Otimizar as imagens do WordPress é fundamental para alcançar uma boa performance em sua aplicação, já que na maioria dos casos as imagens são os assets mais pesados de um site, o que naturalmente influencia bastante no tempo de carregamento.
A recomendação para novos sites em WordPress, é desde a concepção do projeto, sempre se preocupar com o nível de compressão das imagens e seus formatos, afinal, a grande maioria dos projetos tem a pretensão de ganhar escala, sendo assim, o quanto antes as boas práticas de otimização de imagens forem aplicadas, menores serão os desafios que o time de infraestrutura terá no futuro para seguir com o processo continuo de otimização.
Neste ponto, vale citar que aplicações com imagens muito pesadas e com grande volume de tráfego podem ter problemas com custos de banda, principalmente se utilizarem soluções de VPS como Google, Azure e AWS.
Nossa recomendação é utilizar o nosso produto de otimização de imagens, chamado Lithio e que por padrão, pode ser utilizado por qualquer site que trafegue dentro da rede da GoCache CDN.
O nosso otimizador de imagens é completamente compatível com o WordPress, e o esforço técnico de implementação é mínimo. Basicamente, basta acessar seu painel da GoCache, clicar sobre “Configurações” e “Performance”,
Feito isso, basta que você selecione os níveis de compressão e métodos de otimização, conforme vemos abaixo:
Neste nível, é possível selecionar os métodos de otimização:
Otimizar para WebP: webP é um formato criado pelo próprio Google onde é possível reduzir significativamente o tamanho de imagens, acelerando sua aplicação. Trata-se de um formato utilizado em praticamente todas as aplicações mais modernas em WordPress, visto que os ganhos de performance são expressivos. Inclusive, se você estiver fazendo testes de performance em ferramentas de diagnóstico, provavelmente elas recomendarão que você aplique “formatos de imagens mais modernos“, logo, sites que utilizam webP como formato de entrega padrão, recebem melhores notas nestes testes.
Vale citar que o webP não é um formato reconhecido por todos os navegadores web, sendo assim, caso você suba suas imagens em webP diretamente em sua aplicação, existe a possibilidade da imagem não carregar para alguns usuários. Uma das grandes vantagens de otimizar as imagens com o Lithio é que a GoCache avalia cada uma das requisições, entregando o formato de imagem correto para cada navegador, sendo assim, eventualmente se algum usuário utilizar um navegador sem suporte para webP, automaticamente a GoCache fará com que está imagem seja entregue em sua versão original, seja ela jpg, png ou gif.
Otimizar para JPEG progressivo: No formato JPEG progressivo, a imagem é compactada em múltiplas linhas de varredura, permitindo que para conexões lentas a imagem seja carregada gradualmente a partir de uma resolução menor.
Remover metadados: A remoção de metadados pode ajudar a reduzir o tamanho de suas imagens. Os metadados contém informações adicionais sobre as imagens que na grande maioria dos casos, não são necessárias em websites. Normalmente, as informações de metadados de imagens são os dispositivos e programas em que elas foram criadas.
Níveis de compressão: Dentro da ferramenta de otimização da GoCache é possível selecionar três níveis de compressão:
Imagens serão otimizadas com objetivo de obter uma imagem do menor tamanho possível. A qualidade de imagem pode ser diminuída.
Imagens serão otimizadas com objetivos de obter uma imagem de tamanho menor porém sem perder muita qualidade. A qualidade de imagem pode ser diminuída.
Imagens serão otimizadas com objetivo de mantê-las próximas à qualidade original. A qualidade da imagem pode ser diminuída levemente.
Tenta otimizar as imagens sem alterar a qualidade.
Essas foram as dicas da GoCache para você que busca otimizar as suas imagens em WordPress sem esforço tecnico.
Caso queira conhecer mais sobre WordPress, recomendamos a leitura dos artigos abaixo:
A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…
As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…
A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…
O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…
O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…
O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…