Links de qualidade VS Links de baixa qualidade: Qual a diferença?
Se você chegou até este artigo, certamente está em busca de entender um pouco mais sobre links de qualidade e links de baixa qualidade e como eles podem ajudar positivamente ou até mesmo, atrapalhar os resultados do seu site.
Para aprender mais sobre o tema, compartilhamos abaixo um artigo originalmente publicado pela Helen Pollitt no SEJ. Vamos lá?!
Qual é a diferença entre links de baixa e alta qualidade? Saiba onde procurar links de alta qualidade para o seu site e quais sites evitar. Como profissionais de SEO, passamos muito tempo atrás de links, frequentemente, eles são vistos como a forma mais poderosa de ranquear um site.
Mas nem todo link é criado da mesma forma.
Com o tempo, os mecanismos de pesquisa adaptaram os seus algoritmos para contabilizar os links de diferentes maneiras, restringindo o seu uso para determinar a adequação de uma página da web como resposta a uma consulta de pesquisa.
Como os motores de busca usam os links?
Os mecanismos de pesquisa usam links que apontam para uma página da web para descobrir a sua existência e também determinar informações sobre ela.
O Google menciona em sua documentação de ajuda: “O Google interpreta um link da página A para a página B como um voto da página A para a página B. Os votos lançados por páginas que são “importantes” têm mais peso e ajudam a tornar outras páginas “importantes”.
Já o Bing declara em sua Ajuda para webmasters e guia prático: “O Bing prefere ver links construídos organicamente. Basicamente, isso significa que os links são criados por pessoas com links para o seu conteúdo, porque elas encontram valor no seu conteúdo. Este é um sinal importante para um mecanismo de pesquisa, porque é visto como um voto de confiança no conteúdo.”
O que é valioso em um link?
Sabemos que o Google usa links como votos. Um link de um site bem conceituado terá mais influência do que um site menos conceituado.
Autoridade:
Isso geralmente é discutido como “autoridade”.
Muitas ferramentas de SEO tentarão atribuir uma métrica de autoridade a um site ou página da Web na tentativa de quantificar o valor de um link deles.
Uma página da Web com autoridade, com um link para a sua página da Web, pode ser um forte sinal de que ela é uma fonte confiável. Em essência, um site oficial é aquele considerado pelos mecanismos de pesquisa como uma fonte confiável de informações sobre um assunto – uma autoridade nele.
O Google, em parte, analisará os backlinks desse site para determinar a sua expertise e confiabilidade em um determinado assunto. Por exemplo, um site é considerado um especialista em design de interiores. Tem um link para um site menos conhecido sobre design de interiores.
O site de um especialista em design de interiores tem confiança suficiente no conteúdo do site menos conhecido a ponto de estar disposto a enviar os seus visitantes para lá. Essa é uma maneira boa e imparcial para os mecanismos de pesquisa determinarem a reputação de um site e a sua autoridade sobre um assunto.
Relevância:
Autoridade não é tudo, no entanto. Pense assim… você vai de férias para uma cidade que nunca visitou.
A quem você prefere pedir recomendações de restaurantes: seu amigo que mora na cidade ou um guia turístico de uma cidade a 5 horas de distância?
O seu amigo que mora na cidade provavelmente é uma fonte de informações mais relevante sobre os restaurantes da região do que o guia turístico que não atende aquela região. Você pode achar que um guia turístico tem mais conhecimento sobre bons restaurantes, mas não se não for a sua área de especialização. De maneira semelhante, os mecanismos de pesquisa compreenderão o valor de um site do seu setor com links para sua página da web.
Um site que analisa restaurantes será considerado uma fonte mais relevante de informações sobre restaurantes do que um grupo da comunidade local que saiu para um restaurante.
Ambos os sites podem ter uma página falando sobre o “melhor restaurante de sushi em Nova York”, mas o site de críticas de restaurantes será mais relevante para ajudar os mecanismos de pesquisa a determinar o que servir como uma resposta para “restaurante de sushi em Nova York”.
Autoridade e Relevância:
A melhor fonte de um link é um site considerado confiável e relevante para o seu negócio.
O que são links de baixa qualidade?
O Google tem diretrizes rígidas sobre o que é considerado um link de manipulação.
Se pensarmos em um link de qualidade como sendo relevante e confiável, então faz sentido que o link de qualidade mais baixa seja irrelevante e não oficial.
Esses tipos de links geralmente são fáceis de encontrar e podem ser criados pelo próprio usuário ou solicitados.
Por exemplo, um site que permite que qualquer pessoa envie um link provavelmente não terá um conteúdo altamente selecionado, o que o tornaria oficial.
O fato de que qualquer pessoa pode adicionar um link para o site significa que não é provável que seja particularmente relevante para um setor ou nicho.
Os links de um site como este, para o seu site, serão de baixa qualidade e geralmente inúteis.
Na melhor das hipóteses, esses links podem ter um pequeno impacto positivo nas suas classificações de busca, mas na pior, podem ser percebidos como parte de um esquema de links manipulativos.
