Como descobrir o tráfego de um site
O tráfego de um site é o número de pessoas que visitam o site ao mesmo tempo. O tráfego geralmente é medido em “sessões”. Uma sessão envolverá a visualização de uma ou várias páginas do usuário em um determinado período de tempo, e alguns visitantes podem retornar ao seu site para várias sessões antes de ir em frente e comprar um produto ou perguntar sobre um serviço.
Qualquer que seja o setor em que você atue, seja varejo, contabilidade, construção ou algo totalmente diferente, o site da sua empresa provavelmente desempenha um papel significativo na sua estratégia de marketing digital. De acordo com o Office for National Statistics, 89% dos adultos na Grã-Bretanha usaram a Internet pelo menos uma vez por semana em 2018. Quase todas as pessoas de 16 a 24 (95%) e 25 a 34 anos (96%) compram regularmente online, enquanto o número de “surfistas prateados” – maiores de 65 anos – que compram pela internet, aumentou de 16% em 2008 para 48% em 2018.
As pessoas usam a internet em todas as etapas do percurso de um comprador, desde a fase de Conscientização, onde a intenção é reunir pesquisas, até a fase de decisão, em que o consumidor está avaliando os preços e perto de fazer a compra. Mesmo que você não venda produtos ou serviços online, o seu site é uma ferramenta importante para aumentar o conhecimento da marca, estabelecer as suas credenciais e movimentar as pessoas no funil de vendas, mesmo que a venda ocorra em uma loja, em uma reunião em um restaurante chique ou no seu escritório.
Avaliar o desempenho dos sites dos concorrentes é uma arma vital no seu arsenal, que ajuda você a desenvolver ideias para melhorar o seu site. Quer o objetivo do seu site seja gerar vendas ou leads diretamente ou melhorar o reconhecimento da marca, é crucial entender onde o público-alvo passa o seu tempo online e o que o motiva a realizar uma conversão. Ao comparar o seu site com os seus concorrentes, os proprietários de negócios podem obter informações valiosas sobre a sua posição no mercado e identificar oportunidades potenciais de desenvolvimento e crescimento.
A análise da concorrência deve fazer parte da sua estratégia de marketing contínua. Use-a para garantir que o desempenho do seu site esteja de acordo com os padrões do setor e identifique áreas onde você pode superar os concorrentes. Suas páginas principais têm uma taxa de rejeição mais alta do que a média de sites semelhantes? Tente alterar ou reposicionar suas Calls to Action (CTAs). Os concorrentes estão produzindo conteúdo de baixa qualidade e pouco frequente? Faça do seu blog o guia de referência para os consumidores que buscam ajuda e liderança inovadora no setor. Monitorar a quantidade de tráfego que os sites dos seus concorrentes obtêm é essencial para o sucesso do seu site.
Neste guia, discutiremos:
- Como verificar o tráfego do site dos seus concorrentes
- Como verificar o tráfego de um concorrente usando ferramentas gratuitas
- Como verificar o tráfego de um concorrente usando ferramentas pagas
Como verificar o tráfego do site dos seus concorrentes
Etapa 1. Identifique os seus concorrentes
Você já pode ter uma ideia dos seus concorrentes, especialmente se você atende uma área específica (por exemplo, como um empreiteiro, você provavelmente tem uma ideia da concorrência que reside perto de você). Caso contrário, o Google é um bom ponto de partida para procurar identificar concorrentes online, e você pode até encontrar concorrentes que tem base em outro lugar, mas atendem a sua localidade. Pesquisar o seu produto ou serviço retornará uma lista de concorrentes que estão perseguindo o mesmo público (se você atende indivíduos em um local específico, como por exemplo se você for um “dentista em São Paulo”, não se esqueça de adicionar o local ao procurar). Use o modo “anônimo” do Google para evitar distorcer os resultados do seu histórico de pesquisa. Se você é uma empresa baseada em serviços ou de comércio eletrônico que visa pessoas em todo o país, ou mesmo no mundo todo, você pode precisar se especializar no que você oferece – isso não apenas evitará a sobrecarga de ter uma longa lista de concorrentes para pesquisar, mas também permitirá que você obtenha insights mais valiosos da sua pesquisa sobre os concorrentes.
