Jenkins® é um servidor de automação de código aberto. Com o Jenkins, as organizações podem acelerar o processo de desenvolvimento de software automatizando-o.
O Jenkins gerencia e controla os processos de entrega de software em todo o ciclo de vida, incluindo construção, documento, teste, pacote, estágio, implantação, análise de código estático e muito mais.
Você pode configurar o Jenkins para observar qualquer mudança de código em lugares como GitHub, Bitbucket ou GitLab e fazer uma construção automática com ferramentas como Maven e Gradle. Você pode utilizar a tecnologia de contêiner, como Docker e Kubernetes, iniciar testes e, em seguida, realizar ações como retroceder ou avançar na produção.
O projeto Jenkins foi iniciado em 2004 (originalmente chamado de Hudson), por Kohsuke Kawaguchi, enquanto ele trabalhava para a Sun Microsystems. Kohsuke era um desenvolvedor da Sun e se cansou de causar a ira da sua equipe toda vez que o seu código quebrava a compilação. Ele criou o Jenkins como uma forma de realizar integração contínua – ou seja, testar o seu código antes de fazer um commit real no repositório, para ter certeza de que tudo estava bem. Assim que os seus companheiros viram o que ele estava fazendo, todos quiseram usar o Jenkins. Kohsuke abriu o código, criando o projeto Jenkins, e logo o uso do Jenkins se espalhou pelo mundo.
Desenvolvido originalmente por Kohsuke para integração contínua (Continuous Integration – CI), hoje o Jenkins orquestra todo o pipeline de entrega de software – chamado de entrega contínua. Para algumas organizações, a automação se estende ainda mais, para implantação contínua. A entrega contínua (Continuous Delivery – CD), juntamente com uma cultura DevOps, acelera drasticamente a entrega de software.
Jenkins é a solução mais amplamente adotada para entrega contínua, graças à sua extensibilidade e a uma comunidade ativa e vibrante. A comunidade Jenkins oferece mais de 1.700 plug-ins que permitem que o Jenkins se integre a virtualmente a qualquer ferramenta, incluindo todas as melhores soluções usadas em todo o processo de entrega contínua. Jenkins continua a crescer como a solução dominante para automação de processos de software, integração contínua e entrega contínua e, em fevereiro de 2018, havia mais de 165.000 instalações ativas e cerca de 1,65 milhão de usuários em todo o mundo.
Referencia: https://www.cloudbees.com/jenkins/what-is-jenkins
A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…
As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…
A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…
O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…
O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…
O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…