O que é VPS? Saiba tudo sobre servidores privados
VPS significa “servidor privado virtual”. É uma máquina virtual ou contêiner, o que significa que você não controla um servidor físico dedicado. Isso é realizado com um software hipervisor tipo 1 ou 2 (por exemplo, Virtuozzo ou VirtualBox, respectivamente), que divide um servidor físico em dezenas, ou mesmo centenas, de servidores virtuais. Cada servidor virtual pode executar o seu próprio sistema operacional e é alocado em uma determinada parte dos recursos de memória e armazenamento do servidor físico. Você tem a maioria dos mesmos recursos de um servidor dedicado, excluindo a capacidade de modificar o kernel. Cada VPS hospeda os seus próprios arquivos, bancos de dados e configurações.
Se você está tendo problemas para imaginar como isso funciona, pense em casas geminadas. Existe uma estrutura física geral que é dividida em unidades separadas. Embora os residentes tecnicamente habitem e administrem as suas próprias áreas, nenhum deles tem acesso aos pertences pessoais ou ao espaço de vida de outra pessoa. Nas moradias geminadas, há coisas que têm de ser partilhadas, como o espaço de estacionamento. O mesmo vale para um VPS. Os seus dados são seus para configurar, mas alguns recursos são compartilhados com outros ou restritos para acomodar outros dentro do servidor físico.
Tipos de Hospedagem VPS
Você pode ter visto diferentes termos do produto VPS durante a sua pesquisa:
- Cloud VPS
- Servidor em Nuvem
- VPS gerenciado
- VPS autogerenciado
- VPS não gerenciado
- VPS de alta disponibilidade
Embora cada um dos seis termos possa parecer produtos diferentes, há apenas dois neste caso: gerenciado ou não gerenciado.
Hospedagem VPS Gerenciada
Um VPS gerenciado, às vezes enfatizado como VPS “totalmente” gerenciado, usa software de administração de servidor pré-instalado em um sistema operacional predeterminado. Geralmente é WHM e cPanel, o software de administração de sistema (sysadmin) mais popular, em um servidor CentOS. Isso às vezes é chamado de Hospedagem cPanel VPS. Mas existem empresas de hospedagem web Linux que usam Plesk, DirectAdmin ou Virtualizor.
Independentemente do sistema operacional subjacente e do software sysadmin, as responsabilidades de gerenciamento e manutenção do servidor central são do provedor de hospedagem, incluindo:
- Suporte técnico
- Monitoramento de servidor
- Proteção contra malware
- Proteção contra negação de serviço (DoS)
- Vetted OS e atualizações de software sysadmin
A maioria das empresas oferece suporte por e-mail, chat ao vivo ou chamada telefônica. Se você tiver um problema que afeta o desempenho do servidor, entre em contato com a empresa de hospedagem para obter assistência técnica.
Hospedagem VPS não gerenciada (nuvem)
Os outros quatro termos da lista mencionada significam a mesma coisa – não há software pré-instalado para gerenciar o VPS. Ele não é gerenciado. O VPS não se restringe a um único aplicativo e sistema operacional. Às vezes, é chamado de servidor em nuvem porque é simples e flexível. Normalmente, você terá a opção de re-sistema operacional do servidor entre pelo menos os últimos lançamentos CentOS, Debian e Ubuntu de suporte de longo prazo (LTS).
As tarefas principais de gerenciamento do servidor agora são de sua responsabilidade. Mas seu servidor requer menos recursos para provisionar e manter. Portanto, os servidores em nuvem geralmente custam muito menos do que os planos de hospedagem VPS gerenciados, que incluem licenças para software corporativo, como o cPanel.
Requer habilidades avançadas em:
- Interface de linha de comando do Linux (Linux Command-line interface – CLI)
- Secure Shell (SSH)
- Informações de segurança e gerenciamento de eventos (Security information and event management – SIEM)
- Gerenciamento de software de servidor Web (por exemplo, Apache, Nginx, Lighttpd)
- Recuperação de desastres (Disaster Recovery – DR), especificamente gerenciamento de backup e snapshot.
Por esses motivos, geralmente é recomendado apenas para usuários capazes e dispostos a resolver quaisquer problemas considerados específicos do seu VPS. Dito isso, ele permite maior customização e controle sobre o sistema e é frequentemente preferido por desenvolvedores web e administradores de sistemas experientes.
Vantagens da hospedagem VPS
Para muitas pessoas, a vantagem número um de um VPS é que ele oferece muitas das funcionalidades de um servidor dedicado, por apenas uma fração do custo. Ele também oferece mais estabilidade do que um servidor compartilhado, pois você não precisa compartilhar recursos com outras empresas hospedadas no mesmo servidor.
Mas também oferece mais flexibilidade porque você pode personalizá-los muito mais. Com um servidor compartilhado, os sites são gerenciados pela empresa de hospedagem e você tem entrada, mas não muito controle prático real. Com um VPS, você pode ter tanto controle quanto necessário.
