Como sites lentos impactam meu negócio?
Um site lento é ruim para o seu negócio – Aqui está o motivo
Nesta era de gratificação instantânea, a velocidade do site da sua empresa é um fator crucial para a satisfação do cliente. 64% dos usuários de smartphones desejam que as páginas da web sejam carregadas no telefone em quatro segundos. Na verdade, estudos da indústria sugerem que…
47% dos usuários do site esperam que qualquer página da web carregue em menos de dois segundos. Então, qual deve ser a velocidade de carregamento ideal para qualquer site?
Pesquisa Akamai
Um estudo diz que o carregamento de um site em 1,7 segundos é mais rápido do que 75% de todos os sites globais, enquanto um carregamento em 5 segundos é mais rápido do que 25% de todos os sites globais. Com base nessas estatísticas do setor, um tempo de carregamento de dois a quatro segundos é considerado ideal para qualquer site de negócios. Mesmo um atraso de um ou dois segundos no tempo de carregamento pode ter um impacto adverso no envolvimento do cliente e nas receitas geradas.
Por exemplo, o varejista de comércio eletrônico Amazon estima que um atraso de um segundo no carregamento de uma página da Web pode custar mais de US $ 1,6 bilhão em receitas perdidas a cada ano.
Por outro lado, ao fazer sua página da web carregar 2,2 segundos mais rápido, a empresa de navegadores de internet Mozilla registrou um aumento de 60 milhões de downloads do navegador em um ano.
Em outras palavras, sites lentos são ruins para os negócios de várias maneiras:
- Perda de tráfego do site levando a perdas em vendas e receitas
- Uma queda profunda na classificação SEO do site
- Má experiência do cliente, resultando em menor engajamento
- Aumento na taxa de rejeição do usuário e uma taxa menor de conversões
- Aumento das chances de falha do site ou lista negra do Google
Nas seções a seguir, veremos cada um desses pontos com mais detalhes.
Perda de tráfego no site
Seja para usuários de desktop ou smartphone, um site lento pode frustrar qualquer pessoa. Isso provavelmente explica porque cerca de 80% dos usuários que experimentam um site de baixo desempenho nunca voltam ao mesmo site. Isso, por sua vez, significa perda de tráfego de entrada, o que pode levar ainda mais a menos engajamento e conversões do usuário. Esses fatores podem resultar em vendas menores, má reputação da marca e perda de receitas para o negócio.
Queda na classificação do Search Engine (mecanismo de pesquisa)
Um site lento pode impactar o seu negócio com uma queda na sua classificação SE
A classificação do Search Engine é um fator crítico para gerar alto tráfego para o site da sua empresa. Mecanismos de busca populares como o Google não favorecem sites de baixo desempenho. Consequentemente, eles fornecem melhores classificações para sites com excelentes velocidades de carregamento. Uma melhor classificação do Google significa que o seu site vai ser classificado em uma posição mais elevada nos resultados do mecanismo de pesquisa, resultando em mais cliques e tráfego do usuário.
Por outro lado, sites com bom conteúdo, mas com baixa velocidade, podem ter uma classificação ruim na página de resultados do mecanismo de pesquisa ou SERP (Search Engine Results Page).
Sites lentos geralmente não são listados na primeira página pelos mecanismos de pesquisa e têm menos chances de serem clicados por um usuário.
Má experiência do cliente
Na última década, estudos do setor concluíram que o tempo médio de atenção dos seres humanos foi reduzido para oito segundos. Isso significa que os visitantes do site da sua empresa perderiam o interesse nele após oito segundos.
Como resultado, sites de carregamento lento podem frustrar a maioria dos usuários on-line e prejudicar a experiência on-line geral. A maioria desses usuários tende a deixar o site para nunca mais retornar ou, pior ainda, mudar para um site concorrente com uma experiência de usuário melhor. A má experiência do cliente também pode levar a avaliações negativas ou referências que podem impedir outros usuários de se envolverem com a sua empresa.
Graças à má experiência do cliente, os sites de carregamento lento reduzem o envolvimento do cliente e, portanto, o tempo médio que os usuários passam interagindo com o seu site. Para um varejista de comércio eletrônico, velocidades lentas do site se traduzem em mais abandono do carrinho de compras e taxas de rejeição mais altas.
