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Ranking do Google: 200 fatores de classificação – A lista completa

200 Fatores de classificação do Google: a lista completa

Você provavelmente já sabe que o Google usa cerca de 200 fatores de classificação em seu algoritmo… Mas o que diabos são eles?

Bem, hoje você entenderá porque juntamos uma lista completa. Alguns estão comprovados, outros são controversos e alguns são especulações de SEO nerd. Mas eles estão todos aqui!

Fatores do Domínio

1. Idade do domínio: neste vídeo , Matt Cutts afirma que:

“A diferença entre um domínio com seis meses de idade versus um ano de idade realmente não é tão grande”.

Em outras palavras, eles usam a idade do domínio… mas não é muito importante.

2. A Keyword (ou palavra-chave) aparece no nome do domínio de nível superior: isto não não dá mais o impulso que costumava dar antigamente, mas ter sua palavra-chave no domínio ainda atua como um sinal de relevância.

3. Palavra-chave como primeira palavra no nome do domínio: um domínio que começa com sua palavra-chave tem vantagem sobre os sites que não possuem a palavra-chave em seu nome de domínio ou que a possuem no meio ou no final de seu domínio.

4. Tempo de registro de domínio: uma patente do Google afirma:

“Os domínios valiosos (legítimos) são frequentemente registrados para vários anos no futuro, enquanto os domínios ruins (ilegítimos) raramente são usados ??por mais de um ano. Portanto, a data em que um domínio expira no futuro pode ser usada como um fator na previsão da qualiade de um domínio”.

5. Palavra-chave no nome do subdomínio: Segundo a Moz em 2011, concordou-se que uma palavra-chave que aparece no subdomínio pode aumentar o posicionamento nos rankings.

6. Histórico de domínio: um site com propriedade volátil (via whois), ou seja, que sempre está mudando de dono, pode indicar para Google “redefinir” o histórico do site, descartando links antigos que apontavam para o domínio.

7. Domínio de correspondência exata: Domínios que são exatamente iguais à sua palavra-chave ainda podem dar uma vantagem… se for um site de qualidade. Mas se for um site de baixa qualidade ele não ganhará muitas posições com isso:

 

8. Informação pública versus confidencial: a informação de Who-Is confidencial pode ser um mal sinal. Matt Cutts afirmou isso na Pubcon 2006:

“… Quando eu chequei os whois de alguns domínios, todos eles tinham ‘um serviço de proteção de privacidade’. Isso é bastante incomum… Ativar a proteção de privacidade de um domínio não é automaticamente ruim, mas uma vez que você coloca vários desses fatores todos juntos, você estará lidando com um tipo de webmaster muito diferente do sujeito que só tem único site assim “.

9. Proprietário de outros sites penalizados: Se o Google identificar uma pessoa em particular como spammer, faz sentido que examinem com cautela outros sites de propriedade dessa pessoa.

10. Extensão TLD de um determinado país: ter um domínio de nível superior de código de um país (.br, .pt, .ar) ajuda a classificação do site para esse país em particular … mas limita a capacidade do site de se classificar globalmente.

Fatores do nível da página

11. Keyword no título da página: O título é o segundo conteúdo mais importante de uma página da web (além do conteúdo da página) e, portanto, dá um forte sinal de SEO na página.

12. Título da página começando com a Keyword: de acordo com os dados do Moz, as páginas onde o título começa com uma palavra-chave tendem a ser melhores do que as páginas onde a palavra-chave está no final do título.

13. Keyword na Tag de Descrição: Este é outro sinal de relevância. Não é especialmente importante agora, mas ainda faz a diferença no SEO.

14. A palavra-chave aparece na Tag H1: as tags H1 são um “segundo título” que dá outro importante sinal de relevância para o Google.

15. AKeyword sendo a frase mais utilizada no documento: ter uma palavra-chave que aparece com frequência no conteúdo da página é um dos principais sinais de relevância.

16. Quantidade de conteúdo: o conteúdo da página com mais palavras pode cobrir uma amplitude mais ampla e provavelmente melhor que artigos superficiais e curtos. O SERPIQ descobriu que o comprimento do conteúdo estava correlacionado com a posição SERP:

17. Densidade das palavras-chave : embora não seja tão importante quanto antes, a densidade de palavras-chave ainda é algo que o Google usa para determinar o tópico de uma página da Web. Mas exagerar nisso pode penalizar sua página.

18. Palavras de indexação semântica latente em conteúdo(LSI):  Parece complicado, mas LSI são apenas palavras de seu conteúdo que ajudam os mecanismos de busca a entenderem o contexto de outras palavras com mais de um significado. Por exemplo: Apple é empresa de computadores ou a fruta? Isso depender das suas palavras LSI (como frutas, comida, empresa, computadores). A presença/ausência de palavras LSI provavelmente também atua como um sinal de qualidade de conteúdo.

19. Keywords LSI no Título e na Tag de Descrição: Da mesma forma que no conteúdo da página da Web, Keywords LSI em meta-tags da página provavelmente ajudam o Google a discernir entre diferentes significados de uma palavra-chave. Também pode atuar como um sinal de relevância.

