O que é Web Scraping? Para iniciantes
No mundo competitivo de hoje, todos buscam formas de inovar e fazer uso de novas tecnologias. Web scraping (também chamado de extração de dados da web ou coleta de dados) fornece uma solução para aqueles que desejam obter acesso a dados estruturados da web de maneira automatizada.
O web scraping é útil se o site público do qual você deseja obter dados não tiver uma API, ou tiver, mas fornecer apenas acesso limitado aos dados.
Neste artigo, vamos lançar alguma luz sobre web scraping, segue o que você aprenderá:
- O que é web scraping?
- O básico de web scraping
- Qual é o processo de web scraping?
- Para que ele é usado? – principais usos
- Os melhores recursos para aprender mais sobre web scraping
O que é web scraping?
Web scraping é o processo de coleta de dados estruturados da web de maneira automatizada. Também é chamado de extração de dados da web. Alguns dos principais casos de uso do web scraping incluem monitoramento de preços, inteligência de preços, monitoramento de notícias, geração de leads e pesquisa de mercado, entre muitos outros.
Em geral, a extração de dados da web é usada por pessoas e empresas que desejam usar a vasta quantidade de dados da web disponíveis publicamente para tomar decisões mais inteligentes.
Se você já copiou e colou informações de um site, você executou a mesma função que qualquer “raspador” da web, apenas em uma escala microscópica e manual. Ao contrário do processo mundano e entorpecedor de extrair dados manualmente, o web scraping usa automação inteligente para recuperar centenas, milhões ou até bilhões de pontos de dados da fronteira aparentemente infinita da Internet.
E não deve ser surpresa, porque web scraping fornece uma coisa realmente valiosa, que nada além dele pode: ele fornece dados estruturados da web de qualquer site público.
Mais do que uma conveniência moderna, o verdadeiro poder do web scraping está na sua capacidade de criar e potencializar alguns dos aplicativos de negócios mais revolucionários do mundo. “Transformativo” nem mesmo começa a descrever a maneira como algumas empresas usam dados coletados da web para aprimorar as suas operações, desde informando decisões executivas até experiências individuais de atendimento ao cliente.
O básico do web scraping
É extremamente simples, na verdade, e funciona por meio de duas partes: um rastreador da web (web crawler) e um raspador da web (web scraper). O rastreador da web é o cavalo, e o raspador é a carruagem. O rastreador conduz o raspador, como que manualmente, pela internet, de onde ele extrai os dados solicitados.
O rastreador
Um rastreador da web, que geralmente chamamos de “aranha”, é uma inteligência artificial que navega na internet para indexar e procurar conteúdo seguindo links e explorando, como uma pessoa com muito tempo disponível. Em muitos projetos, você primeiro “rastreia” a web ou um site específico para descobrir URLs que depois você passa para o seu raspador.
O raspador
Um raspador da web é uma ferramenta especializada, projetada para extrair dados de uma página da web com precisão e rapidez. Os raspadores da web variam amplamente em design e complexidade, dependendo do projeto. Uma parte importante de cada raspador são os localizadores (ou seletores) de dados usados para encontrar os dados que você deseja extrair do arquivo HTML – geralmente, XPath, seletores CSS, regex ou uma combinação deles são aplicados.
O processo de web scraping
É assim que seria um processo geral de “faça você mesmo”:
- Identifique o site de destino
- Colete URLs das páginas de onde você deseja extrair dados
- Faça uma solicitação a esses URLs para obter o HTML da página
- Use localizadores para encontrar os dados no HTML
- Salve os dados em um arquivo JSON ou CSV ou algum outro formato estruturado
Bastante simples, certo? É simples mesmo! Se você tiver apenas um pequeno projeto. Mas, infelizmente, existem alguns desafios que você precisa enfrentar se precisar de dados em escala. Por exemplo, manter o raspador se o layout do site mudar, gerenciar proxies, executar javascript ou contornar antibots. Todos esses são problemas profundamente técnicos que podem consumir muitos recursos. Essa é parte da razão pela qual muitas empresas optam por terceirizar os seus projetos de dados da web.
Para que é usado o web scraping?
