O que é 5G e como ele mudará o mundo?
Como o mais recente avanço em comunicações móveis, o 5G promete uma nova e aprimorada era de desempenho de rede para oferecer suporte a uma ampla gama de aplicativos para consumidores individuais e indústrias.
A implantação de serviços de rede móvel 5G em toda a China, com a maior população mundial de usuários de internet e o maior mercado de smartphones, já está prevista para impulsionar um novo crescimento na indústria de tecnologia da informação do país em 3,3 trilhões de yuans (US $ 491 bilhões) nos cinco anos até 2024.
Espera-se que esse desenvolvimento aumente a digitalização nas indústrias tradicionais, que devem render mais de 10 trilhões de yuans em crescimento no mesmo período.
Os serviços comerciais móveis 5G iniciais foram lançados no ano passado na Coréia do Sul, Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha, Suíça, Espanha e Mônaco. No entanto, a escala do mercado chinês provavelmente diminuirá o tamanho combinado dessas economias, anulando qualquer vantagem do pioneirismo.
Enquanto a maioria das pessoas vê o 5G como uma atualização técnica para o 4G, espera-se que o sistema sem fio da próxima geração seja o principal alicerce da quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, que aceleraria a automação das indústrias tradicionais.
Este explicador 5G inclui informações de artigos publicados anteriormente no South China Morning Post sobre o sistema móvel de próxima geração, bem como dados relevantes do braço de pesquisa do grupo de comércio de telecomunicações GSM Association (GSMA), órgão de desenvolvimento de padrões da 3rd Generation Partnership Projeto (3GPP), União Internacional de Telecomunicações (ITU) e relatórios recentes da AllianceBernstein e outras fontes.
O que é 5G?
Nos últimos 40 anos, a indústria global de telecomunicações passou a classificar várias gerações de tecnologia de rede de rádio em incrementos de desenvolvimento de 10 anos. 5G representa a quinta geração deste ciclo de desenvolvimento de tecnologia móvel.
O 5G foi projetado para fornecer taxas de dados mais rápidas, latência ultrabaixa, economia de energia, redução de custos, maior capacidade do sistema e conectividade massiva de dispositivos.
Em comparação com as redes 3G ou 4G, os usuários em redes 5G não terão dificuldade em se conectar à sua operadora de celular em lugares lotados, como em um show lotado ao ar livre. A latência ultrabaixa significa que aplicativos avançados, como direção autônoma, podem ser suportados por redes 5G com precisão. Espera-se que essa latência também ajude os aplicativos de realidade virtual e aumentada a decolarem.
Para impulsionar esse desempenho aprimorado, o 5G se estende para frequências móveis mais altas de cerca de 3,5 gigahertz e até algumas dezenas de GHz. As frequências mais altas são novas para redes móveis, mas são comumente usadas em outras aplicações, como links de rádio ponto a ponto e scanners corporais para verificações de segurança.
Algumas das frequências para 5G também estarão no espectro de baixa e média frequência que é usado atualmente por sistemas 2G, 3G e 4G. Nas telecomunicações, o espectro refere-se às bandas de radiofrequência usadas pelas operadoras de rede para enviar voz e dados.
As primeiras redes móveis 5G comerciais da indústria de telecomunicações foram lançadas em 2019.
Quais são as vantagens do 5G?
Representa a primeira tecnologia sem fio projetada principalmente para oferecer suporte a serviços de mobilidade para máquinas. Para operadoras de rede de telecomunicações, o 5G aumentaria o número potencial de dispositivos conectados a muitas vezes o número de seus assinantes.
As capacidades do 5G são classificadas em três áreas:
1) Banda larga móvel aprimorada, que permite velocidades de dados mais rápidas conforme a capacidade total é expandida. Isso ajudou a introdução da primeira edição de smartphones 5G e serviços de acesso fixo sem fio (fixed wireless access – FWA);
2) Conectividade Ultra-Confiável de Baixa Latência, essencial para aplicações de direção autônoma, automação industrial e assistência médica remota; e
3) Controle de tipo de máquina maciça, que garante que as redes móveis 5G sejam capazes de conectar milhões de dispositivos por quilômetro quadrado – essencial para o desenvolvimento de cidades inteligentes conectadas do futuro.
Referencia: https://www.scmp.com/tech/big-tech/article/3108011/what-5g-and-how-will-it-change-world