20. Velocidade de carregamento da página: tanto o Google quanto o Bing usam a velocidade de carregamento da página como um fator de classificação. Os robôs do mecanismo de pesquisa podem estimar a velocidade do seu site com precisão, com base no código de uma página e no tamanho do arquivo. Utilizar uma CDN para acelerar o carregamento de sua página é sempre uma ótima ideia. O Vídeo abaixo mostra como uma CDN pode ajudar a proteger e acelerar seu site.

21. Conteúdo duplicado: o conteúdo idêntico no mesmo site (mesmo modificado ligeiramente) pode influenciar negativamente a visibilidade do site nos mecanismo de pesquisa.

22. Rel = Canonical: Quando usada corretamente, essa tag pode impedir que Google considere erroneamente o conteúdo de páginas duplicadas.

23. Velocidade de carregamento da página através do Chrome: o Google também pode usar os dados do usuário do Chrome para obter uma melhor estimativa do tempo de carregamento de uma página, pois isso leva em consideração a velocidade do servidor, o uso de CDN e outros sinais de velocidade do site que não estão relacionados diretamente ao HTML.

24. Otimização das imagens: as imagens na página dão sinais de relevância importantes aos mecanismos de busca através do nome do arquivo, texto alternativo, título, descrição e legenda.

25. Atualizações de conteúdo recentes: o Google possui um mecanismo chamado Google Cafeína, ele favorece o conteúdo atualizado recentemente, especialmente para buscas sensíveis ao tempo como notícias ou mesmo blogs. Destacando a importância desse fator, o Google mostra a data da última atualização de uma página para determinadas páginas, veja abaixo:

26. Tamanho das Atualizações de Conteúdo : O significado das edições e mudanças também são um fator para analisar se o conteúdo é recente. Adicionar ou remover seções inteiras é uma atualização mais significativa do que mudar a ordem de algumas palavras.

27. Histórico de Atualizações da Página: Com que frequência a página foi atualizada ao longo do tempo? Diariamente, semanalmente a cada 5 anos? A frequência das atualizações da página também desempenha um papel importante na avaliação de conteúdo recente.

28. Localização das palavras-chave: ter uma palavra-chave logo nas primeiras 100 palavras do conteúdo de uma página parece ser um sinal de relevância muito significativo.

29. Palavra-chave em Tags H2, H3: Ter sua palavra-chave em tags H2 ou H3 pode ser outro sinal de relevância.

30. Ordem das Keywords: uma correspondência exata da “frase-chave” será melhor que a mesma “frase-chave” em uma ordem diferente. Por exemplo: considere uma pesquisa para: “plugin WordPress”. Uma página otimizada para a frase “plugin WordPress” será melhor que uma página otimizada para “encontre plugins para seu WordPress”.

31. Qualidade dos links de saída : muitos SEOs acham que links apontando para sites de boa reputação ajudam a dar sinais de confiança ao Google.

32. Tema do Link de saída: de acordo com o Moz, os motores de busca podem usar o conteúdo das páginas que você liga como um sinal de relevância. Por exemplo, se você tem uma página sobre carros que liga a páginas relacionadas a filmes, isso pode dizer ao Google que sua página é sobre o filmes de Carros, e não sobre automóveis.

33. Gramática e Ortografia: A gramática e a ortografia adequadas são um sinal de qualidade, embora a Cutts tenha dado informações desencontradas em 2011 sobre se isso era ou não importante.

34. Conteúdo original: o conteúdo da página é original? Se for copiado de uma outra página indexada, ele não se classificará tão bem como a página original.

35. Conteúdo Suplementar Útil: De acordo com um Documento de Diretrizes do Google, um conteúdo suplementar útil é um indicador da qualidade de uma página (e, portanto, do ranking do Google). Exemplos incluem conversores de moeda, calculadoras de juros de empréstimos e receitas interativas.

36. Número de Links de Saída: Muitos links de saída do tipo dofollow podem  prejudicar os rankings de uma página.

37. Multimídia: imagens, vídeos e outros elementos multimídia podem atuar como um sinal de qualidade de conteúdo.

38. Número de links internos apontando para a página: o número de links internos para uma página indica sua importância em relação a outras páginas no site.

39. Qualidade dos links internos Apontando para a página: os links internos de páginas relevantes no domínio têm um efeito maior do que as páginas com baixa relevância.

40. Links quebrados: ter muitos links quebrados em uma página pode ser um sinal de um site abandonado. O Google Rater Guidelines usa links quebrados como se fosse avaliar a qualidade de uma página inicial.

41. Nível de Leitura: Não há dúvida de que o Google estima o nível de leitura das páginas da web. Na verdade, o Google costumava dar-lhe estatísticas de nível de leitura.

Mas o que eles fazem com essa informação está em debate. Alguns dizem que um nível de leitura básico irá ajudá-lo a classificar melhor, porque atrairá as massas. Mas outros associam um nível básico de leitura com conteúdos de baixa qualidade.

42. Links de afiliados: os links de afiliados provavelmente não prejudicarão seus rankings. Mas se você tiver muitos, o algoritmo do Google pode prestar mais atenção a outros sinais de qualidade para garantir que você não seja um “site apenas de afiliados”.

