O que é o Clubhouse? O aplicativo exclusivo de bate-papo de áudio somente para convidados usado por Elon Musk é um híbrido de chamadas em conferência, rádio talkback e Houseparty
Parte talkback de rádio, parte teleconferência, parte Houseparty, o Clubhouse é um aplicativo de rede social baseado em áudio-chat. Os usuários podem ouvir conversas, entrevistas e discussões entre pessoas interessantes sobre vários tópicos – é como sintonizar um podcast, mas ao vivo e com uma camada adicional de exclusividade.
O Clubhouse é apenas para convidados. Você não pode simplesmente baixá-lo da app store e criar uma conta. Muito parecido com um clube de iates, você deve ser convidado por um membro existente. É o elitismo do mundo real, no virtual.
Ao entrar, você seleciona tópicos de interesse, como tecnologia, livros, negócios ou saúde. Quanto mais informações você fornecer ao aplicativo sobre os seus interesses, mais salas de conversação e indivíduos o aplicativo recomendará que você siga ou participe.
A sala de conversação é como uma chamada em conferência, mas com algumas pessoas falando na chamada e a maioria ouvindo. E, assim como uma chamada telefônica, quando a conversa termina, a sala é fechada. Ao contrário do Twitch – onde os vídeos transmitidos ao vivo ficam na plataforma para as pessoas voltarem e assistirem – os chats de áudio ao vivo desapareceram nas salas de conversação. (No entanto, isso não impede que os usuários gravem a conversa ao vivo. Um usuário do YouTube, por exemplo, fazendo streaming ao vivo de uma sala de conversa lançada por Elon Musk).
Como obtenho um convite?
Para entrar, um usuário existente do Clubhouse precisa enviar um convite do aplicativo dele, dando a você acesso para configurar uma conta. Se você for convidado, verá um link enviado por mensagem de texto para o seu número de telefone, direcionando-o para uma página de inscrição no aplicativo.
No entanto, os usuários do Clubhouse não podem simplesmente enviar um convite a qualquer pessoa que queira se associar. Os usuários existentes têm apenas dois convites disponíveis no início.
Em uma postagem recente no blog, os criadores anunciaram que a meta para 2021 é concluir o estágio beta do aplicativo, para que possam eventualmente “abrir o Clubhouse para o mundo inteiro”.
O que Elon Musk tem a ver com isso?
O Clubhouse existe desde março de 2020, quando foi lançado pelos empresários do Vale do Silício Paul Davidson e Rohan Seth. Em maio de 2020, tinha apenas 1.500 usuários e valia US $ 100 milhões.
Mas esta semana estourou no mainstream quando Elon Musk apresentou um áudio-chat no Clubhouse com o CEO da Robinhood, Vlad Tenev. O evento ultrapassou os limites da sala de conversa do aplicativo e foi transmitido ao vivo para o YouTube. Isso ajudou a impulsionar o Clubhouse ao topo das paradas de startups e gerou uma corrida por convites. Em 1º de fevereiro de 2021, o Clubhouse tinha 2 milhões de usuários. O Clubhouse anunciou novos recursos, como gorjetas, ingressos ou assinaturas, para pagar diretamente aos criadores no aplicativo. Tendo levantado novos fundos desde o seu lançamento, o Clubhouse está avaliado em US $ 1 bilhão e é considerado uma startup Unicorn como AirBnb, Uber e SpaceX.
A Reuters relata que a demanda por membros agora está tão alta que o mercado para eles cresceu em plataformas como Reddit, eBay e Craigslist. Na China, os convites estão sendo vendidos no mercado de segunda mão do Alibaba, Idle Fish.
Musk resumiu o apelo do Clubhouse durante o seu bate-papo com Tenev, observando que “a mudança de contexto é o assassino da mente”. A ideia é que quando os usuários estiverem logados no Clubhouse, com as notificações desabilitadas, eles possam se concentrar em um tópico por vez.
Por que é tão popular na China?
O valor do aplicativo vai além da exclusividade e das reflexões de Musk sobre foco e sucesso.
Os sites de comércio eletrônico na China estão oferecendo aos usuários esperançosos do Clubhouse a chance de comprar convites. Em plataformas como Xianyu e Taobao, códigos de convite estão sendo vendidos por 150 a 400 yuans (US $ 23 a US $ 61).
Com a censura e o controle governamental predominantes na China, ele ainda não foi bloqueado pelo firewall da China, como outras redes de mídia social como o Instagram e Facebook.
Quartz relatou que “os usuários chineses, em grande parte investidores e profissionais de tecnologia, estão usando o espaço para falar sobre tópicos que, de outra forma, seriam censurados em casa, como a democracia”.
Fonte: https://www.pcmag.com/how-to/what-is-clubhouse-app
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