O universo de aplicações de web scraping é bastante vasto, mas falaremos abaixo sobre algumas das aplicações mais comuns:
Inteligência de preço
Inteligência de preço é provavelmente o maior uso para web scraping. Extrair informações de produtos e preços de sites de comércio eletrônico e, em seguida, transformá-las em inteligência é uma parte importante das empresas de comércio eletrônico modernas que desejam tomar melhores decisões de preços / marketing com base em dados.
Como os dados de preços da web e inteligência de preços podem ser úteis:
- Precificação dinâmica
- Otimização de receita
- Monitoramento do concorrente
- Monitoramento de tendência de produto
- Conformidade de marca e MAP
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental – e deve ser conduzida pelas informações mais precisas disponíveis. Dados extraídos da web de alta qualidade, alto volume e altamente perspicazes de todas as formas e tamanhos, estão alimentando análises de mercado e inteligência de negócios em todo o mundo.
- Análise de tendência de mercado
- Preços de mercado
- Otimização do ponto de entrada
- Pesquisa e desenvolvimento
- Monitoramento do concorrente
Dados alternativos para finanças
Desvendar alfa e radicalmente criar valor com dados da web adaptados especificamente para investidores. O processo de tomada de decisão nunca foi tão informado, nem os dados tão perspicazes – e as empresas líderes mundiais estão cada vez mais consumindo dados extraídos da web, devido ao seu incrível valor estratégico.
- Extraindo percepções de arquivos da SEC
- Estimando os Fundamentos da Empresa
- Integrações de Opinião Pública
- Monitoramento de Notícias
Imobiliário
A transformação digital imobiliária nos últimos vinte anos ameaça desorganizar empresas tradicionais e criar novos participantes poderosos no setor. Ao incorporar dados de produtos obtidos da web aos negócios diários, os agentes e corretores podem se proteger contra a concorrência on-line e tomar decisões informadas no mercado.
- Avaliação do Valor da Propriedade
- Monitoramento de Taxas de Vacância
- Estimação de Rendimentos de Aluguel
- Compreensão da Direção do Mercado
Monitoramento de notícias e conteúdo
A mídia moderna pode criar valor excepcional ou uma ameaça existencial para o seu negócio – em um único ciclo de notícias. Se você é uma empresa que depende de análises de notícias oportunas ou uma empresa que aparece com frequência nas notícias, o web scraping dos dados de notícias é a solução definitiva para monitorar, agregar, e analisar as histórias mais críticas do seu setor.
- Tomada de Decisão de Investimento
- Análise de Sentimento Público Online
- Monitoramento de Concorrentes
- Campanhas Políticas
- Análise de Sentimentos
Geração de leads
Geração de leads é uma atividade de marketing/vendas crucial para todos os negócios. Em 2020 o Hubspot reportou que 61% dos profissionais de marketing de atração disseram que gerar tráfego e leads era o seu desafio número 1. Felizmente, a extração de dados da web pode ser usada para obter acesso a listas de leads estruturadas da web.
Monitoramento de marca
No mercado altamente competitivo de hoje, uma das principais prioridades é proteger a sua reputação online. Quer você venda os seus produtos online e tenha uma política de preços rígida que precisa ser cumprida ou apenas queira saber como as pessoas veem os seus produtos online, o monitoramento de marca com web scraping pode lhe dar esse tipo de informação.
Automação comercial
Em algumas situações, pode ser complicado obter acesso aos seus dados. Talvez você tenha alguns dados que você precise de forma estruturada, no seu próprio site ou no site do seu parceiro, mas não há uma maneira interna que seja fácil de fazer isso e faz sentido criar um raspador e simplesmente pegar esses dados, em vez de tentar trabalhar em sistemas internos complicados.
Monitoramento de MAP
O monitoramento do preço mínimo anunciado (MAPA) é a prática padrão para garantir que os preços online de uma marca estejam alinhados com a política de preços. Com toneladas de revendedores e distribuidores, é impossível monitorar os preços manualmente. É por isso que o web scraping é útil, porque você pode ficar de olho nos preços dos seus produtos sem levantar um dedo.
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Fonte: https://www.zyte.com/learn/what-is-web-scraping/