O que é Syslog, e como ele me ajuda a gerenciar aplicações web
O Syslog foi originalmente desenvolvido como parte do sistema operacional BSD, mas muitos outros sistemas operacionais e dispositivos de rede o adotaram desde então. Ele é usado para rastrear eventos do sistema, alertas de segurança e outras mensagens importantes, e fornece um local central para armazenar e gerenciar dados de log.
Antes de nos aprofundarmos nos formatos do Syslog, precisamos aprender mais sobre os Syslogs.
O que é o protocolo Syslog?
As mensagens do Syslog são tipicamente enviadas usando o Protocolo de Datagrama de Usuário (UDP) e são recebidas por um servidor de syslog, que pode então processar e armazenar as mensagens conforme necessário. O protocolo syslog inclui um conjunto de regras e convenções para formatação e transmissão de mensagens de syslog, e essas regras são seguidas por dispositivos e servidores que usam syslog. Ele define a estrutura e o conteúdo das mensagens de syslog, bem como as regras para enviá-las e recebê-las.
No diagrama acima, o “device” é um dispositivo de rede que gera mensagens de syslog. Essas mensagens são geradas por aplicativos e pelo kernel em execução no dispositivo e são passadas para a camada UDP para transmissão. O servidor de syslog recebe as mensagens e as processa conforme necessário. O cliente de syslog pode então recuperar e visualizar as mensagens de log armazenadas no servidor de syslog.
O protocolo syslog inclui vários formatos de mensagem, incluindo o formato de syslog BSD original, o formato de syslog IETF mais recente e o formato de syslog IETF estendido. Ele também define um conjunto de prioridades e gravidades de mensagem que podem ser usadas para classificar mensagens de syslog com base em sua importância.
Caso queira aprender mais sobre diferentes formatos de logs, recomendamos a leitura do artigo: Diferentes formatos de logs utilizados em SIEM
Além de seu uso como sistema de registro, o syslog também pode ser usado para encaminhar mensagens para outros servidores ou dispositivos para processamento ou análise adicionais.
Isso permite que as organizações centralizem seus dados de log e facilitem o gerenciamento e a análise.
E quais os benefícios do Syslog?
Alguns dos principais benefícios do registro são os seguintes:
- Melhoria no desempenho da rede: ter um sistema padronizado e centralizado, como um coletor de syslog, simplifica o gerenciamento de logs para dispositivos de rede. Isso ajuda a economizar tempo, acelerar o processo de revisão de logs e implementar a solução de problemas preventiva.
- Segurança: Você pode configurar eventos de autenticação avançados para o servidor de logs, como o servidor de syslog para Linux, em todos os dispositivos inativos sem a necessidade de instalar e configurar um agente de monitoramento separadamente. Ao fazer isso, você pode garantir que eventos críticos relacionados a dispositivos de rede sejam armazenados longe do servidor original, o que impede que os atacantes excluam as informações da violação.
- Monitoramento avançado de aplicativos: O monitoramento de aplicativos usando a ferramenta de monitoramento pode ajudá-lo a obter insights sobre como o aplicativo está sendo executado em um servidor, mas isso poderia ser restrito a aspectos específicos, como alta utilização da CPU ou aumento no uso da memória. No entanto, ao contrário disso, eventos registrados no servidor de syslog para Linux ou Unix podem fornecer informações mais granulares e aprofundadas sobre muitos outros problemas, como erros devido a uma nova gravação de banco de dados ou tentativa de acessar um arquivo bloqueado.
Formato e mensagens do Syslog
O formato da mensagem do syslog é especificado pela RFC 5424, o protocolo syslog. É comum para dispositivos de rede e aplicativos. O formato de syslog padrão garante uma comunicação mais rápida entre dispositivos de rede e o servidor de logs. Uma mensagem de syslog tem os seguintes componentes:
- Cabeçalho: O cabeçalho contém detalhes como versão, timestamp, nome do host, aplicativo, ID do processo, ID da mensagem, aplicativo e prioridade.
- Dados estruturados: Contém os blocos de dados em uma ordem específica “chave=valor” conforme o formato do syslog.