Depois de esgotar a pesquisa do Google, explore as plataformas de mídia social mais populares no seu setor. Se você vende produtos aos consumidores, o Facebook e o Instagram provavelmente serão grandes prioridades, enquanto as empresas baseadas em serviços e B2B podem tirar mais proveito do Twitter e do LinkedIn. Pesquise termos-chave, tópicos de tendência, notícias e quaisquer hashtags relevantes da indústria para identificar concorrentes em potencial.
Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas que podem ajudar as empresas a identificar os seus concorrentes. Elas podem ser especialmente úteis para encontrar startups que podem não estar no seu radar ainda, mas têm potencial para escalar ou estão fazendo algo inovador que pode criar ondas no seu setor. Confira as seções abaixo sobre como usar ferramentas gratuitas e pagas para monitorar o tráfego dos concorrentes.
Etapa 2. Categorizar os seus concorrentes
Mesmo uma pesquisa superficial no Google, de uma área restrita do seu setor, provavelmente retornará uma longa lista de concorrentes em potencial. Para tornar a análise da concorrência viável e valiosa, categorize todas as empresas identificadas em termos do nível de concorrência que representam. Elas são um concorrente direto com uma oferta semelhante a você e visando o mesmo público ou têm apenas um ou dois produtos que se sobrepõem e um público-alvo muito diferente? Essas empresas são de pequena escala com um orçamento modesto para marketing ou são gigantes da indústria, renomadas, executando campanhas de milhões de dólares?
Categorizar os seus concorrentes permitirá que você priorize efetivamente o seu tempo de pesquisa. Isso também colocará os seus resultados em contexto e o ajudará a colher insights das suas descobertas de forma eficaz, ao mesmo tempo que o ajudará a definir metas realistas para superá-los.
Etapa 3. Analise os sites dos concorrentes
Dê uma olhada nos sites dos concorrentes para avaliar o seu desempenho e obter algumas novas ideias. Desenvolver a prática de revisar sites concorrentes agora é importante para avaliar porque eles podem estar obtendo uma parcela maior de tráfego, mas isso não é tudo. O quanto de tráfego um site recebe não é tão importante quanto o que ele faz com esse tráfego – o site converte-o de forma eficaz? Ser capaz de identificar os elementos de conversão de um website permitirá que você os cruze com os seus próprios e implemente aqueles que provarem ser bem-sucedidos. Vamos ver desta forma: a conversão de 10% de 100 visitantes dá a você os mesmos resultados que a conversão de 1% de 1.000 visitantes, enquanto exige que você faça menos para direcionar o tráfego para o seu site. Agora, imagine manter a mesma taxa de conversão conforme você escala o seu tráfego – logo se torna aparente que revisar os sites dos seus concorrentes para ver onde você pode melhorar, pode resultar em ganhos significativos para a sua empresa
Portanto, ao avaliar os seus concorrentes, o que você deve procurar? Em primeiro lugar, considere o quão eficaz é a página inicial – quais as primeiras impressões que você obtém? Esta é a página na qual a maioria do tráfego do site chegará, portanto, é importante considerar o quão fácil é navegar e encontrar o que o seu cliente-alvo pode estar procurando. O site carrega rapidamente e é fácil entrar em contato em caso de qualquer dúvida? Observe também onde as suas calls to action estão posicionadas e a linguagem que usam: há uma CTA clara acima da dobra (a área da página que aparece antes de o usuário rolar para baixo) e a mensagem é específica e atraente (“Mostre-me como melhorar o engajamento no meu negócio”) ou genérica (“Assine o boletim informativo”)? Veja também outras páginas importantes do site: as suas páginas de produtos ou serviços incluem muitas informações e imagens que mostram aos usuários o que eles receberão? O texto do site destaca e aborda com eficácia quaisquer objeções comuns que um visitante possa ter, ou ele as encobre (ou nem as mencionam!), deixando margem para dúvidas?