Vamos comparar VPS gerenciado, hospedagem compartilhada e hospedagem na web dedicada.
VPS vs. Hospedagem Compartilhada
A hospedagem compartilhada e a hospedagem VPS são semelhantes em alguns aspectos. Ambas requerem o compartilhamento de uma máquina física e seus recursos com outros usuários. Você se lembra da nossa comparação da hospedagem VPS com uma casa geminada? Pense na hospedagem compartilhada na web como um apartamento, e você tem colegas de quarto. Se um colega de quarto tomar um banho quente e demorado, você terá que sobreviver a um banho frio (pelo menos há benefícios para a saúde). E como você compartilha um endereço físico com tantas pessoas, é afetado pelas ações de muitas delas. Mas você faz isso funcionar, porque é barato e fácil manter o seu espaço limitado.
A hospedagem compartilhada é praticamente o mesmo. Os recursos são teoricamente compartilhados igualmente entre todos os usuários. Mas se um site usa mais do que a parte dele de largura de banda (processos MySQL intensivos, por exemplo), ele tira de todos os outros. Isso leva a um desempenho menos consistente. Ainda pior, para muitas organizações se outros sites que compartilham o seu servidor forem classificados como “adultos” ou “spam”, isso pode prejudicar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) da sua marca e forçar as suas campanhas de e-mail para pastas de lixo (a menos que você seja capaz de comprar um IP dedicado para o seu plano de hospedagem compartilhada).
Existem muitas vantagens de um VPS em relação à hospedagem compartilhada.
O desempenho é mais consistente, porque você recebe a sua própria parcela de recursos. Como há menos contêineres VPS por servidor, você tem uma quantidade maior de recursos para os seus sites e bancos de dados. O desempenho de VPSs vizinhos não afeta você.
Você terá melhor SEO e menos problemas de entrar na “lista negra” de spam, pois você terá um endereço IP dedicado, talvez até mais. Mecanismos de busca e provedores de e-mail não o confundirão por estar associado a conteúdo impróprio ou histórico de phishing de outros VPSs, especialmente se você melhorar a autenticação de e-mail.
O acesso root permite que os administradores de sistemas VPS gerenciem serviços e instalem softwares complexos que exigem permissões do administrador (por exemplo, Java, MongoDB e servidor de e-mail preferencial).
A segurança é maior, porque o processo de virtualização protege os contêineres VPS de serem afetados por ataques cibernéticos a outros clientes. Com o acesso root, os administradores podem fazer muito mais para fortalecer o VPS e a segurança do servidor em nuvem.
Ainda assim, muitos usuários corporativos preferem hospedagem compartilhada simplesmente porque é mais barata e mais fácil de gerenciar. É ótimo para quem está construindo o seu primeiro site ou com baixa demanda de recursos.
VPS vs. Hospedagem Dedicada
A hospedagem de servidor dedicado oferece todos os benefícios de um VPS em relação a hospedagem compartilhada, mas agora abrange um servidor físico inteiro. Isso adiciona a capacidade de instalar qualquer SO Linux e personalizações de hardware que você desejar. Você também pode atualizar o kernel do Linux e remover módulos desnecessários do kernel à vontade. Se a hospedagem compartilhada for um apartamento e um VPS for uma casa geminada, um servidor dedicado é uma casa.
No entanto, é também a opção mais cara. É por isso que muitos se comprometem com um VPS.
Você vai economizar dinheiro, porque você estará compartilhando o servidor físico com outros clientes VPS. Portanto, você pagará apenas pela sua parte dos custos necessários para manter o servidor físico funcionando – manutenção de rotina, atualizações de hardware, etc.
Economize tempo configurando o seu ambiente de servidor usando um OS pré-configurado e cPanel / WHM se estiver usando um VPS gerenciado, que é otimizado para a infraestrutura da empresa de hospedagem.
Você deve escolher a Hospedagem VPS?
O que é melhor para você depende das suas necessidades. Os usuários de hospedagem compartilhada atualizam para um VPS, porque, apesar do preço mais alto, eles precisam de:
- Desempenho consistente
- Acesso root para um aplicativo da web específico
- Mais recursos de servidor para aplicativos da web com uso intensivo de banco de dados
- WHM para revender o espaço do servidor com contas cPanel versus domínios adicionais
Muitos usuários que desejam um servidor dedicado em um VPS para:
- Uma solução econômica para a quantidade de recursos necessários
- Suporte técnico da empresa de hospedagem na web
Os maiores fatores decisivos: requisitos de acesso root, preços e disponibilidade de largura de banda. Se você precisa de privilégios de root e largura de banda dedicada a um preço baixo, você precisa de hospedagem VPS gerenciada ou em nuvem.
Se a maior parte dos seus negócios for online e o tráfego estiver crescendo, um VPS pode ser a solução perfeita.
Referencia do artigo: https://www.inmotionhosting.com/blog/what-is-vps-hosting/