Zarpo

Veja como o Zarpo reduziu custos com Data Transfer Out na AWS migrando para a GoCache

O Zarpo é uma plataforma de viagens para viajantes sofisticados e que buscam os melhores resorts, hoteis e pousadas no Brasil e do mundo.

A plataforma oferece pacotes de viagens com reduções exclusivas de 20% a 50% através de negociações diretas com os hotéis e resorts mais desejados do Brasil. Isso porque as tarifas do Zarpo não são abertas e sim reservadas aos associados, permitindo condições bem mais vantajosas do que em qualquer canal aberto.

Com cerca de sete milhões de clientes cadastrados, o Zarpo escolheu a GoCache como solução de CDN com o objetivo de reduzir custos com data transfer out na AWS em Outubro de 2019.

Principais resultados:

✓ Mais de 97% de banda absorvida pela GoCache

✓ Economia média mensal de R$9.350,00 com custos na AWS

Como o Zarpo reduziu custos com Data Transfer Out na AWS?

Por lidar com milhares de requisições por dia, o Zarpo mantem toda sua infraestrutura concentrada dentro de serviços da AWS, utilizando recursos de EC2 em São Paulo, com o intuito de entregar seu conteúdo com velocidade para seus usuários no Brasil.

No entanto, o time de infraestrutura identificou um aumento considerável nos custos de infraestrutura já em 2019 com o aumento do dólar.

Foi então que o time decidiu procurar alternativas de CDN nacionais que pudessem ajudar a reduzir custos operacionais, bem como, melhorar a capilaridade de entrega no Brasil, e em Outubro de 2019 o Zarpo escolheu a GoCache como seu parceiro para serviços de CDN.

Qual foi a redução de custos com data transfer out em 2019?

Em 2019 o custo por GB de data transfer out (dados de saída) da AWS era de U$ 0.25, já que apenas em Abril de 2020 esse valor teve redução de 40% pela própria AWS, passando a custar U$ 0.15 por GB. Fonte: Price Reduction in South America (São Paulo)

Se considerarmos um volume de aproximadamente 10 TB, o custo de data transfer out de uma instância EC2 em São Paulo era de U$ 2.500, representando mais de R$ 10.275 considerando a conversão da época no valor de R$ 4,11.

Conversão do dólar em Outubro de 2019

Sendo assim, já no primeiro mês desde a migração para a GoCache o Zarpo conseguiu economizar mais de R$ 6.870 a cada 10 TB tráfegados, o que representa um economia de 66% em custos com data transfer out.

Para alcançar esse nível de economia de banda (data transfer out) foi necessário aplicar regras com alta eficiência de cache, fazendo com que os itens estáticos fossem entregues pela rede da GoCache.

Eficiência de cache – Transferência economizada

No caso do Zarpo, o time de infraestrutura decidiu realizar apontamentos do tipo CNAME de subdomínios que entregavam imagens e outros elementos estáticos, atingindo logo nos primeiros dias mais de 97% de eficiência de cache.

Zarpo protegido da exposição cambial em 2020 e 2021:

Já que o Zarpo havia migrado em 2019 para a GoCache, sua aplicação ficou menos exposta as variações cambiais de 2020 e 2021 com a alta do dólar, economizando custos com data transfer out consideráveis em um momento de crise econômica com alto impacto para a rede hoteleira.

Por exemplo, observando a conversão do dólar em Março de 2020, o custo do dólar alcançou mais de R$ 5,10.

Conversão do dólar em Março de 2020

Se considerarmos os custos com data transfer out da AWS em estancias EC2 no Brasil na época, o custo por 10 TB de transferência seria de U$ 2.500, equivalente a R$ 12.750, sendo assim, é possível afirmar que a GoCache na época permitiu economizar mais de 73% em custos com data transfer out, algo em torno de R$ 9.350 a cada 10 TB tráfegados no primeiro trimestre de 2020.

Depoimento:

Álvaro Gomides, Gerente de Tecnologia do Zarpo, disse ter conhecido a GoCache em um evento especializado em Magento no ano de 2018, e após ter visto a rede de entrega da GoCache atuando em sites parceiros do Zarpo, decidiu entrar em contato com o time comercial da GoCache para avaliar os ganhos que uma rede de CDN nacional poderia proporcionar.

Álvaro também destaca que a migração para a GoCache foi simples, e que logo no primeiro mês já foi possível identificar reduções significativas nos custos com AWS.

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