43. Erros HTML / validação W3C: muitos erros HTML ou codificação desleixada podem ser um sinal de um site de má qualidade. Embora polêmicos, muitos em SEO acham que a validação do WC3 é um sinal de qualidade, mas fraca.

44. Autoridade de Domínio do Host da Página: uma página semelhante em um domínio relevante será melhor rankeada do que uma página em um domínio com menos autoridade.

45. PageRank da página: não está perfeitamente correlacionado. Mas, em geral, as páginas com PageRank maior tendem a classificar melhor do que as baixas páginas com PageRank menor.

46. Comprimento da URL: URLs excessivamente longas podem prejudicar a visibilidade da pesquisa.

47. Caminho da URL : uma página com URL mais próxima da página inicial pode ganhar um leve impulso na relevância dentro do site.

48. Editores Humanos: Embora nunca tenha sido confirmado, o Google apresentou uma patente para um sistema que permite que editores humanos influenciem os SERPs.

49. Categoria da Página: A categoria na qual a página aparece é um sinal de relevância. Uma página que faz parte de uma categoria relacionada deverá ser mais relevante que uma página em outra categoria, sem nenhuma relação.

50. Tags do WordPress: as tags são um sinal de relevância específico do WordPress. Segundo Yoast.com :

“A única maneira de melhorar o seu SEO é relacionando um conteúdo com outro, através de links, e mais especificamente um grupo de postagens entre si”

51. Palavra-chave na URL : Obviamente é um outro sinal importante de relevância.

52. Palavras da URL: as categorias ou palavra na URL são lidas pelo Google e podem fornecer um sinal temático sobre o que é uma página. Por exemplo: http://exemplo.com/roupas-acessorios/infantis/camisetas/

53. Referências e Fontes: Citar referências e fontes, como os trabalhos de pesquisa, podem ser um sinal de qualidade. As Diretrizes de Qualidade do Google afirmam que os revisores devem se manter atentos às fontes ao olhar para determinadas páginas: “Este é um tópico em que a experiência e / ou as fontes com autoridade são importantes…”.  No entanto, o Google negou que eles usem links externos como um sinal de classificação.

54. Itens e listas numeradas: o uso de itens e de listas numeradas ajuda a dividir seu conteúdo para os leitores, tornando-o mais fácil de usar. Google provavelmente concorda e pode preferir conteúdos deste tipo, com marcadores e números.

55. Prioridade da página no Sitemap: a prioridade que uma página é fornecida através do arquivo sitemap.xml pode influenciar o ranking.

56. Muito links de saída: As Diretrizes de Qualidade do Google afirmam:

“Algumas páginas têm muitos links, obscurecendo a página e distraindo do conteúdo principal”

57. Quantidade de outras palavras-chave com boa classificação: Se a página rankear para várias outras palavras-chave, isso pode dar ao Google um sinal interno de qualidade.

58. Idade da Página: Embora o Google prefira conteúdo novo, uma página mais antiga que atualiza regularmente pode superar uma página mais recente.

59. Layout amigável para usuários: citando o Documento de diretrizes de qualidade do Google novamente:

“O layout de páginas de melhor qualidade torna o conteúdo principal facilmente acessível”

60. Domínios estacionados (Parked Domains): uma atualização do Google em dezembro de 2011 diminuiu a visibilidade da busca de domínios estacionados sobre outros domínios.

61. Conteúdo Útil:  o Google pode distinguir entre “conteúdo de qualidade” e “conteúdo útil”.

 

Fatores em nível do site

62. O conteúdo fornece valores e insights únicos: o Google afirmou que eles estão à procura de sites que não trazem nada de novo ou útil, especialmente sites estritamente de afiliados.

63. Página de Contato: O documento de qualidade do Google acima mencionado afirma que eles preferem sites com uma “quantidade adequada de informações de contato”. Bônus adicional se as informações de contato correspondem às suas informações.

64. Confiança no Domínio / TrustRank: A confiança do site – medida por quantos links seu site recebe de outros sites confiáveis ??- é um fator de classificação extremamente importante. Você pode procurar mais sobre o TrustRank no Google.

65. Arquitetura do site: uma arquitetura de site bem feita ajuda o Google a organizar tematicamente seu conteúdo.

66. Atualizações do site: com que frequência um site é atualizado – e especialmente quando o novo conteúdo é adicionado ao site – é um fator de conteúdo recente no site.

67. Número de páginas: o número de páginas que um site possui é um sinal de autoridade, apesar de fraco. Mas, no mínimo, um site grande com muitas páginas, ajuda a se diferenciar de sites irrelevantes.

68. Presença do Sitemap: um sitemap ajuda os mecanismos de busca a indexarem suas páginas de forma mais fácil e detalhada, melhorando a visibilidade.

69. Site Uptime : Muitos períodos de inatividade, decorrentes da manutenção do site ou problemas do servidor, podem prejudicar sua classificação no Google (e podem até resultar em desindexação se não forem corrigidos). Um site robusto é muito importante neste caso e, portanto, mais um ponto para a utilização de CDNs.