Colocar-se no lugar do cliente perfeito e analisar os pontos fortes e fracos dos sites concorrentes é uma ótima maneira de entender o que eles procuram. Estabeleça a missão de comprar um produto específico e faça anotações sobre a sua experiência. Existem sinais de confiança que deixariam o seu cliente-alvo à vontade? Aprender como os concorrentes estão se posicionando no mercado pode ajudar a definir a sua estratégia. Assine boletins informativos, acompanhe as suas contas de mídia social e faça com que seja normal e natural a prática de ouvir os seus concorrentes, para que você fique um passo à frente.
Etapa 4. Monitore as contas de mídia social do concorrente
De acordo com o Global Digital Report 2019 da Smart Insight, há 3,5 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, o que representa um aumento de 9% ano a ano. Não é novidade que as empresas estão usando cada vez mais as plataformas de mídia social como parte das suas estratégias de marketing digital.
Monitorar as contas de mídia social dos concorrentes é um método totalmente gratuito de avaliação das estratégias de marketing dos concorrentes. Analise a presença dos seus concorrentes nas mídias sociais. Eles distribuem os seus esforços igualmente ou estão se concentrando em uma ou duas plataformas? Como eles usam as menções à marca e que tipo de conteúdo estão postando? Eles têm um bom número de seguidores e alto engajamento, e o conteúdo com curadoria ou material promocional recebe mais curtidas? Use a sua avaliação do desempenho dos seus concorrentes para planejar a sua estratégia de mídia social. O conteúdo visual está recebendo muitas curtidas e o conteúdo de texto não tem um desempenho tão bom? Isso revela o que o público-alvo está procurando. Vá há uma camada mais profunda – as postagens de vídeo estão causando agitação e criando uma conversa enquanto os infográficos são amplamente ignorados? Muitas empresas direcionam uma porcentagem significativa do tráfego para os seus sites por meio da mídia social, portanto, entender com quais tipos de conteúdo o seu público já está engajado é o primeiro passo para obter uma parcela desse tráfego para você mesmo.
Etapa 5. Analisar o tráfego da web dos concorrentes
Analisar sites e plataformas de mídia social ajuda a construir uma imagem de onde o tráfego do site dos concorrentes está vindo e como eles estão engajando esse tráfego, mas dados e estatísticas são necessários para completar o quadro.
Existem inúmeras ferramentas gratuitas disponíveis que podem fornecer estatísticas detalhadas sobre sites concorrentes, incluindo o número de visitantes e as palavras-chave de primeira linha que estão direcionando o tráfego para lá. Adicione isso à pesquisa que você concluiu nas etapas de um a quatro para avaliar o que funciona no seu setor, juntamente com o porquê e como, e você pode usar esta imagem abrangente para impulsionar o tráfego para o seu site.
Como verificar o tráfego de um concorrente usando ferramentas gratuitas
Existem muitas ferramentas gratuitas que você pode usar para monitorar o tráfego de um concorrente, e novas ferramentas estão aparecendo o tempo todo. Com a crescente importância e sofisticação da pesquisa, há muitos fatores que você pode levar em consideração ao analisar o desempenho de um concorrente. Cada ferramenta oferece algo diferente, portanto, é uma boa ideia comparar e contrastar os resultados usando uma variedade de ferramentas. É importante observar que você não obterá o número exato de tráfego para o site de um concorrente – apenas o acesso à conta do Google Analytics dele fornecerá esses insights interessantes – mas usar as estimativas de uma variedade de ferramentas, fornecerá dados suficientes para fazer decisões educadas. Algumas ferramentas gratuitas limitam o uso após um certo número de pesquisas ou incluem apenas recursos básicos,
1. SimilarWeb
SimilarWeb é uma ferramenta de análise do concorrente que permite aos usuários executar relatórios em qualquer URL. Insira o nome de um concorrente na barra de pesquisa e o SimilarWeb pesquisará a sua enorme variedade de fontes de dados para retornar informações como o número médio de visitas, duração média da visita (quanto tempo os visitantes passam no site), taxa de rejeição (a porcentagem de usuários que saem do site sem realizar uma ação) e muito mais. Essa ferramenta pode fornecer informações sobre as estratégias online do concorrente e facilitar um melhor entendimento da jornada do cliente.
