O Google publicou um novo documento de ajuda explicando como diferentes códigos de status HTTP afetam como um site aparece nos resultados de pesquisa.
Um tweet recente sugere que Gary Illyes, do Google, ajudou na elaboração deste documento.
Este é o novo guia para referência quando você não tiver certeza de como um código de status específico afeta o SEO.
Vamos dar uma olhada no que está incluído no novo guia do Google para proprietários e desenvolvedores de sites.
Muito disso já pode ser familiar para você, mas não custa nada atualizar o seu conhecimento dos códigos de status com as informações mais recentes disponíveis.
Como os códigos de status HTTP afetam a Pesquisa Google
O novo documento do Google cobre os 20 principais códigos de status que o Googlebot encontra na web e os erros de rede e DNS mais proeminentes.
Os códigos de status HTTP são gerados pelo servidor que hospeda um site quando o conteúdo é solicitado por um navegador ou rastreador.
Por exemplo, se um navegador solicitar conteúdo que não está mais hospedado no servidor, um código de status 404 (não encontrado) será gerado.
O primeiro número do código de status indica a qual categoria ele pertence. Todos os códigos 2xx referem-se ao rastreamento bem-sucedido, todos os códigos 3xx referem-se a redirecionamentos e assim por diante.
Em vez de passar por todos os 20 códigos de status, reuni as principais conclusões de cada categoria.
HTTP 2xx (sucesso)
Esses códigos significam que o Googlebot pode rastrear o conteúdo e passá-lo para o canal de indexação.
O Google faz questão de observar que um código de status HTTP 2xx não garante a indexação, simplesmente significa que nenhum erro foi encontrado.
A exceção é um código de status 204, que significa que a página foi acessada com sucesso, mas nenhum conteúdo foi encontrado.
O Google pode mostrar um soft 404 no Search Console para páginas que atendem a um código 204
HTTP 3xx (redireciona)
Nem todos os redirecionamentos são iguais.
Um código de status HTTP 301 envia um sinal mais forte do que um código 302, 303 ou 307 em termos de qual URL deve ser considerado canônico.
Um código de status 304 sinaliza ao Google que o conteúdo é o mesmo da última vez que foi rastreado. Não tem efeito na indexação, mas pode fazer com que os sinais para o URL sejam recalculados.
O que acontece se o redirecionamento não funcionar?
O Googlebot segue até 10 saltos de redirecionamento antes de parar de tentar.
Se o conteúdo não for recebido em 10 saltos, o Search Console mostrará um erro de redirecionamento no relatório de cobertura do índice do site.
HTTP 4xx (erros de cliente)
As páginas que retornam um código de status 4xx não são consideradas para indexação nos resultados de pesquisa do Google.
Todos os erros 4xx, exceto 429, são tratados da mesma forma. Eles sinalizam para o Googlebot que o conteúdo não existe. Se o conteúdo já existia, o URL será removido do índice de pesquisa do Google.
Um código de status 429 significa que o Googlebot não conseguiu acessar um URL porque o servidor está sobrecarregado. Esses URLs serão preservados no índice do Google.
HTTP 5xx (erros de servidor)
Os erros do servidor 5xx fazem com que o Googlebot fique temporariamente mais lento com o rastreamento.
URLs indexados anteriormente que agora têm um erro de servidor serão eventualmente descartados se continuarem a servir um código de status 5xx.
Referencia: https://www.searchenginejournal.com/how-http-status-codes-impact-seo/411762/#close
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