70. Localização do servidor : a localização do servidor pode influenciar como o seu site se classifica em diferentes regiões geográficas. É especialmente importante para pesquisas geo-específicas. Por exemplo, possuir servidores no Brasil (ou CDN no Brasil) deverá ter dar vantagem sobre competidores com servidores fora do país.

71. Certificado SSL : o Google confirmou que eles indexam os certificados SSL e que eles usam o HTTPS como sinal de classificação.

72. Termos de Serviço e Páginas de Privacidade : estas duas páginas ajudam a dizer ao Google que um site é um membro confiável da internet.

73. Informação Meta duplicada no site: meta tags duplicadas em diferentes páginas do seu site podem reduzir a visibilidade das suas páginas.

74. Breadcrumb ou Navegação Estrutual: Este é um estilo de arquitetura de site fácil de usar e que ajuda os usuários (e os mecanismos de pesquisa) a saberem onde estão em um site. Veja o exemplo:

Você está aqui: Hotéis => Hotéis no Brasil => Hotéis no Ceará => Hotéis em Fortaleza

Tanto o SearchEngineJournal.com como a Ethical SEO Consulting afirmam que esta configuração pode ser um fator de classificação.

75. Otimizado para celular:  É provável que os sites responsivos tenham uma vantagem nas buscas de um dispositivo móvel. Na verdade, o Google agora adiciona a tags “amigável para dispositivos móveis” para sites que se exibem bem em dispositivos móveis. O Google também começou a penalizar o sites na busca por celular que não são amigáveis para dispositivos móveis.

76. YouTube: não há dúvida de que os vídeos do YouTube recebem tratamento preferencial nos SERPs. Na verdade, o Search Engine Land descobriu que o tráfego do YouTube.com aumentou significativamente após o Google Panda .

Segredos de SEO avançados

77. Usabilidade do site: um site que é difícil de usar ou de navegar pode prejudicar o ranking, reduzindo o tempo no site, as páginas visualizadas e aumentando a taxa de rejeição. Este pode ser um fator algorítmico obtido a partir de quantidades maciças de dados do usuário.

78. Uso do Google Analytics e das Ferramentas do Google para webmasters: alguns pensam que ter esses dois programas instalados em seu site pode melhorar a indexação da sua página. Eles também podem influenciar diretamente no ranking, dando ao Google mais dados para trabalhar (ou seja, uma taxa de rejeição mais precisa, se você ou não recebe tráfego de referência de seus backlinks, etc.).

79. Comentários dos usuários / reputação do site: os sites de avaliação como o Yelp e o RipOffReport.com provavelmente desempenham um papel importante no algoritmo. O Google ainda publicou um esboço sincero de sua abordagem às críticas dos usuários depois que um site de óculos foi flagrado usando os clientes para obter backlinks.

 

Fatores de Backlink

80. Links de Domínios Antigos: Backlinks de domínios antigos podem ser mais poderosos do que novos domínios.

81. Número de Link de Domínios diferentes: O número de domínios de referência é um dos fatores de classificação mais importantes no algoritmo do Google. Quanto mais domínios diferentes apontam para seu site, melhor sua posição nas buscas:

82. Número de Links de IPs de Classe C: Os links de IPs classe-c sugerem uma maior amplitude de sites que se vinculam a você.

83. Número de Páginas com Links: O número total de páginas com links – mesmo se algumas estão no mesmo domínio – é um fator de classificação.

84. Alt Tag (para links de imagem) : Alt text é o texto âncora utilizado para imagens, portanto muito importante.

85. Links de domínios .edu ou .gov : Matt Cutts afirmou que o TLD (ou extensão do domínio) não contribui para a importância de um site. No entanto, isso não impede os SEOs de pensarem que existe uma atenção especial no algoritmo para os TLDs como .gov e .edu.

86. Autoridade de Linking Page: A autoridade (PageRank) da página de referência é um fator de classificação extremamente importante.

87. Autoridade do domínio de backlink: a autoridade do domínio de referência pode desempenhar um papel na importância de um link (ou seja, um link de página PR2 de um site com uma página inicial PR3 pode valer menos do que um link de página PR2 de um site PR8).

88. Links de concorrentes: os links de outras páginas que classificam na mesma SERP (Search Engine Results Page) podem ser mais valiosos para o índice de uma página.

89. Ações da página em Redes Sociais: a quantidade de compartilhamento de uma página em redes sociais pode influenciar o valor do link.

90. Links de Bad Neighborhoods: links de “vinhanças ruins”, ou sites penalizados, podem prejudicar o seu site .

91. Posts de convidados: Embora a postagem de convidados possa fazer parte de uma campanha de SEO, os links provenientes de postagens de visitantes – especialmente em uma área de biografia do autor – podem não ser tão valiosos como um link contextual na mesma página.

92. Links para Domínio que a Página está hospedada: Os links para a página inicial vindos de uma página interna, podem ter especial importância na avaliação do peso de um site e, portanto, de um link.

93. Nofollow Links: Um dos tópicos mais controversos em SEO. A palavra oficial do Google sobre o assunto é:

“Em geral, não os seguimos”.

