Estratégias para reduzir custos com cloud
Conforme a adoção da nuvem continua a aumentar, também aumentam as preocupações com o gerenciamento de custos na nuvem.
A computação em nuvem oferece benefícios significativos para as empresas, mas deve ser gerenciada para aproveitar ao máximo as economias de custo. Em uma pesquisa com mais de 700 profissionais de TI, 64% relataram que otimizar o uso da nuvem para economizar dinheiro era sua principal prioridade para o ano seguinte.
À medida que as empresas migram para a computação em nuvem, muitas sofrem um choque quando expandem os serviços.
Ter uma estratégia de otimização de custos na nuvem em vigor é fundamental. A sua estratégia de nuvem precisa priorizar os custos, e o seu plano deve reunir todos os aspectos da computação em nuvem para obter o melhor retorno para o seu investimento. Abaixo estão algumas estratégias para ajudar com o gerenciamento de custos na nuvem
5 maneira de reduzir seus custos na nuvem
1. Redimensionar seu ambiente para o que você precisa
Uma das principais vantagens da computação em nuvem é a capacidade de aumentar ou diminuir de acordo com as exigências dos negócios. Basta comprar o que você precisa e provisionar mais quando as coisas mudarem. Isso evita que você gaste capital inicial para comprar uma capacidade que você pode não precisar no futuro. Não cometa o mesmo erro nas suas implantações na nuvem, comprando capacidade em excesso quando é tão fácil aumentar depois.
O objetivo geral é atingir o desempenho máximo com os custos mais baixos possíveis, mantendo as configurações ideais de computação, armazenamento e rede. Deixar de dimensionar ou redimensionar os seus compromissos de nuvem regularmente, pode levar rapidamente a custos crescentes.
É um equilíbrio delicado para maximizar a carga de trabalho sem gastos excessivos. Reveja regularmente as suas necessidades e redimensione conforme apropriado.
2. Utilizar estratégias de automação
Aproveite as vantagens da automação em nuvem que instalará, configurará e gerenciará os seus serviços de computação sempre que possível. A automatização de tarefas como backup e armazenamento, segurança e conformidade, implantação de código, definições e configurações pode reduzir a quantidade de intervenção humana necessária. Isso reduz os erros manuais e permite que a sua equipe de TI se concentre em atividades de negócios estratégicos de alto nível.
A alocação dinâmica de recursos pode ajudar a equilibrar as cargas para evitar a superutilização. Varreduras de segurança automatizadas podem verificar possíveis violações de segurança. A orquestração da nuvem pode configurar os recursos para combinar fluxos de trabalho automatizados em um único processo que é executado automaticamente.
3. Programando seu trabalho e suas cargas
Se a sua empresa não conduz negócios durante a noite ou nos fins de semana, você provavelmente não precisaria contratar funcionários para trabalhar no escritório. Se você fizesse isso, a sua folha de pagamento aumentaria sem nenhuma razão comercial sólida.
Você pode estar fazendo o mesmo com a sua computação em nuvem se não estiver agendando os seus recursos. Você pode configurar programações para iniciar e parar, dependendo das cargas de trabalho e horas de trabalho. Se ninguém vai usar os recursos, não há razão para mantê-los ativos e pagar por eles.
Também pode-se aplicar essa estratégia de nuvem a projetos e implantações. Certos recursos podem precisar estar ativos apenas por períodos específicos de tempo.
4. Revisando seu uso constantemente
O painel e a análise do seu provedor de computação em nuvem podem fornecer um ponto de partida para otimizar os seus custos. Procure sinais óbvios de subutilização. Você também pode usar uma Cloud Management Platform (CMP) para examinar a modelagem de custos detalhada e obter relatórios mais granulares.
Os recursos em uso constante são bons candidatos para planos de RIs e de uso comprometido. Isso pode reduzir os custos quando você sabe que precisará da capacidade.
5. Remover itens obsoletos e não usados
Pense no disco rígido do seu próprio computador. É tão fácil armazenar as coisas que você provavelmente tem muitos arquivos armazenados que não precisará novamente. O data center em nuvem da sua empresa provavelmente também contém muitos dados desnecessários. Já que você está pagando pela capacidade, você deve tornar constante o processo de aparar ou preterir os seus dados à medida que eles se tornarem obsoletos.
Você também deve verificar se há instâncias, volumes ou contêineres órfãos que não estão mais sendo usados para os projetos atuais. Elastic Load Balancers (ELBs) podem ajudar a distribuir as cargas de trabalho e tráfego, mas você paga por isso quer o use ou não. Se você não tiver instâncias associadas ao seu ELB, exclua-o. O mesmo vale para IPs não associados e imagens de máquina que não estão mais sendo usadas.
Tenha cuidado ao excluir itens, pois eles podem não ser recuperáveis em uma data futura.
Estratégia para otimização de custos em nuvem
Quando se trata de computação em nuvem, os usuários citam a implantação mais rápida, facilidade de atualização, custo total de propriedade, custos de suporte de TI mais baixos e custos iniciais mais baixos como os principais benefícios. Custos de segurança da Internet, gerenciamento de identidade, gerenciamento de TI, manutenção e migração de dados podem aumentar a sua conta.
Quando se trata de custos e planejamento de nuvem, certifique-se de que a sua estratégia de nuvem inclua monitoramento regular, automação, programação e redimensionamento. Embora a economia de custos nunca deva prejudicar a sua capacidade de lidar com as necessidades de negócios, otimizar os seus sistemas pode economizar dinheiro e aumentar a sua eficiência.
Como uma CDN pode te ajudar a reduzir custos com nuvem?
Estratégias de cache dinâmico (html, json..) podem ajudar a trazer mais escalabilidade para sua operação, reduzindo uso de máquina e memória, permitindo que você reduza seus custos com máquinas em sua núvem. Além disso, também existe a perspectiva de redução de custos com data transfer out (uso de banda), principalmente em cenários onde existe grande fluxo de tráfego. Conheça mais sobre CDN aqui.
Referencia: https://voleer.com/blog/2019/9/17/reduce-your-cloud-costs-with-these-5-strategies