Para que se faça o correto controle de acesso, é fundamental que se identifique quem está solicitando acesso. Não fazer a identificação de usuário em uma API exibe dados pessoais e sensíveis, ou não ter controle contra alguém que viole as credenciais de outros usuários outro usuários, é o que se chama de Quebra de Autenticação de Usuário ou Broken User Authentication.
Por incrível que pareça, é comum haver APIs que não deveriam ser anônimas sem autenticação. Pode acontecer tanto involuntariamente, quando o time de produto e desenvolvimento se esquece deste componente na fase de concepção, como pode acontecer voluntariamente, pelo time considerar equivocadamente que nenhum atacante irá descobrir a API, o que costuma se chamar de “segurança por obscuridade”.
Por outro lado, há APIs que possuem processo de autenticação, porém ele não é robusto o suficiente para resistir a um ataque. Agentes maliciosos podem se aproveitar do uso de credenciais roubadas, sequestro de sessão, senhas fracas, tokens de API com baixa entropia, ausência de rate-limiting e de autenticação de 2 fatores, entre outras formas de se violar a autenticação de terceiros. O impacto causado por este tipo de ataque é similar ao da vulnerabilidade anterior.
Quer conhecer as TOP 10 ameaças para APIs da OWASP? Baixe nosso Ebook Gratuito: API Security – Guia para Iniciantes
A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…
As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…
A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…
O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…
O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…
O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…