- Mensagem: De acordo com o formato da mensagem do syslog, você deve codificar mensagens no formulário UTF-8. O protocolo syslog usa um valor de prioridade calculado (PRI) para categorização de mensagens. Os dados PRI são calculados com base em dois valores: Facility e Severity. O valor da Facility ajuda a determinar a origem da mensagem em uma máquina específica. Por exemplo, o valor da Facility “1” refere-se à mensagem de nível do Kernel. Em comparação, o valor de Severidade indica a importância ou criticidade da mensagem por meio de um valor numérico entre 0 e 7.
- Mensagens de emergência (valor de severidade 0): O sistema não está disponível para uso.
- Mensagens de alerta (valor de severidade 1): Ação imediata necessária para a estabilidade do sistema.
- Mensagens críticas (valor de severidade 2): Problemas graves do sistema, como perda de conexão do ISP primário.
- Mensagens de erro (valor de severidade 3): Erros do sistema que requerem atenção em um determinado período de tempo.
- Mensagens de aviso (valor de severidade 4): Erro do sistema pode ocorrer se a ação apropriada não for tomada.
- Mensagens de notificação (valor de severidade 5): O sistema está estável, mas uma condição significativa persiste. Ação imediata geralmente não é necessária.
- Mensagens informativas (valor de severidade 6): Relatórios e mensagens de medição do sistema.
- Mensagens de depuração (valor de severidade 7): Mensagens específicas de depuração de aplicativos.
A prioridade da mensagem é decidida combinando os valores da Facility e Severity. Além disso, a mensagem de log não pode ser maior que 1024 bytes, conforme o formato da mensagem do syslog. Além disso, o conteúdo real da mensagem não é especificado pelo protocolo.
Servidores de Syslog
O servidor de Syslog, também conhecido como coletor ou receptor de syslog, armazena centralmente as mensagens de syslog e as armadilhas SNMP de vários dispositivos de rede. Com armazenamento centralizado, você pode facilmente pesquisar, filtrar e visualizar as mensagens de syslog. Um servidor de syslog geralmente contém os seguintes componentes:
- Syslog Listener: Ele coleta os dados do evento para permitir que o coletor comece a receber mensagens pela rede.
- Banco de dados: O coletor de syslog gera um grande volume de dados. Um bom servidor geralmente possui um banco de dados grande para operações de leitura/gravação rápidas.
Os coletores de syslog oferecem um recurso de alerta inteligente projetado para notificá-lo sobre problemas iminentes com mensagens de log para evitar tempo de inatividade ou falha da rede. Ele também pode acionar respostas automatizadas às mensagens, como executar scripts e encaminhar mensagens de syslog. Além disso, um coletor de syslog de qualidade suporta o arquivamento de dados de log para ajudá-lo a cumprir os padrões de segurança da informação, como SOX, PCI-DSS e FISMA.
O syslog suporta todas as variantes do Linux, Unix e macOS. Você pode configurar facilmente servidores nessas plataformas, como o servidor de syslog para Linux. No entanto, o Windows OS não fornece suporte nativo para este protocolo de registro.
Caso você seja cliente GoCache e queria centralizar seus logs dentro do seu SIEM preferido, consulte nossa página de Log Streaming.
Monitoramento de arquivos de log do Syslog
O monitoramento de syslog é uma abordagem passiva para o gerenciamento. Você pode usar ferramentas de monitoramento e alerta para configurar respostas automatizadas para determinadas mensagens de evento, como execução de scripts automatizados e envio de alertas por e-mail para administradores. Isso ajuda a acelerar o processo de controle de danos e melhorar a disponibilidade do aplicativo durante o horário comercial de pico.
O protocolo Syslog suporta vários dispositivos, incluindo componentes de rede como roteadores e switches, servidores web e vários sistemas operacionais como Linux e macOS.
Você pode gerenciar redes complexas com grandes volumes de dados facilmente usando ferramentas de monitoramento de syslog. Além disso, essas ferramentas podem dividir automaticamente as mensagens de eventos para exibir os detalhes do remetente, mensagem, gravidade e facilidade para análise detalhada.