Altas taxas de rejeição
O que é uma rejeição de site?
Isso acontece quando um usuário visita um site e sai dele sem realizar nenhuma atividade.
Uma alta taxa de rejeição é registrada quando a maioria dos visitantes deixa o site após abrir apenas uma página e não clicar em nenhum elemento da página, incluindo CTAs, links ou itens de menu.
Um site lento pode impactar os seus negócios com uma alta taxa de rejeição
O carregamento lento do site é um dos motivos mais comuns para altas taxas de rejeição. Desnecessário dizer que altas taxas de rejeição podem reduzir o envolvimento geral dos visitantes online com o seu website. Com o envolvimento reduzido, a sua empresa pode sofrer com menos conversões e vendas gerais.
Falha do site ou lista negra do Google
E, finalmente, velocidades lentas de carregamento podem ser o resultado de uma infecção de malware não detectada no seu site. Os hackers desenvolveram variantes de malware complexas que são difíceis de detectar, mesmo depois de terem penetrado em um determinado site.
Hackers não detectados ou códigos de malware prejudiciais podem levar a velocidades lentas do site ou travamentos regulares.
Como resultado da suspeita de malware, o seu site pode ser suspenso por seus hosts da web para proteger os outros sites hospedados contra ataques de malware.
Um site lento pode impactar o seu negócio e o pior cenário é um site na lista negra.
“Site enganoso adiante” é um pop-up legítimo que impede que os usuários acessem sites infectados
Para proteger os seus usuários, o Google pode colocar na lista negra o seu site que foi infectado e interromper completamente o fluxo de tráfego para o seu site. MalCare explica neste artigo como localizar e remover o aviso da lista negra do Google.
Agora que vimos o impacto negativo de um site lento nos seus negócios, vamos passar para algumas dicas essenciais para melhorar a velocidade e o desempenho do site.
Dicas básicas para melhorar a velocidade do seu site
É muito complexo atingir uma velocidade maior para o seu site? A resposta é não.”
Se estiver usando um site baseado em WordPress, você pode melhorar a velocidade com as seguintes dicas:
Se o seu site estiver instalado em uma plataforma de hospedagem compartilhada, provavelmente é uma boa hora para mudar para uma plataforma de hospedagem gerenciada mais rápida e eficiente como a wetopi (veja nossa velocidade). Embora mais caros, os hosts gerenciados alocam servidores dedicados e recursos necessários apenas para o seu site, melhorando assim o seu desempenho geral.
Faça uma revisão de todos os plug-ins / temas instalados no seu site. Retenha apenas plug-ins / temas de alta qualidade otimizados para boa velocidade e que não sobrecarreguem os recursos do servidor. Como prática, certifique-se de instalar plug-ins / temas apenas de fontes confiáveis.
Instale um plugin de otimização de velocidade eficiente como WP Super Cache, WP Rocket ou W3 Total Cache projetado para melhorar a velocidade do site. Os plug-ins de otimização de velocidade usam uma variedade de medidas, incluindo cache, carregamento lento de imagens e compactação de imagem para melhorar a velocidade.
Invista em uma plataforma de hospedagem com regras de segurança centradas no WordPress.
Invista em um plugin de segurança eficiente como MalCare ou Wordfence para proteger o seu site de infecções por malware e outras ameaças. O MalCare verifica o site WordPress em busca de código malicioso nos seus próprios servidores para evitar a utilização da largura de banda dos seus servidores.
Use CDNs com entrega dentro de seu país, buscando reduzir latência de entrega para seus usuários finais.
Em conclusão
Para resumir esses pontos, a velocidade do site deve ser importante para qualquer empresa! Como proprietário de um site, você pode ter o site com o melhor design do mundo! Mas tudo isso será inútil se carregar muito lentamente em qualquer dispositivo do usuário.
Por outro lado, um site rápido pode ser muito eficaz para melhorar o tráfego de entrada, o envolvimento do cliente e até mesmo os resultados financeiros da sua empresa.
Ref: https://wetopi.com/slow-website-impact-business/