A CDN foi concebida com o intuito de reduzir latência, conectando o usuário e a aplicação através de rotas geograficamente mais próximas para acelerar a entrega de sites e aplicações.
No inicio, a grande maioria das soluções de CDN focavam na entrega de assets estáticos, como imagens, jss, css, videos, pdf, entre outros, mas com o tempo e com a evolução das plataformas, foi natural que as CDN também passassem a fazer cache de assets dinâmicos (html, json), contribuindo com ganhos de performance e escalabilidade.
Atualmente, estratégias de CDN para distribuição de imagens fazem bastante sentido para sites que buscam reduzir custos com uso de banda ou aqueles que procuram maior performance de entrega.
Abaixo, vamos falar um pouco sobre um pouco sobre os benefícios de usar uma CDN para distribuir imagens e as alternativas de configuração para esse tipo de modalidade de entrega.
Performance: Usar uma CDN para distribuir imagens é uma ótima maneira de reduzir latência de entrega. Por exemplo, digamos que seu site ou aplicação está hospedado fora do país. A cada acesso, seus usuários precisam percorrer um longo caminho até efetivamente consumir o conteúdo. Agora, se você distribui parte do seu site em uma CDN, parte desse conteúdo será entregue com maior rapidez, considerando a localização geográfica do usuário e entregando o conteúdo a partir do ponto de presença mais próximo.
Economia com uso de banda: Atualmente hospedagens mais populares não cobram por uso de banda, já que por atenderem aplicações simples, esse acaba não sendo um ponto de preocupação das hospedagens, porém, em determinados casos, usar uma CDN é uma maneira bastante efetiva de reduzir custos com uso de banda. Por exemplo, sites e aplicações que usam VPS como Azure, Google e AWS, acabam tendo altos custos de banda, e com a implementação de uma CDN, é possível reduzir esses custos. Caso queira conhecer mais sobre o tema, recomendamos a leitura do artigo – A alternativa ao CloudFront paga em reais
Otimização de imagens: Outro ponto positivo das CDNs de última geração é a possibilidade de otimizar as imagens de sua aplicação no momento da entrega, sem a necessidade de alterar nada em seu código. Por exemplo, a GoCache possui um serviço chamado “Lithio” que faz compressão de imagens e conversão para formatos mais recentes como webP, tudo feito automaticamente pela nossa rede, sem a necessidade de alterar nada em sua aplicação.
Na maioria das vezes a grande vantagem de usar um serviço de otimização de imagens na borda, é o baixo esforço técnico necessário para otimizar a aplicação, já que não existe a necessidade de alterar todo seu código. Por exemplo, digamos que você tenha um site com milhares de imagens, e agora seu desafio é reduzir o tamanho de todos os arquivos. Antigamente, era necessário fazer o download de todas imagens, tratar cada uma delas para reduzir seu tamanho e fazer novamente o upload dos arquivos atualizados. Hoje, com a esforço de um clique, é possível fazer isso na CDN.
Por padrão, a CDN vai ler a extensão de seus objetos e fazer cache estático automaticamente, sendo assim, passando seu site ou aplicação através da CDN, naturalmente as imagens serão entregues.
Porém, caso você queira apenas distribuir imagens pela CDN, é possível aplicar duas configurações diferentes:
1- Entrega via subdomínio:
É possível inserir todas as suas imagens em um subdomínio e passar a distribuir apenas esses subdomínio através da CDN. Por exemplo, digamos que você insira todas as suas imagens no endereço – imagens.seusite.com.br. Feito isso, basta ativar a CDN apenas nessa entrada, seja utilizando a zona de DNS da CDN ou através de apontamento CNAME.
2 – Entrega via hash de distribuição:
Algumas CDNS permitem que você distribua seus assets através de endereços de distribuição ou hash de distribuição. Dessa forma, basta que você referencie em suas imagens esse endereço. Por exemplo, a GoCache permite que você utilize hash de distribuição em modo CNAME, gerando uma URL personalizada neste estilo – https://c111c64b7c69eef6.cdn.gocache.net/nome-da-sua-imagem.png
Endereços de distribuição são bem frequentes em plataformas de e-commerce ou em aplicações que por questões técnicas, preferem utilizar essa maneira de distribuição.
3 – Utilização de plugins para Magento e WordPress
Outra maneira de distribuir imagens por CDN é utilizando plugins especializados para Magento e WordPress. Trata-se de uma prática pouco recomendada, considerando que boa parte desses plugins são feitos fora do país e acabam distribuindo suas imagens por rotas longas e com bastante latência, porém, é notável que o esforço técnico para esse modelo de distribuição é muito baixo.
Caso você tenha qualquer dúvida sobre o uso de uma CDN para distribuir imagens, por favor, entre em contato. Será um prazer bater um papo, entender mais sobre sua demanda e recomendar a melhor prática para sua aplicação :)
A gestão de custos é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, especialmente quando esses…
As startups, impulsionadas por inovação e agilidade, navegam em um cenário digital vibrante, mas também…
A segurança cibernética é crucial para startups, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.…
O gerenciamento de vulnerabilidades é o processo de identificar, avaliar, tratar e relatar vulnerabilidades de…
O DNS Cache Poisoning, ou envenenamento de cache DNS, é uma forma de ataque cibernético…
O DNS hijacking é um ataque malicioso que envolve a alteração das configurações de DNS…