Web Scraping: O que é, e suas aplicações
Hoje, tanto as empresas quanto os indivíduos dependem de dados de missão crítica enquanto tomam decisões sérias.
É por isso que a coleta e a limpeza de dados são os problemas que muitas pessoas enfrentam. Vamos imaginar uma situação do dia a dia: você quer comprar um aparelho novo pela Internet. Você está verificando dezenas de sites para encontrar o preço mais baixo, mas está não é uma tarefa tão fácil, porque existem inúmeras lojas online onde os produtos são muito semelhantes e os preços são ligeiramente diferentes.
Você pode procurar todas as informações necessárias manualmente, mas corre o risco de perder muito tempo fazendo trabalhos de rotina. Saiba que hoje existem maneiras e empresas que automatizam esse trabalho, utilizando práticas conhecidas como web scraping.
O que é web scraping?
Web scraping é uma abordagem que usa pequenos pedaços de software (os chamados scraping scripts) para entrar no site sob o disfarce de um usuário regular e coletar informações de acordo com parâmetros predeterminados.
Assim, você pode receber, processar, organizar e salvar dados de milhares de páginas da web em texto simples ou como dados semiestruturados em minutos.
Há uma variedade de ferramentas de web scraping desenvolvidas com diferentes linguagens de programação. Talvez, as mais populares sejam as soluções que convertem as páginas da web (marcação HTML para ser mais específico) para outros formatos de dados: como JSON, XML ou CSV. No entanto, falaremos sobre esse tipo de software mais tarde.
O web scraping pode ser manual e automático. O web scraping manual não é um processo rápido, mas todos nós o enfrentamos situações onde pode ser necessário fazer.
Já o web scraping automático é um processo complicado, dependendo da tecnologia ou ferramenta que você usa.
Vamos dar uma olhada nesses métodos de web scraping:
Copiar e colar
Copiar e colar é o método mais fácil, mas o mais demorado. Durante o processo de copiar e colar, as pessoas lidam manualmente com a extração de conteúdo, o que pode levar muito tempo. No entanto, às vezes é necessário e bastante eficiente, especialmente nos casos em que a automação da tecnologia se torna impossível ou muito cara, ou quando existe um volume pequeno de dados a serem tratados.
Execução de solicitações HTTP e análise de DOM
Esta forma de web scraping serve para a maioria dos projetos. Não é a maneira mais fácil, mas quanto mais sofisticados são os algoritmos de coleta, mais resultados qualitativos você obterá e menos tempo gastará na limpeza dos dados. Este método de web scraping fornece uma oportunidade de obter páginas estáticas e dinâmicas, bem como cabeçalhos HTTP (campos que contêm meta-informações sobre uma página da web). Nesse caso, você precisa enviar uma solicitação HTTP para servidores remotos e processar uma resposta que esses servidores enviam de volta.
Este método tem algumas desvantagens:
Hoje, quase todos os sites têm proteção contra “solicitações HTTP abusivas”. Solicitações repetidas podem levar você a ser banido por “atividades suspeitas”.
Você deve estar pronto para processar os dados recebidos para extrair o que deseja. Esse processo é chamado de análise.
Esse método pode conter um grande número de erros e é difícil de depurar. Para esclarecer alguns momentos, vamos descrever brevemente o que é Parsing. Parsing (ou análise sintática) é uma forma de analisar uma frase em busca de uma combinação valiosa de símbolos. Podemos dizer que a análise é um pouco semelhante à decodificação.
Para análise de HTML, é usado com frequência XPath (XML Path Language). XPath implementa navegação DOM (modelo de objeto de documento) em XML / XHTML. Em outras palavras, DOM é uma árvore estruturada com algum conteúdo e tags. Após a análise, o usuário pode navegar na árvore para coletar dados dentro de vários nós em XML.
Software de web scraping
Não há necessidade de escrever código ou usar comandos CLI. Você pode usar um software já existente que pode fazer esse trabalho para você. Esse software pode extrair automaticamente informações de sites, convertê-las em informações legíveis e reconhecíveis e, finalmente, salvá-las em um banco de dados local ou exportar dados para o arquivo.
O software de web scraping é geralmente usado por um usuário pouco exigente, para realizar atividades simples de extração de dados.
Para que pode ser usado o web scraping?
Web scraping é um método popular para obter conteúdo rapidamente. A ideia do método é um algoritmo especialmente treinado. Ele vai para a página específica de um site e começa a coletar cuidadosamente o conteúdo das tags que você especificou durante a configuração do script. Como resultado, você recebe um arquivo pronto, no qual todas as informações necessárias são colocadas em ordem estrita. Assim, você pode obter quase todas as informações de que precisa no site.
Existem também oportunidades de multithreading: os scripts coletam informações de várias páginas da web simultaneamente, usando vários threads.
Vamos dar uma olhada em como podemos usar as informações extraídas:
Geração de conteúdo exclusivo
Os dados coletados com web-scraping podem ser usados para a produção subsequente de conteúdo quase exclusivo. Como já mencionamos, algumas ferramentas oferecem opções de exportação e um dos formatos de exportação mais populares são CSV.
Verificação de plágio
Imagine que você escreveu um manuscrito impressionante (digamos 100-200 páginas). Este artigo parece ser único, mas provavelmente não é. Infelizmente, é quase impossível que um documento enorme seja totalmente único e passe em todas as verificações de plágio.
Portanto, você provavelmente precisará de uma verificação profunda de plágio. A ideia é receber pequenos trechos de texto de centenas de sites. Depois disso, você pode combina-los com o seu documento e fornecer uma referência, se necessário, ou reescrever o conteúdo para torná-lo totalmente único.
Coleção de dados
Como a extração de dados é realizada automaticamente, o web scrapping permite aos usuários coletar uma grande quantidade de informações da web em minutos. Em vez de processar uma única página manualmente, o usuário pode contar com um software que extrai dados com mais eficiência.
Geração de leads adicionais (marketing de saída)
O web scraping permite que você receba não apenas artigos, preços e outros dados, mas vários tipos de informações de contato: como e-mails, números de telefone ou links de perfis sociais. Com essas informações, você pode facilmente estabelecer novas conexões.
Automação de processos de marketing
Web scraping é amplamente usado para rastreamento de classificação (rastreamento de SERP do Google). Os web scrapers regularmente obtêm informações da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERP) para descobrir quais fatores de SEO na página afetaram as classificações das páginas da web. É essencial descobrir como os fatores de SEO na página influenciam a posição do site nos resultados de pesquisa.
A ferramenta de rastreamento de classificação ajuda a obter uma imagem completa dos resultados de pesquisa por palavra-chave definida.
Em detalhes:
● Quais fatores de SEO na página levam ao aumento do tráfego;
● O seu domínio é representado em um SERP por uma palavra-chave específica;
● O desempenho de seus concorrentes em comparação com suas classificações.
● Com base nesses dados, você pode decidir se deve otimizar o conteúdo para superar seus concorrentes ou prestar atenção a outras palavras chave.
Acompanhamento e comparação de especificações
Web scraping é uma ferramenta perfeita não apenas para profissionais de marketing, programadores ou outras pessoas que desejam se beneficiar da pesquisa de negócios. É ideal para quem deseja comprar um produto mais barato. Catálogos online conhecidos descartam centenas de sites todos os dias para fornecer informações ao vivo sobre os preços reais para seus usuários.
Fonte: https://azati.ai/how-much-does-web-scraping-cost-in-2019/