Integração API com plataforma de e-commerce SaaS – Case Xtech Commerce
A Xtech Commerce é uma das principais soluções de e-commerce SaaS do Brasil que se destacou rapidamente no mercado brasileiro por oferecer um sistema de fácil implementação com um produto focado em PME’s, facilitando a vida de quem já vende ou quer começar a vender pela internet.
Em 2017, durante o VTEX Partner Summit, a VTEX anunciou a compra da Xtech Commerce por R$ 14 milhões com o objetivo de unificar, junto a Loja Integrada a divisão de Small and Medium Business da VTEX em uma atuação global.
Já em 2020, a VTEX integrou a plataforma da Xtech Commerce à Loja Integrada, centralizando sua divisão de SMB em uma única plataforma.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as funções de cache e automatizações feitas via API feitas entre Xtech Commerce e GoCache que possibilitaram com que a Xtech Commerce automatizasse seu fluxo de configuração de cache, redirecionamento e gestão de certificados SSL.
Um pouco sobre as integrações via API:
Cadastro de novos domínios:
Por padrão, todas as contas cadastradas na plataforma da Xtech Commerce são replicadas automaticamente dentro da GoCache via API.
Assim que um novo domínio é cadastrado, a integração faz com que a entrada do WWW seja apontada automaticamente via CNAME para a rede de distribuição de conteúdo da GoCache.
SSL automático:
Após a integração via API gerar o apontamento CNAME de uma nova entrada, automaticamente o sistema da GoCache gera o certificado SSL da entrada apontada, fazendo com que as requisições entre usuário e CDN sejam entregues em HTTPS.
Redirecionamento 301:
Além do processo de geração de SSL entre usuário e CDN, a integração também faz com que a versão HTTP seja redirecionada para HTTPS na borda, evitando que as lojas sejam entregues sem o certificado, e impedindo que o mesmo conteúdo seja duplicado em endereços diferentes.
Cache de conteúdo estático:
Por padrão, todas as lojas da Xtech Coomerce tem seus assets estáticos servidos pela GoCache, utilizando um subdomínio para distribuição.
Nesta etapa, também é configurado o tempo de expiração (TTL) que cada objeto deve ser mantido dentro da CDN.
Chamadas para limpeza de cache:
Assim como o restante da integração, é natural que a limpeza de cache também fosse gerenciada via API.
A integração via API da GoCAche permite utilizar parâmetros de limpeza com base em URLS, Content-Type e TAGS, garantindo que o usuário final receba informações atualizadas, além de aumentar a eficiência de cache das aplicações.