O que sugere que eles seguem… pelo menos em certos casos. Ter uma certa porcentagem de links de nofollow também pode indicar um perfil de link natural versus não natural.

94. Diversidade de tipos de link: ter uma porcentagem excepcionalmente grande de seus links provenientes de uma única fonte (ou seja, perfis de fórum, comentários de blog) pode ser um sinal de webspam. Por outro lado, links de diversas fontes são um sinal de um perfil de link natural.

95. “Links patrocinados” ou outras palavras ao redor do link: palavras como “patrocinadores”, “parceiros de links” e “links patrocinados” podem diminuir o valor de um link.

96. Links contextuais: os links incorporados dentro do conteúdo de uma página, no meio do texto, são considerados mais poderosos do que links em uma página vazia ou encontrados em outros lugares na página.

97. Excessivo redirecionamento de páginas: Links provenientes de redirecionamentos 301 diluem alguns (ou mesmo todos) PageRanks.

98. Texto Âncora de Backlinks : conforme observado nesta descrição do algoritmo original do Google:

“As âncoras geralmente fornecem descrições mais precisas das páginas da web do que as próprias páginas”.

Obviamente, o texto âncora é hoje menos importante do que antes (e provavelmente um sinal de webspam). Mas ainda dá um forte sinal de relevância aos mecanismos de busca.

99. Texto de âncora de links internos: o texto de âncora de links internos é outro sinal de relevância, embora provavelmente tenha sido pesado de maneira diferente do texto de âncora do backlink, eles apontam as páginas mais importantes de um domínio, assim como o assunto destas páginas.

100. Título do link: o título do link (o texto que aparece quando você passa o mouse sobre um link) também é usado como um sinal de relevância, apesar de fraca.

101. País TLD do domínio de referência: Obter links de extensões de domínio de nível superior específico do país (.pt, .es, .co.uk) pode ajudá-lo a classificar melhor nesse país.

102. Localização do link no conteúdo: os links no início de uma página tem mais de peso do que os links colocados no final do conteúdo.

103. Localização do link na página: onde um link aparece em uma página é importante. Geralmente, os links incorporados no conteúdo de uma página são mais poderosos do que links no rodapé ou na área da barra lateral.

104. Relevância de Domínio: Um link de um site da mesma área é significativamente mais poderoso do que um link de um site completamente diferente. É por isso que qualquer estratégia de SEO eficaz hoje se concentra na obtenção de links relevantes no mesmo nicho/área.

105. Relevância da página: afirma-se que o link de uma página que está intimamente ligado ao conteúdo da página é mais poderoso do que um link de uma página não relacionada.

106. Texto em próximo ao link: o Google descobre se um link para o seu site é uma recomendação ou uma revisão negativa. Links com sentimentos positivos em torno deles provavelmente carregam mais peso.

107. Palavra-chave no título: o Google dá um valor extra aos links que vem de páginas que contêm a sua palavra-chave no título (“Especialistas ligados a especialistas”).

108. Velocidade de Links Positiva: Velocidade de Links é a quantidade de links que um site ganha num período de tempo, por exemplo: 100 links por mês. Um site com velocidade de links positiva geralmente recebe um aumento no ranking.

109. Velocidade de Links Negativo: Similar ao item anterior, essa é a velocidade que um site perde links. Isso pode reduzir significativamente os rankings, pois é um sinal de popularidade decrescente.

110. Links das Páginas do “Hub”: Aaron Wall afirma que obter links de páginas que são consideradas as melhores em um determinado assunto (ou hubs) recebem tratamento especial.

111. Link dos sites com Autoridade: Um link de um site considerado um “site de autoridade” provavelmente passa mais “juice” do que um link de um site pequeno.

112. Links da Wikipedia: Embora os links não sejam seguidos (noFollow), muitos pensam que obter um link da Wikipedia dá um pouco mais de confiança e autoridade aos olhos dos mecanismos de busca.

113. Co-ocorrências: as palavras que tendem a aparecer em torno de seus backlinks também ajudam a dizer ao Google o conteúdo de sua página.

114. Backlink Age: De acordo com uma patente do Google, os links mais antigos possuem mais poder de classificação que backlinks recentes.

115. Links de sites reais versus Splogs (ou blogs de spam): devido à proliferação de redes de blogs, o Google provavelmente dão mais peso aos links provenientes de “sites reais” do que de blogs falsos (splogs). Eles provavelmente usam marca e sinais de interação do usuário para distinguir entre os dois.

116. Perfil Natural de Links: Um site com um perfil de links “natural” vai se classificar muito bem.

117. Links recíprocos: a página de Esquemas de links do Google diz que a “Trocas excessivas de links” é um esquema de links a ser evitado.

118. Links de conteúdo gerados pelo usuário: o Google é capaz de identificar links gerados por usuários e links gerados pelo proprietário real do site. Por exemplo, eles sabem que um link do blog oficial do WordPress.com em en.blog.wordpress.com é muito diferente do link de besttoasterreviews.wordpress.com.