Se você executa vários concorrentes e um deles mostra um tempo no site superior à média ou uma taxa de rejeição inferior à média, essas métricas indicam que os visitantes estão encontrando valor e que o site está atendendo às necessidades do usuário. Use o seu conhecimento da etapa três para identificar o porquê e considerar como você pode implementar elementos semelhantes no seu próprio site para melhorar o desempenho.
Um dos melhores recursos dessa ferramenta é a lista de sites semelhantes fornecida no relatório. Isso pode ajudar as empresas a identificar concorrentes anteriormente desconhecidos, que podem preencher um nicho específico que você perdeu durante a sua pesquisa inicial sobre concorrentes.
A versão gratuita limita o número de resultados por métrica e a quantidade de tráfego da web e móvel. Atualizar para uma conta paga fornece acesso a resultados ilimitados, mais dados e uma série de recursos avançados.
2. Google Alerts
É rápido e fácil se inscrever para receber Google Alerts com uma conta existente do Google. Digite o nome de um concorrente na caixa de pesquisa e clique em “criar alerta”. Sempre que esse concorrente for mencionado online, você receberá uma notificação por e-mail no endereço do Gmail com o qual se inscreveu.
Essa é uma ótima maneira de monitorar os backlinks e as menções sociais dos concorrentes. Use essas informações para informar as suas atividades de divulgação de RP e campanhas de mídia social – saber de onde os concorrentes estão ganhando backlinks pode lhe dar ideias para a sua própria campanha. Você também pode ir mais longe e configurar alertas para as suas palavras-chave mais importantes, o que pode ser uma maneira útil de identificar empresas que competem no mesmo mercado e escolher tópicos nos quais você pode pegar carona, oferecendo a opinião exclusiva da sua empresa.
3. Moz
Moz é um dos nomes mais conhecidos no mundo do marketing online e SEO. A plataforma online da Moz oferece uma gama de ferramentas de SEO gratuitas que você pode usar para ficar de olho no tráfego dos concorrentes.
Use a ferramenta Keyword Explorer para identificar o conteúdo de melhor desempenho para palavras-chave alvo. Isso pode ajudá-lo a identificar concorrentes e destacar oportunidades para superá-los, produzindo conteúdo de alta qualidade. O desempenho de palavras-chave é um bom indicador da posição de um concorrente no mercado.
Insira a URL de um concorrente na ferramenta Link Explorer do Moz para visualizar um relatório dos seus backlinks, palavras-chave de primeira linha e uma lista de outros sites que visam os mesmos termos. Use esses relatórios para obter uma melhor compreensão das estratégias de marketing online dos concorrentes, fontes de tráfego e palavras-chave alvo.
4. Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner (Planejador de palavras-chave do Google) permite que os usuários monitorem o desempenho dos seus sites para palavras-chave. Também é uma ótima ferramenta para análise de concorrentes e é totalmente gratuita para todos os titulares de contas do Google. Haverá vários convites para configurar uma campanha do Google Ads ao fazer login pela primeira vez, mas isso não é obrigatório.
Insira o URL de um concorrente para receber centenas de sugestões de palavras-chave com base na sua atividade online. Isso dá uma boa visão da estratégia de um concorrente e pode fornecer algumas ideias novas para o seu negócio.
Como verificar o tráfego de um concorrente usando ferramentas pagas
As ferramentas pagas geralmente oferecem dados de nível muito mais alto e mais precisos, e recursos mais avançados do que as ferramentas gratuitas. Os limites de uso também são mais generosos, o que significa não ficar sem créditos de pesquisa no meio do mês ou planejar cuidadosamente o que pesquisar com antecedência para evitar atingir o limite diário. Algumas ferramentas só podem ser acessadas por meio de uma assinatura paga, embora muitas ofereçam uma avaliação gratuita e um sistema de pagamento em camadas, permitindo que as empresas experimentem antes de comprar e escolham um pacote que melhor atenda às suas necessidades e orçamento.
