O WebPageTest é uma ferramenta que foi desenvolvida pela AOL para uso interno, mas em 2008 o time decidiu compartilhar o recurso para qualquer usuário pelo modelo de open source (código aberto). Já em 2020, a ferramenta foi comprada pela Cathchpoint que até então, segue mantendo o WebPageTest de forma gratuita.
O WebPageTest é uma ferramenta de teste de performance web que analisa uma série de métricas de carregamento, renderização, segurança entre outras.
Basicamente, dentro do WebPageTest é possível selecionar instâncias de testes em diferentes locais do mundo, o que permite uma análise bastante detalhada da performance de seu site ou aplicação, a partir de países ou estados diferentes. Além da questão de instâncias espalhadas pelo mundo, o WebPageTest também permite testes em diferentes web browsers e dispositivos móveis, trazendo a possibilidade de analisar sua aplicação tanto em desktop, quanto em mobile.
Outro ponto bastante positivo do WebPageTest é a possibilidade de selecionar o tipo de conexão, permitindo que você teste o resultado de seu site para conexões banda larga, 3G, 4G, LTE, entre outras.
Conforme vimos acima, existem diversas opções de configuração no WebPageTest, mas como nosso intuito nesse artigo é testar um site que rode no Brasil, faremos uma configuração para teste em uma instância em São Paulo.
Passo 1 – Configuração inicial do WebPageTest
A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…
As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…
A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…
O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…
O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…
O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…