Um pouco sobre links pagos:
Todos nós sabemos agora que pagar por links para ajudar na classificação vai contra as diretrizes da maioria dos grandes motores de busca.
Na melhor das hipóteses, o link não será identificado como tendo sido pago e você não receberá uma penalidade por ele.
No entanto, se o Google detectar que você adquiriu links de sites que vendem links, a página vinculada a ele pode ser penalizada.
Existem razões legítimas pelas quais os links podem ser colocados em sites mediante o pagamento de uma taxa.
É prática comum utilizar banners de propaganda e marketing de afiliados na internet, por exemplo.
Nesses casos, o Google recomenda que os webmasters declarem os links como patrocinados usando o atributo rel = ”sponsored”. Isso indica ao Googlebots que o link foi pago e não deve ser usado para calcular a PageRank.
Esses tipos de links têm seu próprio valor para o marketing e não devem ser descontados simplesmente porque não ajudam necessariamente nas classificações de pesquisa.
Um pouco sobre links nofollow:
Antes do Google introduzir o uso do atributo rel = ”sponsored”, ele e outros mecanismos de pesquisa usavam o atributo rel = ”nofollow”.
Colocar um atributo rel = ”nofollow” no HTML de um link mostra aos robôs de pesquisa que eles não devem ir para o destino desse link.
Isso é usado pelos editores para impedir que os mecanismos de pesquisa visitem a página e atribuam qualquer benefício do link.
Portanto, se uma página de alta qualidade vincular a sua página da web com um link que contiver um atributo rel = “nofollow”, você não verá nenhum benefício de classificação com esse link.
O Google anunciou recentemente que este atributo é uma dica e, portanto, pode ignorá-lo.
No geral, isso essencialmente torna um link “nofollow” inútil para fins de construção de links de SEO, já que o link equity não passará pelo link.
No entanto, se as pessoas estão seguindo o link e descobrindo a sua página da web, eu diria que não é inútil!
O que são link de alta qualidade?
Links de baixa qualidade geralmente são aqueles que são: Irrelevantes para ajudar os motores de busca a determinar a autoridade do seu site sobre um assunto. Ou realmente prejudiciais.
Os links de baixa qualidade de que estamos falando aqui são aqueles que você pode procurar, mas não estão beneficiando o seu site.
- Links de alta qualidade são o Santo Graal do link building.
- São os links que você exibe no canal “Team Wins” do Slack e no Twitter.
- Eles são difíceis de ganhar.
Também quero mostrar alguns links de “qualidade média”.
Esses são os tipos de links que podem ser obtidos, mas talvez não levem você tão longe quanto você gostaria.
Eles fazem parte de um perfil de backlink saudável, mas não valem todo o seu orçamento para marketing de conteúdo.
Baixa qualidade: Baixa Autoridade / Baixa Relevância
Os tipos de links que você provavelmente obterá de baixa qualidade e relevância são aqueles que não requerem nenhum esforço real para serem obtidos. Por exemplo, ao simplesmente buscar os links e solicitá-los ou, em alguns casos, adicionar o link você mesmo.
Diretórios abertos:
Esses sites de diretório são obviamente de baixa qualidade quando você os visita. Normalmente eles oferecem apenas um serviço – anuncie seu site aqui!
Você não precisa pagar por um link e todo mundo já se aproveitou disso.
Haverá links de sites de todos os tipos de indústrias com muito pouca razão para a existência desse diretório.
Observe, entretanto, que existem diretórios de empresas locais confiáveis que podem ajudar a verificar o endereço físico e os detalhes de contato da sua empresa – o Yelp, por exemplo.
Essas listagens são úteis para citações locais, mas é improvável que realmente ajudem a impulsionar as classificações do seu site.
A diferença entre diretórios locais confiáveis e diretórios abertos genéricos é bastante óbvia quando você os visita.
Links de comentários:
Os blogs de anúncios em fóruns podem ser muito relevantes para um determinado setor. No entanto, devido à facilidade com que qualquer pessoa pode adicionar conteúdo a uma página de fórum ou comentários de blog, quaisquer links nesse conteúdo gerado pelo usuário geralmente são descontados pelos mecanismos de pesquisa.
Na história recente do SEO, comentários de blogs e fóruns eram alvos fáceis para inserir um link para um site.
Os motores de busca ficaram sabendo disso e começaram a desvalorizar esses links.
Junto com o atributo rel = ”sponsored”, o Google lançou rel = ”ugc”.
Essa é uma forma de os webmasters indicarem que os links em seus fóruns são gerados por usuários.
Baixa Qualidade: Baixo Esforço e No Follow
Postagens de mídia social:
A maioria dos grandes sites de mídia social usará tags “no follow” neles. No entanto, o Google disse recentemente que as tags “nofollow” seriam tomadas como dicas ao invés de concretamente respeitadas.