119. Links a partir de 301: Links de redirecionamentos 301 podem perder um pouco de “suco” em comparação com um link direto. No entanto, Matt Cutts diz que um 301 é semelhante a um link direto.

120. Microformatos Schema.org : as páginas que suportam microformatos podem classificar-se acima das páginas sem ela. Isso pode ser um impulso direto ou o fato de que as páginas com microformatagem tenham uma taxa de cliques mais alta:

121. DMOZ: muitos acreditam que o Google oferece aos sites listados na DMOZ um pouco mais de confiança.

122. TrustRank do backlink: A confiabilidade do site que link a você determina o quanto “TrustRank” é passado para você.

123. Número de Links de Saída na Página: PageRank é finito. Um link em uma página com centenas de outros links passa menos PageRank do que uma página com apenas alguns links de saída.

124. Links de perfiis de fórum: devido à quantidade de spam, o Google pode desvalorizar significativamente os links dos perfis do fórum.

125. Contagem de palavras da página do backlink: um link de um post com 1000 palavras é mais valioso do que um link dentro de um post de 25 palavras.

126. Qualidade do Conteúdo da Página do backlink: links de páginas com conteúdo mal escrito não passam tanto valor como links de conteúdo bem escrito e aprimorado por multimídia.

127. Quantidade Links de um site: Matt Cutts confirmou que os vários links de um site são “compactados” para contar como um único link ou pouco mais que isso.

 

Interação do usuário

128. Taxa de cliques orgânicos para umakeyword: as páginas que recebem mais cliques podem também receber um impulso extra para essa palavra-chave em particular.

129. Taxa de cliques orgânicos para todas as keyword : A taxa de cliques orgânicos de uma página (ou site), para todas as palavras-chave somadas, é classificada como um sinal importante de interação dos usuários.

130. Taxa de rejeição: Nem todos em SEO concordam com a taxa de rejeição, mas pode ser uma maneira de o Google usar seus usuários como testadores de qualidade (as páginas onde as pessoas rapidamente saem provavelmente não são muito boas).

131. Tráfego direto: está confirmado que o Google usa dados do Google Chrome para determinar se as pessoas visitam ou não um site (e com que frequência). Sites com muito tráfego direto são provavelmente melhores que os sites que recebem muito pouco tráfego direto.

132. Tráfego repetido: eles também podem analisar se os usuários retornam a uma página ou site após a primeira visita. Sites com visitantes repetidos podem receber um aumento no ranking do Google.

133. Sitesbloqueados: o Google interrompeu esse recurso no Chrome. No entanto, a Panda usou esse recurso como um sinal de qualidade.

134. Chrome Bookmarks: Sabemos que o Google coleta dados de uso do navegador Chrome . As páginas que são marcadas como favoritas no Chrome podem ter um impulso.

135. Dados da barra de ferramentas do Google: Danny Goodwin do Search Engine Watch informa que o Google usa dados da barra de ferramentas como um sinal de classificação. No entanto, além da velocidade de carregamento da página e dos malwares, não se sabe qual o tipo de dados que eles coletam na barra de ferramentas.

136. Número de comentários: Páginas com muitos comentários podem ser um sinal de interação de qualidade do usuário.

137. Tempo de Permanência: Google presta muita atenção ao “tempo de permanência”: quanto tempo as pessoas gastam na sua página quando são provenientes de uma pesquisa do Google. Isso também é chamado de “cliques longos versus cliques curtos”. Se as pessoas passam muito tempo no seu site, isso pode ser usado como um sinal de qualidade.

 

Regras de Algoritmos Especiais

138. As buscas merecem Páginas Recentes: o Google dá às páginas mais novas, maior prioridade, dependendo do tipo de busca.

139. A consulta merece diversidade: o Google pode adicionar diversidade a um Resultado de Busca para palavras-chave ambíguas, como “Ted”, “WWF” ou “ruby”.

140. Histórico de Navegação do Usuário : Sites que você visita com freqüência enquanto estiver conectado ao Google, obtêm uma pontuação melhor em suas pesquisas.

141. Histórico de pesquisa do usuário: seu histórico de buscas influencia os resultados de buscas posteriores . Por exemplo, se você pesquisar “revisões”, então procurar por “carros”, o Google provavelmente dará alguns pontos a mais para lugares onde você pode “revisar seu carro”.

142. Orientação geográfica: o Google dá preferência a sites com um IP de servidor local – ou CDN local – e extensão de nome de domínio específico do país (ex: .br).

143. Pesquisa segura: os resultados da pesquisa com palavras ou conteúdo adulto não aparecerão para pessoas com Pesquisa segura ativada.

144. Círculos do Google+: o Google mostra resultados melhores para autores e sites que você adicionou aos Círculos do Google Plus

145. Reclamações da Direitos Autorais: páginas do Google perdem posições no rank quando recebem reclamações de violação de direitos autorais.

146. Diversidade de domínios: a chamada “Atualização Bigfoot ” supostamente adicionou mais domínios a cada página de resultados das buscas.

147. Pesquisas transacionais: Google às vezes exibe resultados diferentes para palavras-chave relacionadas a compras, como pesquisas de vôo.

