin – os CDNs “se revezam” servindo conteúdo para distribuir a carga entre os CDNs ativados. Este método não leva nenhum fator em consideração, simplesmente distribuindo o tráfego para todos os CDNs igualmente.

Round-robin ponderado – também conhecido como “balanceamento de carga de proporção”, em vez de distribuir igualmente o tráfego por todos os CDNs, esse método define a proporção de tráfego para ponderar o tráfego de acordo e atribuir prioridades a CDNs específicos.

Geolocalização – Este método determina a localização de um usuário e encontra o PoP / CDN mais próximo para distribuir suas solicitações (tráfego).

Como funciona na prática? 

  • Quando um usuário visita www.test.com, isso aciona uma pesquisa DNS.
  • O provedor de DNS determinará qual CNAME usar com base nas regras de roteamento de tráfego.
  • A solicitação agora está sendo direcionada ao CDN designado com base no CNAME.
  • O usuário agora está acessando www.test.com por meio do CDN atribuído.

Prós:

  • A opção mais fácil para a maioria das empresas

Contras: 

  • Precisa se inscrever em CDNs individualmente por meio de plataformas diferentes (mais plataforma e contrato para gerenciar)
  • A maioria dos DNS não executa o balanceamento de carga de maneira inteligente
Referencia: https://www.mlytics.com/blog/what-is-multi-cdn-and-do-i-really-need-it/