Apesar disso, os sites de mídia social não são o lugar certo para procurar backlinks para ajudar na sua classificação.
Embora os próprios sites de mídia social sejam frequentemente confiáveis, eles estão cheios de conteúdo não confiável.
As empresas podem configurar as suas próprias páginas de mídia social com links para os seus sites. Elas podem falar sobre os seus sites em seus posts e esses links não são imparciais. Devido a isso, eles são amplamente ignorados pelos motores de busca.
Qualidade média: Baixa Autoridade, mas de Alta Relevância
Blogs de Pequenas indústrias:
A maioria dos setores tem uma proliferação de blogs. Sites administrados por empresas ou indivíduos que desejam compartilhar seus conhecimentos e construir seu perfil.
Existem alguns blogs de nicho altamente relevantes que podem não ser bem conhecidos o suficiente para obter os seus próprios backlinks para impulsionar as métricas de autoridade.
Eles são, no entanto, cheios de conteúdo decente e muito relevantes para o site que você está tentando desenvolver.
Os redatores de blogs de pequenas indústrias costumam ser menos sobrecarregados com solicitações para compartilhar conteúdo e adicionar links do que os mais conhecidos.
Eles estão, no entanto, interessados em escrever e construir uma comunidade.
Um blog menor apresentando o seu site ainda é um bom reforço da sua relevância para o setor e isso pode ajudar enormemente a mostrar a sua relevância para os tópicos de pesquisa associados a esse setor.
Marcas de pequenas indústrias:
Haverá algumas marcas básicas no seu setor que não são necessariamente concorrentes, mas estão tangencialmente relacionadas. Pense nos fabricantes de papel para a sua loja de suprimentos de escritório, por exemplo.
Um link do fabricante do papel mostrando a sua loja como seu distribuidor pode ajudar a mostrar a sua autoridade no setor.
Qualidade média: Autoridade Média e Média Baixa Relevância
Sites locais de notícias:
Seu site de notícias local pode relatar qualquer coisa que tenha a ver com a sua comunidade, ou eles podem ser mais criteriosos.
Independentemente disso, fazer algo considerado interessante localmente pode fazer com que você seja apresentado com muito mais facilidade do que em um site de notícias nacional.
Esses são links especialmente bons se você estiver tentando impulsionar os seus esforços locais de SEO.
Um link de um site conhecido como fonte de informações locais confiáveis pode ajudar os mecanismos de pesquisa a ver a sua relevância para essa área física.
Alta Qualidade: Alta Autoridade, mas Média / Baixa Relevância
Alguns sites são extremamente confiáveis e difíceis de obter links. Eles tendem a ser benéficos para os seus esforços de SEO.
Esses tipos de links podem não ser altamente relevantes, no entanto.
Embora você veja um benefício na sua visibilidade de pesquisa, isso pode não ajudar a solidificar a sua relevância para tópicos específicos.
Sites de notícias nacionais:
Existem alguns jornais nacionais e internacionais com sites de autoridade extremamente elevada. Um link desses sites vale o esforço. No entanto, os jornalistas são inundados com centenas de comunicados à imprensa e ideias para artigos todos os dias.
Pode ser extremamente difícil obter destaque, especialmente com um link.
A melhor maneira de obter cobertura em um jornal nacional é fazer algo digno de nota.
Trazer isso para a atenção dos jornalistas do site pode ajudá-lo a ter cobertura, esperançosamente com um link para o seu site.
Alta qualidade: Autoridade Média, mas de Alta Relevância
Blogs da grande indústria:
É para esse site que todos na indústria vão para obter as suas notícias, os seus amigos e familiares podem não ter ouvido falar dele, mas os seus colegas definitivamente sim.
É provável que seja um site de autoridade média de acordo com as métricas de autoridade, mas é um líder no seu setor. Também é muito relevante para o site que você está promovendo. Um link de um site como este é muito útil para mostrar a expertise do seu site.
Alta Qualidade: Alta Autoridade e Alta Relevância
Grandes marcas da indústria:
Esses são nomes familiares, as empresas que todos no seu setor (e possivelmente as suas famílias) conhecem.
Esses links provavelmente são de média a alta autoridade de acordo com as ferramentas, mas definitivamente são líderes no seu setor.
Se você estiver vinculado como fornecedor ou distribuidor, ou mesmo apenas mencionado em uma análise favorável, provavelmente verá o benefício da classificação.
Conclusão:
Um perfil de link amplo e variado é bom para o SEO. Se você está procurando ativamente aumentar os links para o seu site de maneira orgânica, é fundamental que saiba como gerar links de alta qualidade.
Não perca seu tempo procurando links fáceis em sites não relacionados e de baixa qualidade.
Em vez disso, concentre a sua energia e orçamento na criação de conteúdo verdadeiramente interessante e em trazê-lo à atenção de editores confiáveis e relevantes.
Gostou do artigo? Confira na integra através do link abaixo:
Fonte: https://www.searchenginejournal.com/high-quality-links-vs-low-quality-links/393125/