iSET
Como a plataforma de e-commerce iSET otimizou seus fluxos de configuração para melhorar suas métricas de performance e aumentar seu poder de escala na Black Friday
A iSET é uma plataforma de e-commerce em modelo SaaS que foi criada no ano de 2007 e hoje já é considerada como uma das principais plataformas de e-commerce para SMB do Brasil.
A plataforma da iSET se destaca no mercado brasileiro por oferecer fácil configuração, ambiente amigável para novos vendedores, recursos de análise de desempenho, entre outros. Tudo isso com uma documentação detalhada e com matérias de onboarding incríveis que facilitam a vida de quem já vende ou quer iniciar sua loja virtual na internet.
Já a sua infraestrutura tecnológica é baseada em tecnologias AWS, 100% em nuvem, certificada com PCI e conta com a opção de revenda white label no Brasil, – uma ótima opção para agências que não querem mais gerenciar aplicações próprias.
A plataforma da iSET também se diferencia de outras soluções de e-commerce pela possibilidade de desenvolver conteúdo em BLOG para seu e-commerce, permitindo que seus lojistas realizem estratégias de content marketing para ampliar seu alcance de tráfego, aproveitando oportunidades de mid e long tail. Isso sem nenhum esforço técnico, já que os recursos de BLOG são integrados a plataforma da iSET.
Principais resultados:
✓ 100% de uptime durante a Black Friday de 2020
✓ Aumento de 239% em transações durante o primeiro dia de Black Friday
✓ Redução de custos com AWS
Qual era o desafio da iSET:
Conforme citamos acima, a iSET foi criada em 2007, em um cenário onde a infraestrutura era muito diferente da realidade atual.
No inicio das operações, as aplicações da iSET foram concebidas dentro de infraestruturas dedicadas, e foi natural que com o crescimento da plataforma, era necessário evoluir aspectos de hospedagem e aplicação para sustentar um novo patamar de crescimento e tráfego.
Foi então que o time da iSET decidiu migrar todo o seu ambiente para a AWS, utilizando micro serviços mais escaláveis e que oferecessem mais performance e redundância para seus usuários.
Naturalmente com a evolução tecnológica da plataforma, foi necessário avaliar opções de CDN.
Com uma equipe de alto grau técnico, o time da iSET passou a avaliar opções que permitissem uma fácil integração via API para a gestão de suas lojas e que oferecessem opções de cache dinâmico e gestão de certificados SSL, o que poderia dar mais poder de escala e ainda economizar custos com infraestrutura de hospedagem.
E em 2018, inicia-se a parceria entre GoCache e iSET :)
Um pouco sobre a integração via API pública:
Por atuar com um modelo de plataforma SaaS, era fundamental para a iSET ter uma plataforma de CDN personalizável e que possibilitasse que todo o fluxo de cadastro de novas lojas fosse automatizada.
Através da integração via API pública da GoCache foi possível integrar os seguintes recursos:
Cadastro de novos domínios
A cada novo domínio cadastrado através do site da iSET, automaticamente uma nova conta é criada dentro do backend da GoCache via apontamento CNAME.
Geração de certificados SSL
Assim que o novo domínio é criado automaticamente dentro do backend da GoCache, inicia-se a etapa de criação de SSL, permitindo que aplicação possa abrir em modo HTTPS com certificado na borda.
Regras de cache dinâmico
Um dos diferenciais competitivos da iSET é a velocidade de sua plataforma, sendo assim, a inclusão de cache dinâmico é fundamental para contribuir com o alto desempenho de suas aplicações em todas as áreas do Brasil.
O conjunto de regras personalizadas (conhecidas como Smart Rules) é aplicado automaticamente, respeitando o cache de áreas elegíveis e com critérios de BYPASS para garantir que qualquer conteúdo sensível não seja cacheado.
Otimização de imagens
Além de entregar cache estático, a iSET também optou por utilizar os recursos do Lithio da GoCache, nosso otimizador de imagens. Com isso foi possível otimizar imagens para formatos webP e JPEG progressivo sem alterar nada na aplicação, tudo feito na borda de maneira automática.
Resultados: Escalabilidade na Black Friday com 100% de UPTIME
Com o crescimento no número de lojas nos últimos anos, a iSET teve um grande desafio para a Black Friday 2020.
Segundo Thiago Távora, Head de Marketing e Novos Negócios na iSET, os preparativos para a Black Friday se iniciaram meses antes, onde a equipe de infraestrutura e tráfego preparou um ambiente com maior redundância para garantir que todas as lojas operassem em alta performance durante a Black Friday.
E não é que toda a preparação trouxe ótimos frutos para seus lojistas?!
Com sua plataforma operando com 100% de disponibilidade, a equipe da iSET identificou que durante o dia de Black Friday houve um aumento de 239% no volume de transações em comparação com dias normais de vendas. Além disso, somente na Black Friday, foram feitos mais de 25 mil pedidos entre todas as lojas da iSET, aumento de 219% em comparação a um dia normal de vendas.