CDN para Elementor – Como reduzir tempo de carregamento do WordPress
O Elementor é um visual builder utilizado no WordPress para facilitar o desenvolvimento e manutenção de sites em WordPress. A extensão é bastante popular entre usuários de WordPress, e segundo o volume de downloads de plugins dentro do WordPress, estima-se que o Elementor é o visual builder mais utilizado no mercado.
A facilidade que um visual builder pode trazer para o dia a dia dentro do WordPress é enorme, já que não é mais necessário que o webmaster programe manualmente o front end de cada uma das páginas. Além disso, o elementor permite que o usuário defina configurações de páginas responsivas, reduzindo significativamente o esforço técnico de implementação e garantindo que seus projetos estejam adequados para versões mobile, importantes fontes de tráfego para a maioria dos projetos web.
Porém, nem tudo são flores, e o lado mais negativo do Elementor é a redundância de código gerada pelo visual builder, o que acaba influenciando negativamente em métricas de performance. Trata-se de um código pouco otimizado e consequentemente pesado. Além disso, pela sua facilidade de implementação, o visual builder acaba sendo mais atrativo para usuários com pouco conhecimento técnico que acabam utilizando recursos e elementos (imagens, css, js) mais pesados que a média, afetando a velocidade de carregamento de suas aplicações.
Como a CDN pode ajudar um site em Elementor?
Uma estratégia bem definida de CDN com politicas de cache eficientes para o WordPress podem trazer bons resultados dentro de aplicações que usam o Elementor.
Cache estático:
Dando inicio sobre como a CDN pode ajudar sites que usam Elementor, é possível criar políticas de cache estático para acelerar a entrega de componentes como javascript, css, imagens, pdf entre outros.
Nesta etapa é necessário determinar o tempo de expiração (TTL) dos objetos dentro da CDN. Deve-se levar em consideração que quanto maior o tempo de expiração, maior será sua eficiência de cache, sendo assim, a recomendação é buscar usar tempos de cache mais altos.
Um dos desafios de usar politicas de cache com tempo de expiração maior tem relação com a manutenção da aplicação, visto que é necessário limpar (purgar) o cache de sua aplicação sempre que novos posts ou páginas sejam incluídas ou alteradas.
Pensando nisso, é altamente recomendado utilizar o plugin para WordPress da GoCache que será responsável por identificar alterações e inclusões automaticamente, realizando a limpeza de cache diretamente de seu backend do WordPress, sem a necessidade de realizar limpezas manuais.
Cache dinâmico:
A aplicação de cache dinâmico ainda é bastante incipiente dentro do mercado brasileiro, visto que poucos webmasters tem a maturidade técnica necessária para implementar o recurso.
Na GoCache, nós facilitamos bastante a integração de cache dinâmico, através do nosso recurso conhecido como “SmartCache” que permite a inclusão de cache dinâmico para WordPress apenas com o acionamento de um botão.
Utilizando o recurso de SmartCache você habilita o cache das páginas dinâmicas do site (html, json…).
A CDN entende como algumas plataformas CMS (WordPress e Joomla) e e-commerce (Magento) funcionam e tem inteligência para não fazer cache de partes do site que contenham informações sensíveis de usuário, como os produtos no carrinho de uma loja virtual ou a parte administrativa de um CMS.
Sua utilização aumenta muito a performance do site e diminui consideravelmente a utilização de recursos nos servidores web e de banco de dados.
Compressão GZIP:
Conforme citamos no inicio deste artigo, o Elementor é bastante utilizado pelos seus recursos de visual builder que facilitam o desenvolvimento e manutenção de projetos em WordPress, mas em contra partida, o código de elementos css e js não são otimizados.
Para acelerar a entrega dos assets estáticos, é recomendado utilizar métodos de compressão de arquivos, como GZIP.
Por padrão, todos os sites entregues via GoCache podem usar o recurso de compressão GZIP sem custo adicional, permitindo que você acelere a entrega de sua aplicação sem praticamente nenhum esforço técnico.
Otimização de imagens:
E além da compressão GZIP, também é possível otimizar a entrega de sua aplicação no Elementor com nosso compressor / otimizador de imagens, o Lithio.
Imagens podem representar mais de 70% do peso de uma página, sendo assim, é fundamental ter a atenção redobrada com as imagens utilizadas em sua aplicação.
O Lithio permite que você faça a compressão de sua imagens, reduzindo significativamente o tamanho dos arquivos, acelerando a entrega e economizando com uso de banda.
Além do recurso de compressão, o Lithio também faz com que suas imagens sejam automaticamente convertidas para webP, formato criado pelo Google e que tem sido utilizado em praticamente todas as aplicações mais “modernas”.
Leia o artigo – Otimização WebP para WordPress