Como construir uma lista de contatos no WordPress?

Se você tem um site ou um blog, provavelmente um de seus objetivos é que o conteúdo seja levado ao maior número de pessoas possível, certo? É provável que você tenha se deparado com diversas dúvidas sobre como fazer o seu conteúdo “encontrar” o público alvo.

O email marketing é ainda uma das ferramentas mais poderosas de se comunicar no meio online. Por isso acreditamos que você precisa construir uma lista de e-mails do seu site wordpress agora mesmo!

Vantagens de uma lista de emails

Se alguém se inscreveu na sua lista, a pessoa está interessada em seu conteúdo e provavelmente abrirá seus e-mails. Mas, é claro, existem outras vantagens:

Pessoalidade – Sua mensagem chegará diretamente na caixa do seu leitor, o que permite uma conversa direta, bastante personalizada e pessoal.

Comunicação efetiva– Quem teve o trabalho de se inscrever em sua lista e confirmar o endereço de email tem interesse genuíno em ler o seu conteúdo, ou seja, está receptivo a sua mensagem.

Segmentação – À medida que você recebe mais informações sobre sua audiência, poderá classificar o seu público por tipos de interesses. Assim você poderá criar campanhas segmentadas para atingir melhor cada leitor.

Construindo no WordPress

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar qualquer lista de emails é escolher um provedor de serviço. Este será o responsável por entregar suas mensagens com sucesso. Um bom provedor oferece ferramentas para a criação das suas listas, segmentação do cadastro, automatização de suas campanhas e análise de resultados. Existem diversas ferramentas no mercado, por exemplo o Aweber ou o  MailChimp.

Assim que você escolheu o seu provedor, o próximo passo é criar formulários de conversão integrados a sua plataforma de email marketing para capturar o email dos seus leitores. Esse formulário precisa ser instalado em seu site, e é importante lembrar que o espaço aonde você vai exibi-lo deve ser bastante atrativo e de destaque. Alguns temas de WordPress já vêm com widgets específicos para formulários, e alguns provedores de email marketing oferecem um código para que você embede em seu site.

Os Plugins

De qualquer forma, existem vários plug-ins que podem te ajudar na criação e instalação de formulários. Conheça alguns deles:

Hello Bar: A “Barra flutuante” é aquele tipo de formulário que fica no topo de todas as páginas do site. A vantagem desse tipo é que ele se move na tela a medida que o usuário vai descendo na página. O plugin Hello Bar faz esse papel, e provavelmente é uma das ferramentas de captura de e-mails mais usadas por donos de sites em WordPress.

Optin Revolution: WordPress Popup: Os pop-ups, ou Ligthbox Popup”, são os formulários com as maiores taxas de conversão. São ótimos para serem inseridos no seu site, uma vez que você não demandam mudanças no design ou na estética da página. O Optin Revolution é popular porque se integra facilmente com provedores de email marketing. Exemplos de integração com e-mail marketing são o Aweber, MailChimp, iContact, GetResponse e Constant Contact.

Scroll Triggered Boxes: Formulário “Slide-in” ou “slide-up”, que desliza a partir do canto inferior direito da tela do leitor. Elas são excelentes  soluções para pessoas que acreditam que pop-ups são muitos invasivos, já que são consideradas menos irritantes. Formulários “Slide-in” só aparecem quando o leitor já leu grande parte do conteúdo do site, e o “Scroll Triggered Boxes” é um dos plugins mais populares no formato.

Se você não pretende apresentar seu formulário de captação de emails em nenhuma das formas oferecidas por esses plugins, pode ainda posicionar seu formulário em Sidebars, ou no final das postagens.

O seu formulário de contato também pode servir para captação de emails. No entanto, é importante oferecer para o usuário uma opção de consentimento em fazer parte da sua lista. Se você não sabe como fazer isso, pode instalar o plugin Gravity Forms. Este plugin adiciona aos formulários caixas de seleção, para o leitor concordar, ou não, em receber suas mensagens.

E você, já tem uma lista de email? Como fez para construí-la? Compartilhe com a gente a sua experiência em email marketing!

 

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