148. Pesquisas locais: o Google geralmente coloca os resultados locais do Google+ acima dos SERP orgânicos “normais”.

149. Google News Box: certas palavras-chave desencadeiam uma caixa com resultados do Google News

150. Grande preferência de marca: após a atualização da Vince, o Google começou a dar grandes impulsos a certas buscas de cauda curta (ou short tail keywords).

151. Resultados de Compras: Google às vezes exibe os resultados do Google Shopping em SERPs orgânicos:

152. Resultados da imagem: o Google controla nossas listas orgânicas de resultados de imagens para usar em buscas na Pesquisa de imagens do Google.

153. Resultados do ovo de páscoa: o Google tem uma dúzia de resultados de ovos de páscoa (ou Easter Eggs). Por exemplo, quando você procura “Atari Breakout” na busca de imagens do Google, os resultados da pesquisa se transformam em um jogo.

154. Resultados concentrados para marcas: as palavras-chave principais de um domínio ou de uma marca podem trazem vários resultados de mesmo site, concentrados em uma única busca .

Sinais Sociais

155. Número de Tweets: Como links, os tweets de uma página podem influenciar sua classificação no Google.

156. Relevância da Contas de Usuários do Twitter : é provável que os Tweets provenientes de usuários antigos, os perfis importantes do Twitter com uma tonelada de seguidores (como Justin Bieber) tenham mais efeito do que os tweets de novas contas de baixa influência.

157. Número de Likes do Facebook : Embora o Google não possa ver a maioria das contas do Facebook, é provável que considerem o número likes que uma página recebe como sinal de classificação, apesar de fraca.

158. Compartilhamentos no Facebook: os compartilhamentos do Facebook – por serem mais parecidos com um backlink – podem ter uma influência maior que os likes.

159. Relevância das Contas de Usuário do Facebook: Como com o Twitter, as ações do Facebook e os likes provenientes das páginas populares do Facebook podem passar mais peso.

160. Pinterest Pins: Pinterest é uma conta de mídia social extremamente popular e com muitos dados públicos. Provavelmente o Google considera Pinterest Pins um sinal social.

161. Votos em sites de compartilhamento social: é possível que o Google use compartilhamentos em sites como Reddit, Stumbleupon e Digg como outro tipo de sinal social.

162. Número de Google + 1: Embora Matt Cutts tenha dito que o Google+ não tem “efeito direto” nos rankings, é difícil acreditar que eles ignorariam sua própria rede social.

163. Relevâncias das Contas de Usuário do Google+: Igualmente ao Facebook e Twiter, faz sentido que “likes” vindos de contas mais importantes do Google+ tenham maior peso.

164. Autoria conhecida : em fevereiro de 2013, o CEO do Google, Eric Schmidt, afirmou:

“Dentro dos resultados de pesquisa, as informações vinculadas aos perfis on-line verificados serão classificadas acima do conteúdo sem essa verificação, o que resultará na maioria dos usuários clicando naturalmente nos resultados superiores (verificados)”.

Embora o programa de autoria do Google+ tenha sido encerrado , é provável que o Google use alguma forma de autoria para determinar os produtores de conteúdo influentes on-line (e dar-lhes um aumento nos rankings).

165. Relevância do sinal social: o Google provavelmente usa informações de relevância da conta que compartilha o conteúdo e o texto em torno do link.

166. Sinais sociais do nível do site: os sinais sociais em todo o site podem aumentar a autoridade geral de um site, o que aumentará a visibilidade da pesquisa para todas as suas páginas.

 

Sinais de Marcas

167. Texto de âncora com Nome da Marca: O texto de âncora com marca é um sinal de marca simples, mas forte.

168. Pesquisas sobre a Marca: é simples: as pessoas procuram marcas. Se as pessoas pesquisarem o nome de seu site no Google, o Google provavelmente leva isso em consideração ao determinar uma marca.

169. Site tem página do Facebook e likes: as marcas tendem a ter páginas do Facebook com muitos likes.

170. Site tem perfil do Twitter com seguidores: os perfis do Twitter com muitos seguidores sinalizam uma marca popular.

171. Página Oficial no Linkedin: A maioria das empresas reais tem páginas da empresa no Linkedin.

172. Empregados listados no Linkedin:Rand Fishkin acha que ter perfis do Linkedin que dizem que eles trabalham para sua empresa é um sinal de marca.

173. Legitimidade das contas de mídia social: uma conta de mídia social com 10 mil seguidores e 2 posts provavelmente é interpretada muito diferente de outra conta forte com 10.000 seguidores com muita interação.

174. Menções de marca nos sites de notícias : as marcas realmente grandes são mencionadas nos sites do Google News o tempo todo. Na verdade, algumas marcas ainda têm seu próprio feed do Google Notícias na primeira página:

175. Co-citações : as marcas são mencionadas sem reberem links. O Google provavelmente analisa as menções de marca sem links como um sinal.

176. Número de Assinantes RSS: Considerando que o Google possui o popular serviço RSS Feedburner , faz sentido que eles analisem os dados do RSS como um sinal de popularidade / marca.

