PwnKit, a nova vulnerabilidade que está abalando o ecossistema Linux e a internet

PwnKit, a nova vulnerabilidade que está abalando o ecossistema Linux e a internet

Acabou de ser descoberta, pela equipe de pesquisa da Qualys, uma nova vulnerabilidade de corrupção de memória que afeta as principais distribuições Linux. Identificada pelo CVE ID CVE-2021-4034, afeta o Polkit (antigo PolicyKit), um programa presente em praticamente todas as distribuições Linux modernas, responsável pelo controle de privilégios entre processos no sistema operacional.

Essa vulnerabilidade existe há doze anos, mas só recentemente veio à tona. É facilmente explorável, e permite que qualquer usuário obtenha privilégios totais de superusuário (root) em um sistema vulnerável, o que a torna bastante crítica.

O fato do sistema operacional Linux ser amplamente utilizado, abrangendo sistemas críticos de empresas de diversos segmentos, governos, e da própria infraestutura que garante o funcionamento da Internet, agrava a situação. O Linux é também a base de muitos equipamentos da chamada Internet das Coisas (IoT), além de dispositivos embarcados (em indústrias e veículos, por exemplo), elementos de rede (roteadores, switches etc.), entre outros, o que torna a superfície de ataque potencialmente muito grande, permitindo ataques em larga escala.

Os principais desenvolvedores de distribuições Linux já estão atuando para disponibilizar atualizações do Polkit com a correção dessa vulnerabilidade. Fique atento, acompanhe os boletins de segurança da sua distribuição e, caso tenha sistemas vulneráveis, planeje a atualização com máxima prioridade.