Alternativas ao WebPageTest
O WebPageTest é uma plataforma de testes para performance web onde é possível analisar uma determinada página e ter um diagnóstico completo de métricas de performance.
A ferramenta é bastante utilizada pela opção de realizar testes de performance a partir de instâncias no Brasil, o que traz uma visão bastante confiável sobre a entrega de uma aplicação para usuários que efetivamente estão em nosso país. Além desta característica, o WebPageTest também faz bastante sucesso por permitir a seleção de navegadores e tipos de conexão, facilitando bastante a vida dos profissionais que buscam entender mais sobre o desempenho de suas aplicações em conexões de 3G e 4G.
Porém, além do WebPageTest, existem várias outras alternativas para teste de performance web, e cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. Neste artigo, iremos falar sobre algumas ferramentas de performance web que são alternativas ao WebPageTest.
GTmetrix:
O GTmetrix é uma ferramenta de performance web que tem ganhado bastante espaço nos últimos anos pela sua excelente composição visual, o que facilita bastante a vida de analistas de performance e permite que usuários com menos experiência consigam tirar insghts relevantes de melhoria para suas aplicações.
Um dos pontos fortes da GTmetrix é que a solução possui pontos de teste no Brasil, possibilitando que usuários daqui consigam mensurar os resultados de latência de suas aplicações. Além disso, a ferramenta também permite que você faça comparações de resultado, o que facilita bastante a vida de quem quer fazer testes A/B.
Caso você queira conhecer mais sobre o GTmetrix, recomendamos a leitura do artigo – GTmetrix: Como usar
PageSpeed Insights Google:
O PageSpeed Insights do Google é provavelmente a ferramenta de análise mais utilizada, porém os insights gerados através dela podem ser confusos, já que o nível de detalhamento é baixo. Além disso, por tratar-se de uma ferramenta do próprio Google, muitos webmasters consideram vital que sua performance seja positiva nessa ferramenta, com a ilusão de trazer mais tráfego orgânico, seguindo a lógica de que o Google utilizaria os resultados dos testes como fator de ranqueamento, o que certamente não é verdade.
Desde maio de 2020 o Google passou a exibir informações sobre o Core Web Vitals dentro dos resultados do PageSpeed Insights, e desde então muitos webmasters tem buscado otimizar seu score nesta ferramenta. Inclusive, caso queira aprender mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo – Core Web Vitals – Você está preparado para a nova mudança do Google?
Também recomendamos a leitura do artigo – Se você se preocupa com SEO, saiba medir a velocidade do seu site corretamente, onde é possível entender um pouco mais sobre o PageSpeed, com exemplos de teste em LightHouse local, onde é possível ter uma visão mais fidedigna dos resultados de sua aplicação.
Pingdom:
A Pingdom é uma ferramenta de performance web bastante utilizada no Brasil e que também oferece a opção de testes através de instâncias no Brasil. É provavelmente a ferramenta mais utilizada por incitantes, graças a sua excelente interface gráfica, o que facilita bastante a vida de quem precisa ter uma visão da saúde de sua aplicação, sem necessariamente precisar analisar profundamente cada um dos itens de performance.
Além do teste de performance, a Pingdom também oferece soluções para acompanhar latência de entrega e disponibilidade, mas que só estão disponíveis para assinantes da ferramenta.
Freshping:
O Freshping é uma ferramenta bastante utilizada para medir o tempo de resposta do HTML de sites, o que traz uma visão confiável de latência de entrega. Vale citar que a ferramenta permite que você configure suas monitorações através de instâncias em São Paulo, o que traz uma visão bem confiável dos resultados de seu site por aqui.
Além de medir a latência de entrega, a ferramenta também permite que você configure alertas automáticos de indisponibilidade que são enviados por e-mail. Trata-se de um ótimo recurso para webmasters que querem ficar por dentro do uptime de suas aplicações.
Os recurso de monitoramento são gratuitos e a ferramenta permite que você cadastre até 50 domínios diferentes. Caso tenha interesse, é possível assinar a versão premium para ter acesso aos relatórios de performance históricos, já que a versão gratuita possibilita visualizar apenas os últimos 30 dias.