Dicas

Para que o Terraform é usado? Os 3 principais casos de uso.

Acho que você já ouviu falar sobre o Terraform. E talvez você esteja se perguntando para que o Terraform é realmente usado e porque é tão popular?

* Para que o Terraform é usado? O principal uso do Terraform é escrever infraestrutura como código para gerenciar recursos de nuvem pública, como AWS, GCP e Azure. O Terraform também é comumente usado para gerenciar outras infraestruturas de nuvem, como Stripe e Auth0. *

Terraform é uma ferramenta poderosa para escrever infraestrutura como código e tem alguns benefícios exclusivos em relação à concorrência. Vejamos com mais detalhes alguns dos três principais usos do Terraform.

O que é Terraform?

Terraform é uma infraestrutura de código aberto como ferramenta de código, usada principalmente para gerenciar infraestrutura de nuvem pública, como AWS, GCP e Azure. Terraform é distribuído como uma CLI e é usado para escrever infraestrutura declarativa como código.

Vamos começar nossa discussão com os três principais casos de uso do Terraform, com o primeiro e mais proeminente caso de uso, provisionamento de nuvem pública.

1 – Provisionamento de nuvem pública

Uma das principais tarefas que os clientes do Terraform realizam é o provisionamento de nuvem pública em um dos principais provedores de nuvem. A infraestrutura como código para esses principais provedores de nuvem sempre foi o foco principal do Terraform.

O Terraform permite o uso dessas nuvens públicas por meio do que é chamado de provedor. Um provedor no Terraform pode ser considerado um plug-in que envolve APIs de empresas existentes para criar uma sintaxe declarativa do Terraform.

Os provedores que cobrem as principais nuvens públicas são todos de código aberto e gerenciados de perto pela Hashicorp (a empresa por trás do Terraform). Como resultado, os provedores recebem atualizações frequentes para corresponder às atualizações dos provedores de nuvem.

O fato de o Terraform ser usado principalmente para nuvem pública é reforçado ainda mais ao se olhar a página de registro de provedores do Terraform, onde todos os provedores de nuvem estão em exibição com destaque acima do resto.

2 – Para fazer implantações MultiCloud

O segundo uso principal do Terraform é realizar implantações em várias nuvens.

Um dos principais atrativos do Terraform é como ele funciona em todos os provedores de nuvem ao mesmo tempo, ao contrário de muitos concorrentes diretos do Terraform, como o CloudFormation, que trabalha principalmente com um único provedor de nuvem.

Ser capaz de implantar recursos em vários provedores de nuvem é útil porque os engenheiros de software podem usar a mesma sintaxe e conjunto de ferramentas, sem precisar se familiarizar com várias ferramentas e tecnologias.

Mas também há vantagens estratégicas em várias nuvens. O suporte multicloud permite que as empresas aproveitem serviços exclusivos que podem estar disponíveis apenas em um provedor de nuvem, ajuda a reduzir os riscos de ter todos os ativos de nuvem dependentes de uma única empresa e também pode ajudar na negociação de contratos.

3 – Infraestrutura sob medida como código

O uso final importante do Terraform é o uso com provedores personalizados.

Como mencionamos antes, um provedor é uma maneira no Terraform de agrupar uma API existente e convertê-la para a sintaxe declarativa do Terraform.

O processo de criação de provedores não é apenas para casos de uso de código aberto. Provedores também podem ser escritos para casos de uso internos da empresa em que uma empresa deseja converter ferramentas existentes ou APIs em Terraform.

Qualquer API que ofereça suporte a ações CLAE (criar, ler, atualizar, excluir) pode ser envolvida no código declarativo do estilo Terraform, o que dá ao Terraform muita flexibilidade para oferecer suporte a muitas configurações de infraestrutura diferentes.

Os muitos usos do Terraform

E isso conclui nossa análise dos principais usos do Terraform. O Terraform é muito poderoso para escrever infraestrutura como código e, como você pode ver, tem muitas vantagens em seus recursos, como implantação de várias nuvens e provedores personalizados. Esperamos que isso tenha ajudado a esclarecer as coisas para você sobre o que é o Terraform e como ele é usado.

Referencia: https://dev.to/loujaybee/what-is-terraform-used-for-the-3-main-use-cases-462e
Go Cache

Share
Publicado por
Go Cache

Publicações recentes

Como Reduzir Custos em um Cenário de Alta do Dólar

A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…

3 months atrás

Ameaças Comuns de Segurança para Startups

As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…

5 months atrás

A Importância da Segurança Cibernética em Startups

A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…

6 months atrás

O que é Gerenciamento de Vulnerabilidades?

O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…

7 months atrás

DNS Cache Poisoning: Entendendo a ameaça cibernética e suas consequências

O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…

7 months atrás

DNS Hijacking: Entendendo a Ameaça

O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…

7 months atrás