1. Alexa
Embora algumas informações possam ser acessadas com uma conta gratuita, muitos dos dados valiosos disponíveis por meio do Alexa, da Amazon, são acessíveis apenas para aqueles com uma conta paga. Esta ferramenta é projetada principalmente para análise de tráfego da web e mantém dados de mais de 30 milhões de sites.
Insira o URL de um concorrente na barra de pesquisa para obter um relatório contendo o “Alexa Rank”, uma medida da popularidade do site com base no tráfego mensal. Os relatórios também incluem fontes de tráfego, pesquisas mensais, uso de palavras-chave, comparações de sites e muito mais.
Alexa permite que as empresas comparem o seu desempenho com os concorrentes e descubram ideias para melhorar o desempenho.
2. Ahrefs
Ahrefs é uma das ferramentas pagas mais estabelecidas e bem avaliadas para SEO e análise de concorrentes. Existem vários recursos no Ahrefs, incluindo uma análise competitiva que permite comparar até cinco domínios de uma vez e obter uma imagem holística dos perfis de backlink e crescimento ao longo do tempo.
Use a ferramenta Organic Research Report para descobrir quais palavras-chave os concorrentes estão classificando nos resultados da pesquisa orgânica. O Ahrefs também mostra o volume de pesquisa de cada palavra-chave e a porcentagem de tráfego que clica em um site a partir da pesquisa. Use a ferramenta Content Gap para destacar as palavras-chave que um concorrente está classificando e que você não está. Juntas, essas ferramentas fornecem dados valiosos para planejar a sua estratégia de marketing e direcionar as palavras-chave mais competitivas e lucrativas no seu setor.
3. Buzzsumo
Existem quatro planos de preços diferentes para o Buzzsumo. É possível usar a plataforma gratuitamente, mas os recursos são limitados e você ficará limitado a um determinado número de resultados e pesquisas diárias.
Pesquise uma palavra-chave ou URL concorrente e o Buzzsumo retornará uma lista do conteúdo mais popular nas redes sociais. Ao monitorar contas de mídia social de concorrentes, essa ferramenta ajuda a identificar o conteúdo que tem um bom desempenho em termos de participação social e engajamento.
Configure um alerta para todos os concorrentes que obtiverem engajamento significativo e você receberá uma notificação quando eles publicarem novo conteúdo. Use os relatórios de desempenho de conteúdo do concorrente para uma visão mais detalhada das áreas de sucesso, incluindo as redes mais populares, o tempo de postagem e muito mais.
4. SEMrush
SEMrush é descrito como um “kit de ferramentas de marketing tudo-em-um” e certamente fornece um arsenal de análise impressionante para assinantes pagos.
Sua ferramenta de análise de tráfego mostra a origem do tráfego para o site e o nível de envolvimento do visitante com o site. A Visão Geral do Domínio (Domain Overview) fornece um relatório sobre qualquer URL e contém quase todos os dados que você poderia desejar sobre um concorrente, incluindo seus backlinks, anúncios gráficos e muito mais. Em particular, você vai querer dar uma olhada em suas palavras-chave de pesquisa paga – esses são termos que os seus concorrentes estão pagando para classificar, indicando que há intenção de pesquisa e que são palavras-chave altamente viáveis comercialmente. Se você conseguir uma classificação orgânica para esses termos, poderá atrair tráfego para o seu site sem gastar dinheiro em campanhas de pagamento por clique (PPC). Por fim, a Visão Geral do Domínio fornece uma visão rápida dos pontos fortes e fracos de um site.
Seus muitos recursos são dignos de um post em um blog, mas outras ferramentas vitais de pesquisa de concorrentes incluem o Social Media Tracker, que monitora concorrentes no Facebook, Twitter e muito mais; Brand Monitoring, que vasculha a internet em busca de menções orgânicas da marca dos seus concorrentes (ao contrário dos Alertas do Google, ele fornecerá dados históricos, em vez de menções apenas a partir do momento em que você se inscreve), e Post Tracking, que permite comparar o desempenho do seu conteúdo com o de um concorrente. Este é um software muito sofisticado que permitirá que você explore o tráfego e o desempenho de um concorrente ao enésimo grau.
Referencia: https://exposureninja.com/blog/how-much-traffic-website-gets/