177. Localização: as empresas reais possuem escritórios. É possível que o Google analise dados de localização para determinar se um site é ou não de uma grande marca.

178. O site paga impostos: o Moz informa que o Google pode considerar se um site está ou não associado a algum negócio que paga impostos.

 

Fatores de WebSpam no site

179. Panda Penalty : Sites com conteúdo de baixa qualidade (particularmente fazendas de conteúdo) são menos visíveis na busca depois de serem atingidos por uma penalidade do Panda .

180. Links para vizinhanças ruins: ligar para “vizinhos ruins” pode prejudicar sua visibilidade de pesquisa.

181. Redirecionamentos: redirecionamentos furtivos é um grande problema. Se for apanhado, pode não apenas penalizado, mas de-indexado do Google.

182. Popups ou Propagandas Incômodas: O Documento oficial de diretrizes do Google Rater diz que popups e anúncios incômodos são um sinal de um site de baixa qualidade.

183. Excesso de otimização do site: inclui fatores como uso excessivo de palavras-chave, preenchimento de etiquetas de cabeçalho, etc.

184. Excesso de otimização de páginas: muitas pessoas relatam que – ao contrário do Panda – Penguin segmenta a página individualmente (e, mesmo assim, apenas para certas palavras-chave).

185. Anúncios acima da “dobra” : o “Algoritmo de layout da página ” penaliza os sites com muitos anúncios (e não muito conteúdo) acima da dobra, ou seja, na área da página que aparece sem ter que rolar a tela.

186. Esconder links de afiliados:  tentar esconder links de afiliados (especialmente com cloaking) pode trazer uma penalidade.

187. Sites afiliados: não é segredo que o Google não é o maior fã de afiliados. E muitas pessoas acreditam que os sites que fazem dinheiro com links afiliados são submetidos a exigências extras.

188. Conteúdo gerado automaticamente: o Google não é um grande fã de conteúdo gerado automaticamente. Se eles suspeitarem que o seu site está gerando conteúdo por computador, isso pode resultar em uma penalidade ou desindexamento.

189. Excesso de otimização de PageRank: exagerar na otimização para pagerank – utilizando muitos “noFollow” em links de saída ou na maioria dos links internos – pode ser um sinal de tentativa de manipular o sistema.

190. Endereço IP marcado como Spam: se o endereço IP do seu servidor for sinalizado por spam, isso pode prejudicar todos os sites desse servidor .

191. Meta Tag Spamming: o preenchimento de palavras-chave também pode acontecer nas meta tags. Se o Google achar que está adicionando palavras-chave às suas meta tags para manipular o algoritmo, eles podem penalizar seu site.

 

Fatores da Webspam fora da página

192. Fluxo não natural de links : um fluxo repentino (e não natural) de links é um sinal seguro de falsos links.

193. Penguin Penalty: Sites que foram atingidos pelo Google Penguin são significativamente menos visíveis na busca.

194. Perfil de links com alto percentual de links de baixa qualidade: muitos links de fontes comumente usadas por SEOs de “black hat” (como comentários de blog e perfis de fórum) podem ser um sinal de manipulação do sistema.

195. Relevância do Domínio com Backlink: A famosa análise da MicroSiteMasters.com descobriu que os sites com uma quantidade excepcionalmente alta de links de sites não relacionados eram mais suscetíveis à penalidades do Penguin.

196. Alerta de Links não naturais: o Google enviou milhares de alertas no Google Webmaster Tools. Isso geralmente precede uma queda de classificação, embora não seja sempre.

197. Links de IPs da mesma classe C : Obter uma quantidade não natural de links de sites em um mesmo servidor pode ser um sinal de criação de um rede de links.

198. Texto de Âncora Tóxicos: usar texto âncora “venenoso” ou “Tóxico” (especialmente palavras-chave do tipo “ganhe dinheiro”), apontado para o seu site, pode ser um sinal de spam ou um site pirateado. De qualquer forma, pode prejudicar o ranking do seu site.

199. Penalidade manual: O Google pode também enviar penalidades “manuais”, descobertas de formas diferentes que as normalmente feitas por seus algoritmos.

200. Vender links: vender links pode afetar definitivamente o seu PageRank e pode prejudicar a visibilidade da sua pesquisa.

201. Google Sandbox: Novos sites que recebem um fluxo repentino de links às vezes são colocados no Google Sandbox, que temporariamente limita a visibilidade da pesquisa.

202. Google Dance: O Google Dance pode temporariamente agitar os rankings. De acordo com uma patente do Google , isso pode ser uma maneira para eles determinarem se um site está ou não tentando manipular o algoritmo.

203. Ferramenta de disavow: o uso da ferramenta de disavow (desativação) pode remover uma penalidade manual ou algorítmica para sites que foram vítimas de SEO negativo.

204. Pedido de reconsideração: um pedido de reconsideração bem-sucedido pode remover uma penalidade.

205. Esquemas temporários de links: o Google (aparentemente) penalizou pessoas que criam e removem rapidamente links com spam. Também é conhecido como um esquema de link temporário.

 

Ufa!  Essa lista é grande mesmo, hein? Esperamos que tenham gostado! ;-)

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